Óscares

10 filmes injustamente esquecidos pelos Óscares

Muitos dos nomeados para os Óscares são triunfos cinematográficos do mais alto gabarito, mas isso não implica que não haja inúmeros filmes igualmente merecedores de atenção e que foram injustamente ignorados e esquecidos durante a mais recente temporada de prémios de cinema.

1 de 11

 

Chegado o final da Awards Season, chega também a altura de olhar para trás, para o ano cinematográfico de 2017, e atestar quais foram as maiores glórias cinematográficas que, por uma infinidade de razões, se viram ignorados pela Academia de Hollywood, que dá os Óscares. Desde dramas políticos franceses a jubilantes cartas de amor aos museus de Nova-Iorque, estes são filmes que ora tiveram grandes prestações, sublimes execuções formais ou o toque genial de um realizador inspirado.

Como critérios de escolha, decidimos apenas contar com filmes estreados comercialmente em Portugal ou então em filmes que passaram diretamente para DVD no mercado nacional. Infelizmente, isso fez com que obras como “A Quiet Passion” com Cynthia Nixon não fossem considerados para a lista. Também tentámos evitar colocar aqui títulos de filmes que nem em sonhos estariam no radar da Academia dos Óscares. Referimo-nos a obras como o blockbuster de terror “It” ou a experimentação meio insana de “Personal Shopper” e “O Ornitólogo”, todos eles filmes tecnicamente elegíveis segundo as regras da votação dos Óscares.

personal shopper melhores guarda-roupas
Personal Shopper

Explora as próximas páginas, para descobrires os dez títulos que deviam ter sido considerados para várias categorias nos Óscares. Juntamente com um texto justificativo, poderás também encontrar uma breve lista das várias categorias individuais em que o filme se destacou.

 

1 de 11

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

One thought on “10 filmes injustamente esquecidos pelos Óscares

  • O Downsizing é um dos esquecidos a meu ver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *