O vestuário de Rogue One | As forças do Império Galáctico
Depois de O Despertar da Força nos ter introduzido à Primeira Ordem, Rogue One retorna o universo Star Wars aos tempos do Império e seus estilos militaristas.
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Estando a ação principal de Rogue One situada apenas alguns dias (ou horas) antes do início da narrativa do filme original de 1977, coube aos figurinistas David Crossman e Glyn Dillon recriarem o aspeto dos figurinos apresentados nesse filme. Foi precisamente isso que esta equipa fez, ao mesmo tempo que também modernizaram os figurinos em questão e criaram novos tipos de uniformes do Império, incluindo novas variações dos stormtroopers.
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Apesar de uns breves vislumbres aos guardas imperiais com os seus mantos de veludo vermelho e capacetes brilhantes quando o filme nos mostra os “aposentos” de Darth Vader, os dois principais designs que estão de regresso à saga Star Wars são os fatos dos oficiais do Império e o equipamento de stormtrooper. Em relação ao primeiro exemplo, não foi feita quase nenhuma mudança, a não ser algumas escolhas de materiais mais luxuosos que, em 1977, teriam sido impeditivos para o orçamento limitado da produção. Se bem que, verdade seja dita, os dois figurinistas não tiveram de se preocupar muito com a precisão destes figurinos visto que, quando estão em cena, é difícil não focar toda a nossa atenção na grotesca, mas tecnicamente impressionante, ressurreição digital do ator Peter Cushings no papel de Grand Moff Tarkin.
Em relação aos stormtroopers, no entanto, Crossman e Dillon tiveram a difícil tarefa de modernizar os figurinos originais sem chamar o mínimo de atenção para essa mesma modernização. No final, apenas um absoluto fanático dos filmes Star Wars poderá realmente apontar para o modo como o capacete foi refeito e algumas das partes da armadura redesenhadas para permitir maior liberdade de movimentos e um aspeto ligeiramente menos antiquado. De forma semelhante, os sandtroopers mantêm o design original que é praticamente idêntico ao uniforme básico de stormtrooper.
Não será, contudo, preciso nenhum perito nos designs originais da saga, para perceberem que este filme inclui novas e radicais variações do equipamento original de stormtrooper. A primeira dessas novas versões é também a mais memorável e marcante, consistindo numa versão preta, polida e menos retilínea do uniforme original de stormtrooper. Eles são os death troopers e o seu trabalho envolve a proteção de importantes oficiais do Império, assim como a rápida aniquilação de algum inimigo particularmente nefasto.
A outra grande variação do uniforme básico de stormtrooper é o equipamento para os shoretroopers, guerreiros especializados no combate em zonas arenosas e junto à água. Aqui, o passado antiquado e o presente moderno convergem num novo uniforme que segue a mesma estética de linhas retas e blocos de armadura sólida ao mesmo tempo que nos oferece uma nova cor para estas icónicas armaduras e um design mais leve e adequado à infantaria de uma zona costeira.
Não são uma variação de stormtroopers, mas vale a pena apontar ainda o figurino dos guardas imperiais na base de Scarif. Como no caso dos soldados imperiais, estes uniformes tornam anónimos quem os veste, subjugando-os à imagem ameaçadora e impessoal de uma máquina de matar. Esse anonimato é essencial para a função narrativa destes uniformes negros que são apropriados por Jyn na sua infiltração da base imperial.
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Apesar dessas variações e modernizações que referimos, os figurinos do Império em Rogue One mantêm a mesma linha de discurso visual que tem vindo a caracterizar estas forças vilanescas desde a sua introdução em 1977. Quando os heróis de uma narrativa são basicamente um grupo de revolucionários numa guerrilha armada, é inevitável que vá haver uma certa rudeza e heterogenia visual na sua apresentação. Em contraponto, os seus inimigos, o Império, representam figuras de desumana perfeição e homogeneidade em cores sólidas, armaduras polidas, e designs repetidos em série. Retornando à comparação com o passado bélico e histórico, os rebeldes são a Resistência Francesa enquanto o Império relembra a elegância e precisão iconoclasta das forças nazis.
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Na página seguinte vamos examinar o figurino do principal antagonista de Rogue One, o odioso Orson Krennic, cujo figurino branco cria um fascinante jogo de contrastes entre si e as forças imperiais que o rodeiam.