David Shankbone | Joost Pauwels | Dick Thomas Johnson, via Wikimedia Commons

Thirteen Lives | A história do resgate da gruta tailandesa no cinema

A MGM e Ron Howard já reuniram o elenco para “Thirteen Lives”. O filme é inspirado na história verídica do resgate a uma gruta tailandesa em 2018.

O caso remonta a 2018, e fez manchetes por todo os noticiários e jornais do mundo. “Thirteen Lives”, o próximo filme da MGM, com realização de Ron Howard, conta a história da equipa de 12 rapazes e o seu treinador de futebol que se viram presos numa gruta da Tailândia em 2018. E agora, com o projecto finalmente a ganhar alguma forma, Ron Howard já conseguiu reunir um elenco internacional para trazer ao grande ecrã a história dos sobreviventes e da equipa de heróis que os resgatou.

Presos num sistema de cavernas praticamente impenetrável, os rapazes e o seu treinador desencadeiam uma rede de voluntariado de todas as partes do mundo para os resgatar das grutas Tham Luang Nang Non, na província de Chiang Rai. A operação de salvamento durou 18 dias e contou com diversos mergulhadores veteranos como os britânicos John Volanthen, Richard Stanton, Jason Mallinson, Chris Jewell, Josh Bratchley, Connor Roe e Vernon Unsworth; o australiano Dr. Richard Harris e ainda os tailandeses Thanet Natisri e Saman Gunan (este último a única fatalidade da operação).

Lê Também:
Hollywood | Os Filmes Mais Antecipados de 2021

O elenco internacional é liderado por Viggo Mortensen, Colin Farrel e Joel Edgerton, a quem se juntam Weir Sukollawat (“Malila”), Thiraphat Sajakul (“The Serpent”), Sahajak Boonthanakit (“The Serpent”), Vithaya Pansringarm (“The Prey”), Teeradon ‘James’ Supapunpinyo (“Bad Genius”), Nophand Boonyai (“Only God Forgives”), Tom Bateman (“Death on the Nile”), Paul Gleeson (“The Thin Red Line”) e Lewis Fitz-Gerald (“Pitch Black”).

Viggo Mortensen (“Green Book“) será Richad Stanton, da Cave Rescue Organization e British Cave Rescue Council, e que entretanto foi reconhecido em 2019 com a George Medal pela sua bravura. Farrel será o mergulhador veterano, John Volanthen, especializado em exploração de caves e resgates aquáticos, e parte da South and Mid Wales Cave Rescue e do British Cave Rescue Council. Também Volanthen recebeu a George Medal.

Lê Também:
História dos Óscares | Só actores ou também bons realizadores?

Edgerton será o australiano Dr. Richard Harris, anestesista e mergulhador de cavernas com mais de 30 anos de experiência,e com vários prémios relacionados com a área de exploração de cavernas. Do elenco secundário Sukollawat será o Navy SEAL tailândes Saman Kunan; Sakajul é Anand, Navy SEAL tailândes; Boonthanakit é o governador de Chiang Rai, Narongsak Osatanakorn; Pansringarm é o General Anuphond; Supapunpinyo é o treinador preso na gruta, ‘Ek’ Ekkapon Chanthawong e Bonnyai é Thanet Natisri, a mente que esteve por detrás do plano de salvamento. Os outros nomes confrmados irão interpretar os vários mergulhadores oriundos de todo o mundo e que fizeram parte do resgate.

A produção começa já em março, e “Thirteen Lives” será filmado na Austrália e na Tailândia. A MGM será a responsável pela sua distribuição nos EUA com a United Artists Releasing, e a nível internacional passará o filme para as mãos da Universal Pictures International.

TWITTER | RON HOWARD JÁ PREPARA THIRTEEN LIVES

Lembras-te da história que está por detrás de Thirteen Lives?

Marta Kong Nunes

Arquitecta (com um c!) de formação. Coordenadora de profissão. Fanática de cinema e séries por pura paixão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *