O vestuário de Rogue One | As forças do Império Galáctico

Depois de O Despertar da Força nos ter introduzido à Primeira Ordem, Rogue One retorna o universo Star Wars aos tempos do Império e seus estilos militaristas.

 


<< PARTE 6: Saw Gerrera  |  PARTE 8: Orson Krennic >>


 

rogue one star wars figura de estilo imperio

Estando a ação principal de Rogue One situada apenas alguns dias (ou horas) antes do início da narrativa do filme original de 1977, coube aos figurinistas David Crossman e Glyn Dillon recriarem o aspeto dos figurinos apresentados nesse filme. Foi precisamente isso que esta equipa fez, ao mesmo tempo que também modernizaram os figurinos em questão e criaram novos tipos de uniformes do Império, incluindo novas variações dos stormtroopers.

Lê Também: Star Wars | Os uniformes dos oficiais do Império

Apesar de uns breves vislumbres aos guardas imperiais com os seus mantos de veludo vermelho e capacetes brilhantes quando o filme nos mostra os “aposentos” de Darth Vader, os dois principais designs que estão de regresso à saga Star Wars são os fatos dos oficiais do Império e o equipamento de stormtrooper. Em relação ao primeiro exemplo, não foi feita quase nenhuma mudança, a não ser algumas escolhas de materiais mais luxuosos que, em 1977, teriam sido impeditivos para o orçamento limitado da produção. Se bem que, verdade seja dita, os dois figurinistas não tiveram de se preocupar muito com a precisão destes figurinos visto que, quando estão em cena, é difícil não focar toda a nossa atenção na grotesca, mas tecnicamente impressionante, ressurreição digital do ator Peter Cushings no papel de Grand Moff Tarkin.

rogue one star wars figura de estilo imperio

Em relação aos stormtroopers, no entanto, Crossman e Dillon tiveram a difícil tarefa de modernizar os figurinos originais sem chamar o mínimo de atenção para essa mesma modernização. No final, apenas um absoluto fanático dos filmes Star Wars poderá realmente apontar para o modo como o capacete foi refeito e algumas das partes da armadura redesenhadas para permitir maior liberdade de movimentos e um aspeto ligeiramente menos antiquado. De forma semelhante, os sandtroopers mantêm o design original que é praticamente idêntico ao uniforme básico de stormtrooper.

rogue one star wars figura de estilo imperio

rogue one star wars figura de estilo imperio

Não será, contudo, preciso nenhum perito nos designs originais da saga, para perceberem que este filme inclui novas e radicais variações do equipamento original de stormtrooper. A primeira dessas novas versões é também a mais memorável e marcante, consistindo numa versão preta, polida e menos retilínea do uniforme original de stormtrooper. Eles são os death troopers e o seu trabalho envolve a proteção de importantes oficiais do Império, assim como a rápida aniquilação de algum inimigo particularmente nefasto.

rogue one star wars figura de estilo imperio

rogue one star wars figura de estilo imperio

A outra grande variação do uniforme básico de stormtrooper é o equipamento para os shoretroopers, guerreiros especializados no combate em zonas arenosas e junto à água. Aqui, o passado antiquado e o presente moderno convergem num novo uniforme que segue a mesma estética de linhas retas e blocos de armadura sólida ao mesmo tempo que nos oferece uma nova cor para estas icónicas armaduras e um design mais leve e adequado à infantaria de uma zona costeira.

rogue one star wars figura de estilo imperio

rogue one star wars figura de estilo imperio

Não são uma variação de stormtroopers, mas vale a pena apontar ainda o figurino dos guardas imperiais na base de Scarif. Como no caso dos soldados imperiais, estes uniformes tornam anónimos quem os veste, subjugando-os à imagem ameaçadora e impessoal de uma máquina de matar. Esse anonimato é essencial para a função narrativa destes uniformes negros que são apropriados por Jyn na sua infiltração da base imperial.

Lê Ainda: Star Wars | Os novos Stormtroopers

Apesar dessas variações e modernizações que referimos, os figurinos do Império em Rogue One mantêm a mesma linha de discurso visual que tem vindo a caracterizar estas forças vilanescas desde a sua introdução em 1977. Quando os heróis de uma narrativa são basicamente um grupo de revolucionários numa guerrilha armada, é inevitável que vá haver uma certa rudeza e heterogenia visual na sua apresentação. Em contraponto, os seus inimigos, o Império,  representam figuras de desumana perfeição e homogeneidade em cores sólidas, armaduras polidas, e designs repetidos em série. Retornando à comparação com o passado bélico e histórico, os rebeldes são a Resistência Francesa enquanto o Império relembra a elegância e precisão iconoclasta das forças nazis.

rogue one star wars figura de estilo imperio

 


<< PARTE 6: Saw Gerrera  |  PARTE 8: Orson Krennic >>


 

Na página seguinte vamos examinar o figurino do principal antagonista de Rogue One, o odioso Orson Krennic, cujo figurino branco cria um fascinante jogo de contrastes entre si e as forças imperiais que o rodeiam.

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *