O vestuário de Rogue One | Saw Gerrera, o rebelde extremista

Com a sua armadura negra e atitude de um radical fanático, Saw Gerrera parece o reflexo benigno do impiedoso Darth Vader em Rogue One.

 


<< PARTE 5: Bodhi Rook  |  PARTE 7: O Império >>


 

star wars rogue one saw gerrera

star wars rogue one saw gerrera

A primeira vez que vemos Saw Gerrera em Rogue One, ele afigura-se como o salvador de Jyn, nessa altura ainda uma criança que acabou de testemunhar o assassinato da sua mãe e o sequestro do pai pelas forças imperiais. Apesar disso, a sua imagem imponente e ameaçadora tem pouco de afável, reconfortante ou semelhante a qualquer ideia pré-concebida de uma figura paternal que é, eventualmente, o que Saw se torna para Jyn até à sua adolescência.

Lê Também: Rogue One: Uma História de Star Wars, em análise

Ao contrário da maioria das outras personagens de Rogue One, Saw Gerrera não é uma criação original deste filme, tendo sido imaginado para a série de animação Clone Wars na sua quinta temporada. Por consequência, já havia uma matriz visual para este extremista rebelde mas, surpreendentemente, parece que os figurinistas deste filme tiraram poucas ideias da sua versão animada. Ao invés disso, David Crossman e Glyn Dillon conceberam para a personagem de Forest Whitaker um visual memorável que consiste, principalmente, numa possante armadura preta que tem pouco que ver com o equipamento ligeiro do cartoon digital.

star wars rogue one saw gerrera

star wars rogue one saw gerrera

Ao contrário de outras armaduras e uniformes do universo Star Wars, este figurino não apresenta grande ligação a uma estética nipónica, nem mesmo aos estilos militares da 2ªa Guerra Mundial. Pelo contrário, a armadura e geral figura de Saw Gerrera está mais próxima da imagem mítica de um bravo cavaleiro medieval. Isso é principalmente aparente na forma da sua couraça e ombreiras, como na capa que lhe adorna as costas. O facto de que essa capa parece uma bandeira rebelde apenas salienta a sua posição fanática, definindo-o literalmente como um homem que carrega sempre consigo a bandeira da Revolução.

star wars rogue one saw gerrera

Todos esses detalhes, assim como a relação que ele tem com Jyn, poderiam sugerir que Gerrera é uma personagem positiva de forma descomplicada, mas isso está longe de ser a verdade. De facto, Saw Gerrera é uma espécie de herói da Rebelião, mas a Aliança respeita-o na mesma medida com que teme as suas táticas extremistas e desumanas. Mesmo dentro da narrativa principal de Rogue One, temos oportunidade de assistir a essa mesma faceta de perigoso fanático, quando Saw interroga Bodhi Rook e arrisca a sanidade do piloto.

Lê Ainda: O icónico figurino de Darth Vader

Como consequência, o seu figurino não é uma mera ilustração de heroísmo utópico, mas sim uma inteligente referência a outra figura do conflito entre os Rebeldes e o Império. Estamos a falar, pois claro, de Darth Vader, outro cavaleiro negro cuja complexidade moral tende a violar o simples binário de bem contra o mal que caracteriza a história básica de Star Wars. A salientar esta peculiar afinidade com o extremista imperial, o figurino de Saw Gerrera vem completado com mecanismos que ajudam o combatente envelhecido a se manter vivo, incluindo uma máscara de oxigénio (a comparação com Vader não podia ser mais óbvia!).

star wars rogue one saw gerrera

 


<< PARTE 5: Bodhi Rook  |  PARTE 7: O Império >>


 

Depois de toda esta exploração focada nos heróis da saga Star Wars, chegou altura de nos debruçarmos sobre os figurinos dos vilões. Na próxima página poderás encontrar uma análise do vestuário imperial presente em Rogue One, incluindo o equipamento dos Deathtroopers.

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *