Andrey Gusev e Yuliya Vysotskaya em "Caros Camaradas!" © Production Center of Andrei Konchalovsky

Screenings Funchal | O projeto inédito regressa em maio

Os Screenings Funchal regressam em maio com grandes estreias e um filme representante para os Óscares 2021. Conhece mais pormenores sobre este projeto. 

Os Screenings Funchal estão de regresso! Depois de longos meses em que os cinemas NOS do Fórum Madeira estiveram encerrados, o projeto cinematográfico mais inovador da Região Autónoma da Madeira está de volta com estreias imperdíveis vindas de várias partes do mundo como habitual.

Os Screenings Funchal voltam assim a 7 de maio, uma vez alterado o decreto de lei que passa a permitir a realização de eventos culturais com limitado de 50%. Do dia 25 de abril ao dia 1 de maio, os cinemas madeirenses ainda só poderiam receber apenas 5 pessoas por sessão, o que limitava muito a realização de sessões dos Screenings. Esta decisão tomada apenas a nível regional, deixou muitos espectadores madeirenses privados de idas ao cinema. No entanto, com o regresso agora normalizado às salas, e com novos filmes em estreia nos Screenings Funchal, razões não faltam para regressarem ao escuro do cinema.

Abaixo poderás conhecer a lista de filmes dos Screenings Funchal para maio de 2021. Recupera também a entrevista feita a Pedro Pão, o principal responsável por este projeto.

Lê Também:   European Film Challenge | O estranho mundo de Yorgos Lanthimos

Os Screenings em maio às 20h no Fórum Madeira

Screenings Funchal
Programação para maio 2021 dos Screenings Funchal © Screenings / NOS Cinemas

Em maio, os Screenings Funchal exibirão 4 filmes começando com “Caros Camaradas” de Andrei Konchalovsky, o representante oficial da Rússia para o Óscar 2021 de Melhor Filme Internacional. Seguem-se dois documentários “Be Natural – A História Nunca Contada de Alice Guy-Blaché”, de Pamela B. Green e “Billie” de James Erskine, sobre a figura marcante Billie Holiday. O mês de maio nos Screenings Funchal termina com “Entre a Morte”, de Hilal Baydarov, uma obra do Azerbaijão.

As sessões de cinema dos Screenings Funchal começam às 20h, à excepção de “Caros Camaradas” cujo início está marcado para as 19h45.

A MHD mantêm-te atualizado sobre os Screenings Funchal. Conhece mais informações sobre cada um destes filmes. 




Caros Camaradas!, 7 e 8 de maio às 19h45

Screenings Funchal
Caros Camaradas © NOS Cinemas / Screenings Funchal

Uma cidade provinciana no sul da URSS, 1962. Para Lyudmila, uma devota funcionária do Partido Comunista e veterana idealista da Segunda Guerra Mundial, tudo o que representa um sentimento anti-soviético, é um flagelo. Com outros funcionários do Partido Local, ela é apanhada de surpresa por uma greve na fábrica local, na qual a sua própria filha participa. À medida que a situação se descontrola rapidamente, Lyudmila inicia uma busca desesperada pela filha face ao recolher obrigatório, detenções em massa e às tentativas implacáveis das autoridades de encobrir a violência do Estado. A sua fé na linha do Partido, outrora inquestionável, é abalada pela sua crescente consciência dos custos humanos que implicam, destruindo o mundo que pensava conhecer.




Be Natural – A História Nunca Contada de Alice Guy-Blaché, 14 e 15 de maio às 20h

Screenings Funchal
Be Natural: A História Nunca Contada de Alice Guy-Blaché © NOS Cinemas / Screenings Funchal

Quando realizou o seu primeiro filme em 1896, em Paris, Alice Guy-Blaché não foi apenas a primeira realizadora, foi também inovadora na forma como se serviu do cinema para contar uma história. Narrado por Jodie Foster e realizado por Pamela B. Green, retrata a carreira desta secretária da Gaumont que um ano depois de realizar o seu primeiro filme se torna directora de produção da empresa, realizando dezenas de filmes. Uma carreira que duraria mais de vinte anos, realizando e produzindo mais de mil filmes em França e nos Estados Unidos, onde foi a primeira mulher a fundar um estúdio de cinema. E, no entanto, hoje poucos conhecem o seu nome. É esse apagamento que se pretende corrigir com este documentário.




Billie, 21 e 22 de maio às 20h

Screenings Funchal
Billie © NOS Cinemas / Screenings Funchal

Billie Holiday é uma lenda do jazz e uma das grandes vozes do século XX. Nos anos 70, a jornalista Linda Lipnack Kuehl gravou mais de duzentas horas de entrevistas com pessoas que tinham convivido com Billie: músicos, amigos, família, amantes. Essas entrevistas, preparação para uma biografia que nunca chegaria a escrever, nunca foram ouvidas e são reveladas pela primeira vez neste documentário. Juntamente com actuações e imagens de arquivo agora restauradas, constituem um retrato único da vida tumultuosa e do talento de Billie Holiday.




Entre a Morte, 28 e 29 de maio às 20h

Entre a Morte
Entre a Morte © NOS Cinemas / Screenings Funchal

“Entre a Morte” é a história de amor de Davud, um jovem que tenta encontrar sua família “verdadeira”, aquela que ele tem a certeza de que lhe trará amor e, portanto, sentido para a sua vida. Ao longo de um dia estranho, perseguido por homens com quem se cruzou, a busca de Davud leva-o a encontros com uma série de mortes inesperadas e a uma série de mulheres que lutam para se libertar da subjugação. À medida que ele viaja, cada morte e cada libertação faz com que memórias invisíveis e narrativas auto-construídas surjam à superfície de sua consciência. Davud é impelido a uma jornada de auto-descoberta que o leva finalmente de volta ao lugar onde sempre viveu e ao amor que sempre esteve lá. Mas é tarde de mais.

Entra no site dos Screenings Funchal e mantém-te a par de todas as novidades!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *