Top 10 Tarantino | 2. Os fatos pretos dos Cães Danados

 

<< 3. O fato azul de Django | 1. O figurino amarelo da Noiva >>

 

Com os seus fatos pretos completos com camisa branca e gravata, o elenco de Cães Danados é uma das mais emblemáticas imagens do cinema de Quentin Tarantino.

 

Filme em que apareceu: Cães Danados (1992)

Atores que vestiram: Harvey Keitel, Tim Roth, Steve Buscemi, Michael Madsen, Lawrence Tierney, Edward Bunker e Quentin Tarantino

Figurinista: Betsy Heimann

 

Quentin Tarantino Cães Danados

A abertura de Cães Danados, o primeiro filme de Quentin Tarantino, com o elenco a caminhar em câmara lenta na direção do espetador é um dos mais incontornáveis momentos no cinema de Tarantino e a sua influência estética no cinema independente dos anos 90 é absolutamente incontornável. Observar este grupo de homens nos seus fatos pretos simples e baratos é observar o píncaro estilístico desse mesmo cinema independente que nessa década alcançou um poder e relevância completamente inéditos até então. Parte do poder desta abertura deriva certamente dos figurinos concebidos por Betsy Heimann que assim foi a autora de uma das mais importantes imagens na filmografia desta autor e mesmo na história contemporânea do cinema americano.

Lê Também: Os 25 melhores filmes dos últimos 25 anos | Conhece a lista completa

A ideia inicial deste figurino coletivo veio do próprio Quentin Tarantino que pretendia com este estilo criar uma homenagem à Nouvelle Vague, mas o toque de verdadeira genialidade foi autoria de Heimann. A figurinista fez destes figurinos perfeitas simbioses de anonimidade uniforme e um subtil individualismo, ao diferenciar cada um dos assaltantes da narrativa. Apesar do figurino base ser idêntico, cada ator está vestido com uma versão diferente da mesma premissa visual, sendo que apenas Tarantino e Keitel estão vestidos com fatos completos. Alguns dos atores, por exemplo, estavam vestidos com calças de ganga preta, outros com peças vintage dos anos 60, outros peças compradas em grandes armazéns, dependendo da personagem e das demandas técnicas das filmagens.

Quentin Tarantino Cães Danados

Este visual de fato preto, camisa branca, gravata preta e óculos escuros, é como que o protótipo e o apogeu do ideal estilístico de Quentin Tarantino, uma imagem com poder, ameaça, simples e memorável de tal modo que se tornou uma incontornável parte da cultura pop atual.

Quentin Tarantino Cães Danados

 

<< 3. O fato azul de Django | 1. O figurino amarelo da Noiva >>

 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *