Enquanto Estamos Aqui

Rotterdam 2019 | Enquanto Estamos Aqui, em análise

Enquanto Estamos Aqui” é um docu-ficção apresentado durante o International Film Festival Rotterdam que explora a vida de duas pessoas que deixaram o seu país Natal à procura de uma vida melhor, sem perceberem o que esta decisão realmente significava. Um filme a ver no Festival Scope até 24 de fevereiro.

O filme é composto por fotografias, vídeos, e sons de fundo colocados par a par com a leitura de cartas e os pensamos de duas personagens que deixam o seu país para procurarem algo melhor nos Estados Unidos. Esta mistura torna a obra de Clarissa Campolina e de Luiz Pretti em algo único e imperdível para os fãs do cinema independente.

Lê Também:
Rotterdam 2019 | Catálogo das obras disponíveis em Portugal

“Enquanto Estamos Aqui” mergulha no sentimento da saudades, da nostálgia e da melancolia. Das memórias que vão desaparecendo conforme os anos passam. O modo como o êxtase da chegada e da descoberta dão lugar ao aborrecimento do dia-a-dia que já não surpreende. O texto assemelha-se a um poema ou a um livro de memórias que nos é narrado, dando-nos a conhecer o passado do duo, assim como as suas aspirações e uma sub-história que é deixada no ar para o espectador compreender.

Enquanto Estamos Aqui

Mas a obra não é somente um relato de vidas fictícias coladas a imagens documentais. Pretti e Campolina aproveitam para referir problemas sociais e políticos tanto do Brazil (o seu país e o de Wilson) e do Libano (de onde provem Lamis). Num dos relatos, Wilson recorda o seu entusiasmo ao chegar aos EUA mas também as suas dificuldades. Com o tempo, ele refere que aprender a língua, o jeito de sorrir, e também quando baixar a cabeça e continuar o seu caminho, a sombra de uma realidade bastante atual, mostrada sem nunca preferir as palavras exatas.

A crítica é curta mas esta é uma obra que deve ser descoberta por si, e pouco mais podemos redigir sem revelar demasiado. Um filme perfeito para quem vive no estrangeiro ou para quem pensa em fazê-lo.

Enquanto Estamos Aqui, em análise

Movie title: Enquanto Estamos Aqui

Director(s): Clarissa Campolina, Luiz Pretti

Actor(s): Mary Ghattas, Marcelo Souza e Silva, Grace Passô

Genre: Docu-Ficção, Drama

  • Ângela Costa - 71
71
Sending
User Review
0 (0 votes)
Comments Rating 0 (0 reviews)

Ângela Costa

Mestre em Cinema pela Universidade da Beira-Interior, sou apaixonada pelo cinema japonês e toda a cultura que o envolve. Adoro igualmente fotografia e se tiveres curiosidade passa no meu Instagram ;) Música e videojogos são dois outros grandes interesses.

Ângela Costa has 2319 posts and counting. See all posts by Ângela Costa

Leave a Reply

Sending