Jorge Dorado / © Magazine.HD

The Head | À conversa com o realizador Jorge Dorado

Estivemos à conversa com Jorge Dorado sobre o regresso de “The Head”, o aclamado thriller psicológico do AXN Portugal.

Com regresso agendado para hoje às 23h40 no AXN, “The Head”é um thriller psicológico que nos guia, a cada episódio, por um verdadeiro jogo de detetives onde o assassino pode ser qualquer algum. A propósito da estreia e a convite do canal, a MHD teve o prazer de conhecer o realizador Jorge Dorado, conhecido pelo seu trabalho em grandes êxitos como a série “Ministério do Tempo” ou o filme “Habla com Ella”.

Artur Ribeiro e Jorge Dorado / © Magazine.HD

Entre outros pormenores, o cineasta espanhol contou-nos que espera que a série volte a ser renovada, e que já tem ideias para um novo capítulo. Falou-nos também da experiência de trabalhar com um elenco que conta com mais de dez nacionalidades e da importância de filmar num cenário real, neste caso a bordo de um navio cargueiro. Lê abaixo a nossa conversa com Jorge, mas antes (re)lembra a sinopse dos novos episódios:

Seis meses depois do trágico acidente na Antártida, a equipa encontra-se agora em Point Nemo, um dos lugares mais conhecidos do mundo por ser, também, um dos mais afastados da costa. Aqui, no meio do oceano, Dr. Arthur Wilde e a sua nova tripulação descobrem aquela que parece ser a solução biológica para as alterações climáticas que ameaçam a população mundial. Tudo parece estar alinhado, e a viagem de regresso prestes a decorrer, quando um dos membros do grupo é encontrado decapitado. Quem é o responsável? Estará o pesadelo de volta?”




MHD: Como foi regressar a “The Head” depois de uma primeira temporada de sucesso internacional. Muita pressão para repetir a dose?

Jorge Dorado: Foi um desafio. Procuramos que fosse a mesma série, mas diferente, o que é muito difícil. Apenas a ideia de colocar os personagens num barco já predispunha a outros elementos de sobrevivência. Poder contar com um casting internacional. Foi como voltar à primeira temporada, mas com ingredientes diferentes.

MHD: Comentou que para esta temporada tentou colocar-se no lugar do  espectador. Pode-nos contar um pouco mais sobre esse processo?

Jorge Dorado: Quando estou a trabalhar com os guionistas procuro ver que informação, emoção estou a provocar no espetador. Portanto, quando digo que me coloco no lugar dele é basicamente pensar como ele, em que momento está: se está emocionado, se está triste, intrigado. É importante estarmos sempre cientes da fase em que está de forma a manter a linha. Criamos um espetador ideal na nossa cabeça que serve de guia.

Lê Também:   Canais AXN | Os destaques em abril de 2023

MHD: Qual o maior desafio na realização da nova temporada?

Jorge Dorado: O maior desafio desta temporada foi filmar num navio cargueiro verdadeiro. Na primeira temporada, utilizamos muitos recursos digitais, gravamos também na Islândia, mas queria que nesta temporada o cenário fosse físico, real. Assim, filmamos num navio que existe e que estava em funcionamento, com todos os elementos naturais que o circundam – vento, ar, humidade. Isso foi o mais difícil, sobretudo para tentar que fosse o mais realista possível.

MHD: Trabalhou mais uma vez com atores de diversos países (10). Como foi a experiência de dirigir atores de culturas diferentes muitas delas completamente diferentes da nossa ibérica?

Jorge Dorado: Voltei a reencontrar-me com John Lynch [Dr. Arthur Wilde, na série], com quem criei uma amizade. De uma forma geral, foi muito bom voltar a rever as personagens, mas dando-lhes uma nova dimensão. E, claro, ter a possibilidade de conhecer atores de todo o mundo: irlandeses, suecos, franceses, ingleses, alemães, dinamarqueses, japoneses… Por isso, é encontrar o ator adequado à personagem. E, tal como aconteceu na primeira temporada, cria-se uma espécie de família, de comunidade, o que gera um ambiente de colaboração muito bom.

MHD: Por falar em personagens, como descreve a evolução do Arthur nestes novos episódios?

Jorge Dorado: Bom, quando a segunda temporada arranca encontramos um Arthur que esteve um ano na prisão, o que o mudou muito. O homem arrogante que conhecemos na primeira temporada mantêm-se, mas de uma forma diferente. É alguém que se quer redimir e procura fazê-lo através da sua filha, que é uma das personagem chave dos novos episódios. Tem consciência dos erros que cometeu no passado e procura uma forma de começar do zero. Mas, continua a ser o mesmo homem arrogante, antagonista e um pouco odiado, embora com um pouco mais de humanidade.




The Head nos Canais AXN em abril
Hovik Keuchkerian e Enrique Arce em “The Head” / © AXN

MHD: O que podem os fãs esperar de novo?

Jorge Dorado: Creio que posso dizer que podem esperar outra temporada cheia de intriga e mistério, com personagens mais fortes e complexas do que na primeira temporada. Também penso que será mais divertida, que há mais sentido de humor.

MHD: Existe algum momento divertido das gravações que lhe tenha ficado na memória, algum blooper que possa partilhar?

Jorge Dorado: Sem querer fazer muito spoiler, a temporada termina com quatro sobreviventes a bordo de um barco salva-vidas. Foi uma cena que mudamos muito, que a rescrevemos muito, mas que acabamos por a filmar no tal salva-vidas no meio do mar. Essas filmagens acabaram por ser muito angustiantes, porque cada vez que alguém queria ir a casa de banho, tinham de apanhar outro barco que os levasse a terra e depois que os trouxesse de volta. Foi uma experiência muito imersiva, muito divertida, mas também angustiante.

MHD: Quantos dias demorou a gravação dessa cena?

Jorge Dorado: Demorou três dias a ser gravada.

MHD: De onde surgiu a ideia para a série?

Jorge Dorado: A primeira temporada partiu do David Troncoso, que trabalhava no Mediapro Studio e que tinha estado na Antártica, onde lhe surgiu a ideia. Depois entraram os irmãos Pastor [David e Àlex], que começaram a desenvolver o argumento, em conjunto com o outro guionista Isaac Sastre. E, por último entrei eu, para liderar o processo criativo. A segunda temporada conta com outros escritores, Jordi Galceran e Mariano Baselga. Variamos consoante o projeto.

MHD: Isso quer dizer que podemos esperar mais temporadas de “The Head”?

Jorge Dorado: Gostávamos muito! Fazer uma terceira temporada seria fantástico, temos ideias para ela. Espero que sim.

MHD: Muito obrigada!

TRAILER | NÃO PERCAS A SEGUNDA TEMPORADA DE THE HEAD NO AXN

Um episódio novo estreia todas as quintas no AXN Portugal. Acompanhaste a primeira temporada? 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *