TOP Interpretações Leonardo DiCaprio | 5. The Departed – Entre Inimigos

 

<<  6. Titanic  |  4. Django Libertado >>

 

No filme que valeu a Martin Scorsese o seu único Óscar para Melhor Realizador, Leonardo DiCaprio oferece uma das suas mais formidáveis prestações como um agente-duplo no mundo de corrupção e amoralidade de The Departed – Entre Inimigos.

The Departed – Entre Inimigos foi concebido como um remake americano de um thriller sobre o mundo do crime de Hong Kong, aqui transplantado para as corruptas ruas da Boston contemporânea. A trama deste filme é recheada de coloridas e memoráveis personagens, mas, de entre as várias prestações do seu luxuoso elenco, quem mais se destaca é, sem dúvida, William “Billy” Costigan, Jr. interpretado por Leonardo DiCaprio.

 

leonardo dicaprio the departed

Lê Também: Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese voltam a reunir-se para novo filme!

O papel deste agente-duplo que se infiltra no mundo do crime como parte de uma investigação do FBI foi originado por Tony Leung em Infiltrados de 2002. As duas prestações, no entanto, pouco têm de semelhante. Na versão original, Leung interpretava um agente-duplo que já vivia esse papel há uma década, enquanto no filme de Scorsese, Leonardo DiCaprio oferece uma interpretação em que, ao invés do cansaço e exasperação da ator chinês, Costigan é caracterizado pela sua impetuosidade jovem, pelo seu constante nervosismo e insegurança e pelo seu medo.

Desde que abandonou a sua luminosa persona de estrela de cinema carismática e cheia de energética juventude, a filmografia de Leonardo DiCaprio tem sido caracterizada por prestações onde o ator se parece focar na criação de uma constante e invariável intensidade dramática. Mesmo nas cenas que antecedem a entrada de Costigan no mundo criminoso, há um peso e força que transpiram da sua presença. Este tipo de invariável negrura tonal nem sempre funciona, mas em The Departed esta escolha do ator é uma parte essencial da magistralmente tensa atmosfera do filme.

 

<<  6. Titanic  |  4. Django Libertado >>

 

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1633 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.