Ruth E Carter Oscares 2019 Black Panther

Óscares 2019 | Quem é Ruth E. Carter?

Ruth E. Carter está este ano nomeada pela terceira vez para o Óscar de Melhores Figurinos graças ao seu deslumbrante trabalho em “Black Panther”.

1 de 11

Este ano, podemos ver, pela primeira vez, uma mulher afro-americana a ganhar o Óscar de Melhores Figurinos. Ela é Ruth E. Carter, nomeada atualmente por “Black Panther”. Outrora, Carter já havia sido nomeada para os Óscares em 1993, por “Malcolm x” de Spike Lee, e em 1998, por “Amistad” de Steven Spielberg.

Na sua filmografia, Carter já vestiu Martin Luther King Jr., Malcolm X, Thurgood Marshall, Tina Turner, metade dos presidentes americanos do século XX e muitas outras figuras históricas. Em suma, esta figurinista é uma mestra da cinebiografia, uma artista que reproduz o passado em nome de ativismo político em forma de entretenimento e que vê no seu trabalho uma oportunidade de educar o público e de o familiarizar com a História e arte afro-americana. Talvez mais nenhum cineasta, homem ou mulher, caucasiano ou preto, realizador ou ator, tem sido tão influente para o modo como o mundo perceciona e imagina a História Afro-Americana.

costume designers guild ruth e carter black panther
Ruth E. Carter durante as filmagens de BLACK PANTHER, cujos figurinos afrofuturistas lhe devem ir valer uma nomeação para o Óscar.

Ao longo da sua carreira, esta preocupação com a História da sua etnia, da sua comunidade, também se estende ao tipo de cineastas com quem Carter colabora. Ao contar com obras de Spike Lee, John Singleton, Robert Townsend, Gina Prince-Bythewood, Ava DuVernay, Lee Daniels e Ryan Coogler, a filmografia desta figurinista é uma coleção dos autores que definem o cinema afro-americano para um público mainstream.

Tal colaboração com estes autores aliada às suas preocupações políticas fez de Carter uma artista em constante busca pelo realismo. Enquanto figurinista, ela é conhecida pela sua obsessão com pesquisa histórica e coleção de referências culturais. Mesmo quando veste uma civilização imaginária para a Marvel, Carter vai sempre buscar inspiração à História e sua organização e uso de referências é preciso, impecável e leva a que todos os detalhes dos seus elaborados figurinos tenham razão para existir e toda uma justificação simbólica por detrás. Para Carter, a pesquisa ajuda-a a entender as personagens e seu mundo a um nível profundo, quase íntimo.

Lê Também:
TOP 2018 | Os melhores guarda-roupas de cinema

Carter tanto ama o seu trabalho que, ao contrário de muitos figurinistas de Hollywood, ela tenta comprar e colecionar suas criações. Por isso mesmo, a figurinista tem vindo a construir um enorme arquivo ao longo dos anos e, nos últimos dois anos, esse mesmo arquivo tem sido a base para a construção de várias exposições a homenagear sua áurea carreira e importância para o cinema de expressão afro-americana.

Muitas dessas homenagens têm-se focado em “Black Panther”, a mais gloriosa joia na sua filmografia. Com este filme, Carter tornou-se na criadora de iconografia e não só na curadora de imagética histórica. Seus figurinos vão buscar inspiração a estilos de ficção-científica e filmes de super-heróis fundidos com uma cultura visual africana. O resultado é um guarda-roupa afrofuturista que é completamente diferente de qualquer outro alguma vez visto no contexto do cinema de Hollywood. Por tudo isso e muito mais, Ruth E. Carter é bem capaz de ganhar o Óscar.
Enquanto esperamos pela cerimónia, vem explorar a carreira desta artista do grande ecrã. Segue as setas para ver imagens dos seus filmes mais célebres, assim como textos que delineiam sua evolução artística e profissional.

1 de 11

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *