Séries que te introduziram ao universo anime (parte 2)

[tps_header]

Quer sejas fã, ou não, deste tipo de desenhos animados, garantimos-te que uma destas séries anime apresentaram-te às produções de animação japonesas!

[/tps_header]

Todas as pessoas que se tornam fãs de algo, quer seja um género de música, de filme, de livros, etc, precisaram daquela primeira obra que os apresentou ao tal género e fez com que a pessoa se tornasse fã do género. O mesmo acontece com as séries anime. É certo que há casos excepcionais, mas a maior parte dos fãs de anime, e até mesmo qualquer pessoa que não seja grande apreciadora do tipo de desenho animado, tiveram aquela série (ou séries, se for esse o caso) anime em comum que os apresentou ao mundo anime, muito devido ao facto das séries anime só se encontrarem disponíveis através da televisão quando foram lançadas. Confere a lista que te apresentamos e diz-nos se nós tínhamos ou não tínhamos razão!

[tps_start_button label=”| CLICA e DESCOBRE |” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 14pt;” class=””]




RANMA 1/2

 

Ranma-one-half-characters-ranma-1-2-20681211-720-540

 

Ranma 1/2 foi das primeiras mangas japonesas a chegar a Portugal. A banda desenhada foi adaptada para uma série anime em 1989 e contou com 161 episódios. Ranma 1/2 é uma série de comédia, ação, romance e aventura sobre um jovem chamado Ranma Saotome que tem treinado artes marciais desde pequeno. Após um acidente durante uma viagem de treino, ele é amaldiçoado e transforma-se numa rapariga cada vez que for molhado com água fria, enquanto a água quente faz com que ele volte a ser um rapaz outra vez. Ao longo da série Ranma procura uma maneira de se livrar desta maldição, enquanto os seus amigos, inimigos e muitas noivas estão constantemente a dificultar e interferir neste seu objetivo. A série anime foi transmitida em Portugal através do canal Locomotion.




MARCO

 

 

Juntamente com Heidi, Marco, também conhecida como Marco – Dos Apeninos aos Andes, é outra das séries anime que traz sempre um forte sentimento de nostalgia às pessoas que acompanharam o desenho animado nos anos 70 e 80, e até mesmo às gerações mais novas que conseguiram assistir a esta série através de cassetes VHS que foram lançadas na década de 90 pela Prisvideo com uma nova dobragem. A série realizada por Isao Takahata (O Conto da Princesa Kaguya) e que contou com a colaboração de Hayao Miyazaki, estreou em Portugal, na RTP1, em 1977 e contou com 52 episódios. A história conta a jornada do pequeno Marco Rossi enquanto procura a sua mãe, de Itália até à Argentina. É natural que por esta altura já não se recordem bem de todas as aventuras e dificuldades que Marco viveu até encontrar a sua mãe, mas lembrar-se-ão de certeza do quanto choraram ao ver esta série, isto porque Marco tinha um lado muito angustiante e triste para um desenho animado infantil. Em todo o caso, Marco foi mais uma das séries anime mais marcantes do seu tempo e ainda hoje permanece bem viva na memória dos portugueses!




CONAN – O RAPAZ DO FUTURO

 

Future-Boy-Conan

 

Conan, O Rapaz do Futuro foi a série anime que permitiu ao famoso e aclamado realizador japonês Hayao Miyazaki fazer a sua estreia no mundo da realização. A série tem 26 episódios, estreou no Japão em 1978, e em Portugal em 1983. A primeira transmissão de Conan em Portugal foi feita na versão original, com legendas em português, mas no ano 2000 a série anime foi exibida no canal SIC, desta vez com a dobragem portuguesa.  A história começa em Julho de 2008 durante um tempo em que a Humanidade enfrentava a grande ameaça de extinção. Uma enorme guerra travada entre duas grandes nações fez com que o mundo ficasse destruído e vários grupos de pessoas tentaram fugir para o espaço, mas não conseguiram, regressando novamente para a Terra, mas só uma nave conseguiu chegar ilesa, aterrando numa ilha onde a tripulação acabou por se instalar. Até que um dia nasce um rapaz chamado Conan que traz consigo uma nova esperança para a Terra. A série retrata as aventuras de Conan, Lana, Jimsy, Dice, Monsley e Lepka. São estes os seis protagonistas desta história de ação, comédia e suspense.

LÊ AINDA: Hayao Miyazaki irá realizar curta de animação em computador!




ONE PIECE

 

one-piece-anime-wallpaper-desktop

 

One Piece é outra série anime adaptada de uma manga que é, na realidade, das mangas mais vendidas no Japão, mais famosas do mundo e também das mais bem sucedidas, tendo até entrado para o Guinness World Records, em junho de 2015, como a série de banda desenhada do mesmo autor com mais cópias publicadas no mundo. A série anime foi produzida pela Toei Animation e estreou em 1999. Eiichiro Oda, o autor da manga, terá originalmente pensado em escrever a manga de One Piece durante cinco anos e até já tinha planeado o final, contudo, a história tem continuado muito para além do que estava previsto. A história centra-se na tripulação pirata comandada pelo Capitão Monkey D. Luffy. A maior ambição de Luffy é obter o maior tesouro do mundo, o One Piece, e assim ocupar o posto deixado pelo falecido Rei dos Piratas, Gol D. Roger. Em Portugal a série anime foi transmitida pela SIC, SIC Radical e Panda Biggs e conta com um total de 701 episódios.

LÊ TAMBÉM: Shueisha, a editora das mangas Naruto, Dragon Ball e muito mais




CAMPEÕES OLIVER E BENJI

 

captain-tsubasa_15864

 

E quem não se lembra do icónico Oliver Tsubasa? É verdade… parece que foi ontem que nos sentámos à frente da televisão para ver o capitão Tsubusa a fazer uma grande jogada. A série anime adapta a manga da década de 80 de Yoichi Takahashi, e teve a sua estreia em 1983, contabilizando um total de 128 episódios. A série tem como principal tema o futebol, e pretendia promover esse desporto no Japão. Em Portugal a série anime estreou na TV2 (atual RTP2), em 1993, na versão original e com legendas em português, exibindo 56 episódios. Depois a série passou para a RTP1 onde foi transmitida na totalidade, na versão italiana e com legendas em português. Só alguns anos mais tarde é que a série Campeões: Oliver e Benji conseguiu a dobragem portuguesa, tendo sido transmitida na SIC e mais tarde repetida no Canal Panda, com a mesma dobragem. A história centra-se nas aventuras da seleção japonesa de futebol e do seu capitão, Oliver Tsubasa. A série é caracterizada por movimentos de futebol dinâmicos contidos em ações fantasiosas. Também aborda o relacionamento de Tsubasa com os seus companheiros, a rivalidade com os seus oponentes, os treinos, as competições, e principalmente o decorrer dos jogos.




AS AVENTURAS DE TOM SAWYER

 

tomsawyer

 

Tu andas sempre descalço, Tom Sawyer… Também cantaram este excerto do refrão na vossa mente? É natural que sim, ou não fosse esta das séries anime mais famosas e marcantes dos anos 80 em Portugal. As Aventuras de Tom Sawyer é uma série anime baseada no famoso livro do escritor Mark Twain, produzida em 1980 pela Nippon Animation, e que teve um total de 49 episódios, realizados por Hiroshi Saito. Em Portugal a série estreou em 1981 na RTP1 e foi repetida várias vezes, tal era o sucesso do desenho animado. Mais tarde foi exibida em 1986 na RTP2. A série passa-se nos finais do século XIX em São Petersburgo e acompanha o seu protagonista, Tom Sawyer, um rapaz traquina que, após a morte dos seus pais, foi viver com a sua tia Polly e com a sua prima Mary, juntamente com o seu irmão mais novo, Cid. É com o seu melhor amigo, Huckleberry Finn, um rapaz pobre e preguiçoso, que Tom partilha as suas maiores aventuras.


<< PARTE 1 – PARTE 3 >>


 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *