Top 2015, guarda-roupas | 09. Enquanto Somos Jovens

 

<<  10. Um Ano Muito Violento  |  08. O Agente da U.N.C.L.E.  >>

Enquanto Somos Jovens, um dos mais recentes filmes de Noah Baumbach, é uma magnífica prova de como obras situadas na nossa contemporaneidade podem ter guarda-roupas tão dramaturgicamente complexos e expressivos como os mais opulentes filmes de época e fantasia.

Em Enquanto Somos Jovens, Noah Baumbach concebe uma divertida narrativa em volta do choque geracional de dois casais. Josh (Ben Stiller) e Cornelia (Naomi Watts) são um casal de meia-idade, cujos anos de fogosa paixão estão no passado, assim como os seus anos de maior sucesso artísticos no caso de Josh que é um realizador de documentários. Por outro lado, Jamie (Adam Driver) e Darby (Amanda Seyfried) são dois pseudo hipsters na flor da sua vitalidade e juventude, que surpreendem e seduzem o casal mais velho com o seu boémio estilo de vida, escondendo intenções mais traiçoeiras do que inicialmente parece ser insinuado.

Lê Também:
O Último Duelo | Conhece os protagonistas do filme

Lê Também: Enquanto Somos Jovens, em análise

Enquanto Somos Jovens

Enquanto Somos Jovens

Com a Nova Iorque dos nossos dias a servir de pano de fundo, a lendária figurinista Ann Roth concebeu no guarda-roupa de Enquanto Somos Jovens uma formidável dissecação dos estilos e culturas urbanas da atualidade, nunca descurando na precisa caracterização de cada uma das personagens nem na humorística exposição dos lados mais ridículos dos estilos característicos da juventude intelectual dos nosso dias.

Enquanto Somos Jovens

Enquanto Somos Jovens

Ao mesmo tempo que Roth captura a cultura hipster com uma acídica precisão incomum na maioria do cinema americano, esta genial figurinista estabelece na evolução do vestuário dos protagonistas o complicado relacionamento de desejos de rejuvenescimento que caracterizam o arco pessoal de Josh e Cornelia. Poucas personagens foram tão cuidadosamente vestidas de um ponto de vista dramatúrgico no cinema de 2015 como o protagonista interpretado por Ben Stiller, cuja emulação e cópia do estilo juvenil da personagem de Adam Driver é tão hilariante como profundamente triste.

Lê Também:
Ryan Gosling no mundo da Barbie com Margot Robbie

Enquanto Somos Jovens

Enquanto Somos Jovens

Ann Roth é um monumento vivo à arte do desenho de figurino, sendo que a sua astúcia na exploração de comunidades urbanas continua tão apurado e fabuloso como nas décadas de 60 e 70 em que a figurinista foi responsável pelo vestuário de O Cowboy da Meia-Noite e Klute.

Enquanto Somos Jovens

O guarda-roupa de Enquanto Somos Jovens é mais uma luminosa joia na invejável filmografia de Ann Roth, assim como merece ser lembrado como um dos melhores do ano de 2015 nos cinemas.

 

<<  10. Um Ano Muito Violento  |  08. O Agente da U.N.C.L.E.  >>

 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *