Top MHD | Os 10 melhores trailers de 2016

Entre sátiras de terror, super-heróis pouco ortodoxos e pesadelos eróticos da Coreia do Sul, os melhores trailers do cinema de 2016 têm muito para oferecer.

 


Começa a descobrir o Top 10… >>


 

Depois de já termos celebrado o que de melhor se fez em 2016 no panorama dos posters de cinema, chegou a vez de destacarmos os melhores trailers do ano cinematográfico. Obviamente que os critérios de escolha serão diferentes, pois não estamos a falar de uma imagem estática, mas sim de uma montagem promocional mas a regra base mantém-se. Ou seja, independentemente do ano dos filmes em questão, os trailers neste top 10 foram obrigatoriamente divulgados entre 1 de janeiro e 31 de dezembro do ano passado.

Lê Também: Top MHD | Os melhores posters de 2016

Tirando isso, tentámos escolher trailers, teaser ou theatrical, que não cometessem esse pecado capital que é o revelar a história do filme em demasia ou, no caso de comédias e filmes de terror, revelarem as melhores piadas e sustos da obra em questão. Como tal, por muito excitante e bem editado que um trailer como o d’A Rapariga no Comboio possa ser, a sua despreocupação com spoilers e revelações centrais ao enredo do filme impede-o de estar presente neste nosso top 10.

Lê Também:
Gal Gadot | Atua como Irena Sendler em novo thriller

Algo comum entre as escolhas aqui apresentadas é, pelo contrário, o mistério que deixam ao espetador, assim como sua mestria em conjugar música com imagem. Afinal, com um espaço de tempo que raramente excede os dois minutos e meio, o melhor que estes vídeos promocionais têm a fazer é criar memoráveis jogos de ritmo e oferecer visuais memoráveis que prendam a atenção da audiência e a façam querer procurar, saber mais e eventualmente ver o filme a ser promovido.

Com tudo isto dito, antes de nos enveredarmos pelo top 10 efetivo dos melhores trailers do ano, existem algumas menções honrosas a ser feitas. Primeiro, temos o trailer de The Neon Demon, onde imagens memoráveis não faltam e onde a natureza monstruosamente pop e superficial do filme é evidenciada em todo o seu esplendor e colorida exuberância.

Lê Ainda: The Neon Demon – O Demónio de Néon, em análise

 

Outro exemplo de imagética popular bem editada e apresentada com um acompanhamento musical impactante é o bizarro trailer de A Cure for Wellness. Apesar disso, a escolha de canções pop tornadas em etéreos sussurros tem vindo a tornar-se um pequeno cliché dos trailers de cinema e, apesar de encontrarmos muitos exemplos disso na nossa seleção dos 10 melhores trailers do ano, este exemplo está longe de ser uma das escolhas mais inspiradas.

Lê Também:
Gal Gadot | Atua como Irena Sendler em novo thriller

 

Finalmente, temos de dar uma posição de destaque ao delicioso e aliciante trailer de Wonder Woman que estreou na Comic-Con de San Diego. Como é usual entre os filmes baseados no universo da DC Comics, o trailer é um pequeno milagre de iconografia editada de um modo excitante e perfeitamente calibrado para nos deixar uma impressão instantânea e poderosa sem nos revelar demasiado a forma e estrutura do filme em si. Infelizmente, tais milagres promocionais costumam vir associados a filmes que deixam muito a desejar, mas temos esperança que tal não seja o caso de Wonder Woman e que o filme seja, na realidade, melhor ainda que os seus trailers.

 


Começa a descobrir o Top 10… >>


 

Prossegue para a página seguinte, para começares a descobrir os 10 vídeos que escolhemos como os melhores trailers de 2016. Descobre se os teus favoritos fazem parte da seleção!

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *