Sony Revela todos os trunfos da PS4

 

 

A Sony, cujas ações valorizarem quase 4% nos dias seguintes ao anúncio prévio da PS4 , tal como tínhamos indicado revelou ontem dia 20 fevereiro 2013, sete anos depois do lançamento da PS3, as características e os trunfos da sua nova consola.  Transcrevemos adiante o comunicado hoje emitido

 

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Sony Computer Entertainment apresenta a PlayStation 4

 

A potente arquitetura de sistema, a integração social e a personalização inteligente da PS4, combinadas com a PlayStation Network com tecnologia da cloud, prometem experiências de jogo disruptivas e formas de jogar completamente novas

 

A Sony Computer Entertainment (SCE) anunciou a PlayStation®4 (PS4™), o sistema de entretenimento da próxima geração que redefine a experiência de jogo imersiva com gráficos e velocidade únicos, personalização inteligente, integração profunda de funcionalidades sociais e possibilidades de explorar um segundo ecrã. Combinando isto com a PlayStation®Network com tecnologia da cloud, a PS4 oferece um ecossistema de jogos alargado que se centra nos jogadores, permitindo-lhes jogar quando, onde e como quiserem. A PS4 vai estar disponível na época de Natal.

 

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Jogador focado, criador inspirado

A PS4 foi concebida de raiz para assegurar que os melhores jogos e as experiências mais imersivas chegam a todos os jogadores PlayStation. A PS4 concretiza esta promessa ao dar aos melhores criadores de jogos do mundo a possibilidade de apostarem na sua criatividade e ultrapassarem os limites do jogo através de um sistema que está ajustado especificamente às suas necessidades.

A PS4 liga os jogadores a um mundo de experiências alargado disponibilizado pela PlayStation, através do sistema, de espaços mobile e da PlayStation Network (PSN).

A arquitetura de sistema da PS4 distingue-se pelo seu elevado desempenho e pela facilidade de desenvolvimento. A PS4 dispõe de um chip customizado que contém oito núcleos x86-64 e um processador gráfico de ponta.

A Unidade de Processamento Gráfico (GPU) foi otimizada de diferentes formas, principalmente com o objetivo de facilitar a utilização da GPU para processos de computação gerais (GPGPU), como simulações de Física. A GPU contém um sistema unificado de 18 unidades de computação, que geram coletivamente 1.8 Teraflops de potência de processamento que pode ser aplicada livremente a gráficos, tarefas de simulação ou alguma mistura de ambos.

A PS4 está equipada com 8 GB de memória de sistema unificada, facilitando o desenvolvimento de jogos e aumentando a qualidade possível para os conteúdos na plataforma. A tecnologia GDDR5 é utilizada para esta memória, dando ao sistema 176 GB por segundo de largura de banda e um maior boost ao desempenho gráfico.

O resultado final para os utilizadores consiste em novos jogos com gráficos enriquecidos de alta-fidelidade e uma experiência imersiva que ultrapassa quaisquer expectativas.

 

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Experiências de jogo partilhadas

A interação social é um aspeto central da experiência PS4, portanto as novas características foram incorporadas diretamente na fundação da arquitetura de hardware do sistema. A PS4 oferece sistemas de compressão e descompressão de vídeo dedicados e “always on” que possibilitam um upload fácil de vídeos de gameplay. Os jogadores podem, pela primeira vez, partilhar os seus triunfos épicos através de um simples botão. Basta carregar no botão “SHARE” do comando, percorrer os últimos minutos de jogo, identifica-lo e regressar ao jogo – o upload do vídeo é feito enquanto o utilizador joga. Os jogadores podem partilhar as suas imagens e vídeos com amigos em redes sociais como o Facebook.

A PS4 também permite aos jogadores transmitirem o seu jogo em tempo real para os seus amigos assistirem através de serviços de streaming na Internet como o Ustream. Durante as transmissões ao vivo, os amigos podem comentar e, se um jogador ficar preso num nível mais difícil, podem juntar-se ao jogo de formas completamente novas. Por exemplo, os amigos podem oferecer poções de saúde ou armas especiais quando um jogador mais precisa delas durante um jogo.

Além disto, os utilizadores podem ligar a sua conta de Facebook à sua conta Sony Entertainment Network. Através da PS4, os utilizadores poderão assim aprofundar as suas ligações através de modos de jogo cooperativos ou “cross-game chat”.

 

Os segundos ecrãs da PS4 

A PS4 integra segundos ecrãs, incluindo a PlayStation®Vita (PS Vita), smartphones e tablets, de forma a ligar os utilizadores aos seus conteúdos favoritos onde quer que estejam. Uma característica fundamental possibilitada pelos segundos ecrãs é a Reprodução Remota e a PS4 liberta o seu potencial ao tornar a PS Vita no melhor dispositivo para tal. Com a PS Vita, os jogadores vão poder levar facilmente os jogos da PS4 dos seus televisores da sala e jogá-los no ecrã OLED de 5 polegadas da PS Vita através de redes Wi-Fi.*1 A visão de longo prazo da SCE é tornar a maioria dos títulos PS4 jogáveis na PS Vita.*2

Uma nova aplicação da SCE chamada PlayStation®App possibilitará tornar o iPhone, o iPad e smartphones e tablets Android™*3 em segundos ecrãs. Com a aplicação instalada nestes dispositivos, os utilizadores poderão, por exemplo, ver mapas nos seus segundos ecrãs enquanto jogam um jogo de aventura, comprar jogos fora de casa e descarregá-los diretamente para a consola em casa ou assistir remotamente a jogos de outros utilizadores.

 

Jogabilidade imediata

A PS4 reduz drasticamente o tempo de lag entre os jogadores e o seu conteúdo. A PS4 inclui um “modo de suspensão” que mantém o sistema num estado de baixo consumo de energia enquanto preserva a sessão de jogo. O tempo que demora atualmente a iniciar a consola e carregar um jogo guardado será uma coisa do passado. Com a PS4, os jogadores ligam a consola e regressam imediatamente ao ponto do jogo em que estavam quando desligaram. Adicionalmente, os jogadores podem iniciar várias aplicações, incluindo um browser de Internet, enquanto jogam jogos na PS4.

A PS4 também permite fazer download ou upload de jogos em fundo ou mesmo em stand-by. O sistema eleva ainda mais a fasquia ao possibilitar que os títulos digitais sejam jogáveis enquanto estão a ser descarregados. Quando se compra um jogo, a PS4 descarrega apenas uma fração dos dados para que o jogador possa começar a jogar imediatamente, e o resto é descarregado em fundo enquanto o jogo decorre.

 

Conteúdo personalizado e organizado

No menu totalmente redesenhado da PS4, os jogadores podem explorar informação relacionada com jogos que tenha sido partilhada por amigos, ver jogos dos seus amigos facilmente ou obter informação sobre conteúdo recomendado, incluindo jogos, programas de televisão e filmes. O objetivo de longo prazo da PS4 é reduzir os tempos de download de títulos digitais a zero: se o sistema sabe o suficiente sobre um jogador para prever o próximo jogo que ele vai comprar, então o jogo pode ser carregado e estará pronto a utilizar ainda antes do se carregar no botão “Comprar”. A PS4 vai enriquecer as experiências de entretenimento dos utilizadores, indo ao encontro das suas potenciais necessidades.

 

Jogar na cloud

Lançada em novembro de 2006, a PlayStation Network, um serviço em rede para os utilizadores PlayStation, está presente atualmente em 67 países e regiões*4 em todo o mundo com um número total de downloads que ultrapassa os 2,8 mil milhões*5. Além de terem acesso a diversos jogos disponíveis na PlayStation®Store, os utilizadores PS4 poderão desfrutar de vários serviços oferecidos pela PSN, como o Music Unlimited, um serviço de subscrição de música baseado na cloud, e o Video Unlimited, um serviço de vídeo premium, assim como vários serviços de distribuição de conteúdos.

Ao combinar a PlayStation Network com a tecnologia da cloud da Gaikai Inc, o objetivo da SCE é tornar possível a exploração livre de vários jogos. No futuro, quando um jogador vir um título que lhe interesse na PlayStation Store, pode começar a jogar um bocado do próprio jogo imediatamente – não uma versão limitada do jogo. Com o Gaikai e a PlayStation Store, os jogadores poderão experienciar jogos apelativos e pagar somente pelos jogos que adorarem. A PlayStation Network e a cloud oferecerão valor adicional aos jogadores PlayStation. A SCE está a explorar oportunidades únicas oferecidas pela tecnologia da cloud com a visão de longo prazo de tornar o incrível e inigualável catálogo de mais de 3 mil jogos PS3*6 maioritariamente ubíquo na PS4.

A SCE anunciará novos pormenores sobre a PS4 e o seu robusto alinhamento de jogos de outras produtoras e editoras, da comunidade independente e dos SCE Worldwide Studios, assim como outras melhorias a todo o ecossistema PlayStation até ao lançamento mais perto do final de 2013.

 

*1           Dependendo do ambiente da rede ou dos títulos, os utilizadores poderão não ser capazes de jogar fora de portas confortavelmente.
*2           Excepto jogos que requerem periféricos como a PlayStation®4 Eye.
*3           Dependendo da versão do SO ou de outras condições, os utilizadores poderão não ter a aplicação disponível.
*4           Números de 31 de dezembro de 2012
*5           Números de 19 de fevereiro de 2013
*6           Números de 31 de dezembro de 2012, incluindo free trials.

   

 

Logo PS4

 

 

PlayStation 4

Main Processor Single-chip custom processor

CPU :  x86-64 AMD “Jaguar”,  8 cores

GPU : 1.84 TFLOPS,  AMD next-generation Radeon™ based graphics engine

Memory GDDR5 8GB
Hard Disk Drive Built-in
Optical Drive

(read only)

BD 6xCAV

DVD 8xCAV

I/O Super-Speed USB (USB 3.0) 、AUX
Communication Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T)

IEEE 802.11 b/g/n

Bluetooth® 2.1 (EDR)

AV output HDMI

Analog-AV out

Digital Output (optical)

*Especificações sujeitas a alterações sem aviso prévio.