Os melhores e piores posters das últimas semanas (30/07-12/08)

[tps_header]

Um monstro de outra dimensão, um homem rodeado por chamas infernais e um museu fantasioso são algumas das imagens dos melhores posters das últimas semanas.

Depois de uma semana sem nenhuma seleção dos melhores posters, a nossa rubrica volta com uma edição de maior dimensão do que é costume. Aqui vamos celebrar o que de melhor se fez no panorama dos cartazes de cinema e Tv durante as últimas duas semanas. Infelizmente, também temos de fazer referência à mediocridade que vem sempre de mãos dadas com excelência gráfica todas as semanas, mas tentaremos ser mais breves na parte negativa do artigo em comparação com a secção mais positiva. O que pensas das nossas escolhas?

[/tps_header]

[tps_start_button label=”Os melhores e piores posters das últimas semanas são…” style=”text-align: center; color: #ff0000; font-size: 12pt;” class=””]




OS MELHORES POSTERS DA SEMANA #1

 

mother mae melhores posters

Em primeiro lugar, temos um dos novos posters para Mother!, a misteriosa e mais recente obra de Darren Aronofsky que vai estrear no Festival de Veneza. Esta bizarra ilustração vem no seguimento de outra proposta pintada em que Jennifer Lawrence aparecia a oferecer o seu próprio coração sangrento, uma posição que, emparelhada com esta imagem flamejante de Javier Bardem, parece quase sugerir um sacrifício ritualista feito para o seu marido mais velho (um detalhe divulgado nso trailers do filme). Não obstante essa relação macabra entre os dois cartazes, este é um belíssimo poster ilustrado, tão hipnotizante como desconcertante na sua imagética exotérica.




OS MELHORES POSTERS DA SEMANA #2

 

wonderstruck melhores posters

Outro filme do circuito dos festivais de cinema a marcar presença na nossa lista dos melhores posters é Wonderstruck, a nova criação do genial Todd Haynes. O filme estreou em competição no Festival de Cannes em maio e deverá chegar às salas americanas no último trimestre do ano, mesmo a tempo da Awards Season. Um dos elementos principais do filme é o museu, a maravilha de informação e miscelania histórica contida na catedral de conhecimento que é o museu. Sendo assim, este cartaz pega nessa mesma temática visual e expressa-a numa ilustração que parece sair de um livro de colorir infantil, um piscar de olho à idade dos dois protagonistas do filme, assim como ao facto de que metade da obra foi filmada em preto-e-branco.




OS MELHORES POSTERS DA SEMANA #3

 

machines poster

Depois de duas grandes produções de autores americanos conhecidos, passamos a um modesto documentário de Rahul Jain sobre os trabalhadores de uma fábrica têxtil na Índia, Machines. Considerando esse tema, este poster é uma proposta de enorme poder visual e inteligência gráfica, exacerbando a expressividade do corpo humano em esforço e a violação da pintura de carne e sombra pelos blocos brancos das letras. Parece uma pintura de Caravaggio para a era industrial.




OS MELHORES POSTERS DA SEMANA #4

 

spettacolo melhores posters

Spettacolo é outro documentário, desta vez sobre uma pequena localidade na Toscânia, onde uma bizarra tradição leva os habitantes a interpretarem-se a si mesmos numa peça teatral gigantesca que tem lugar todos os anos. A vida tornada evento teatral, a paisagem da aldeia convertida numa cortina de veludo a esconder o espaço cénico. É uma solução gráfica simples, mas bastante jocosa e elegante que sugere algumas das principais ideias do filme sem revelar informação em demasia.




OS MELHORES POSTERS DA SEMANA #5

 

Por fim, acabamos a nossa seleção dos melhores posters da semana com um trio de cartazes onde o tema de ostracizados sociais juvenis é uma constante. Para além do mais, os três cartazes em questão, para os filmes Super Dark Times e Some Freaks, assim como para a série Stranger Things, recuperam uma estética retro dos anos 80 que, nos últimos tempos, tem sido um estilo muito popular no panorama dos cartazes. Olhando para estes três exemplos belíssimos, é fácil perceber essa popularidade.



OS PIORES POSTERS DA SEMANA

 

the passion of augustine poster

Em último lugar, temos os piores posters da semana. São quatro exemplos de mediocridade genérica e anónima sem qualquer qualidades redentoras. O pior deles todos é mesmo o cartaz para The Passion of Augustine que, para além de ser feio, pouco original e pouco memorável, é um exemplo de mau Photoshop imperdoável num contexto destes.

 

[tps_footer]

 

Será que, para a semana, volatermos a ter uma seleção tão grande dos melhores posters? Não percas esta rubrica semanal!

[tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *