"A Noite Passada em Soho" | © Cinemundo

TOP MHD | Os melhores posters de 2021

Desde marisco monumental a princesas desesperadas, os melhores posters de 2021 oferecem uma belíssima coleção de criatividade gráfica combinada com a glória do cinema. Oxalá todos os filmes fossem promovidos com posters tão fantásticos como estas dez maravilhas.

Apesar de as idas ao cinema ainda não terem voltado aos ritmos e números da vida pré-pandemia, continuam-se a fazer filmes e a promover-se novos eventos cinematográficos. Por isso mesmo, a arte do poster não esmorece. O ano que passou deu-nos inúmeros milagres de criatividade promocional e aqui vamos celebrar os melhores posters dos últimos doze meses. Contudo, antes de chegar a lista final, há que se referenciar algumas menções honrosas. A cabeça aberta do “The Amusement Park” é um terror memorável e adoramos os desenhos rudimentares do “Macbeth” de Joel Coen. “Red Rocket” brilhou pelo humor atrevido, enquanto “Annette” presentou-nos um sonho de bailado na tempestade. “O Último Duelo” sublinhou a realidade da sua tese com uma mulher presa entre espadas, enquanto “Dune” fez grande uso da iconografia arenosa. Todos esses esforços merecem aplausos.

Lê Também:
TOP MHD | As Melhores Séries de 2021

Feitas as honras, passemos ao top 10 melhores posters de 2021. Eles são:

 

top mhd melhores posters 2021 barb star
© Pris Audiovisuais

10. AS FÉRIAS LOUCAS DE BARB & STAR

Uma das comédias mais estrambólicas de 2021 teve direito a um dos mais bizarros posters do ano. Trata-se de um festejo de kitsch, completo com camarão gigante e um registo ilustrado que relembra o tipo de desenho que veríamos em estojos para meninos da primeira classe. É brilhante e divertido, tal como o filme que promove.

 

top mhd melhores posters 2021 last night in soho
© Cinemundo

09. A NOITE PASSADA EM SOHO

Lendo esta lista, depressa entenderão que existe uma preferência pela ilustração ao invés da fotografia. Existem muitos posters para o novo filme de Edgar Wright que usam montagens fotográficas para enfatizar o jogo de paralelismos e reflexões patentes na história. Contudo, é esta proposta pintada que mais nos cativa. É a cor vibrante que nos conquista, a expressividade da pincelada, a estética retro que nos seduz. Nesse aspeto, um filme sobre ecos do passado ganha um poster não muito dissimilar àqueles que pontuam as paredes de uma Londres esquecida dos anos 60.

 

the electrical life of louis wain melhores posters top mhd 2021
© Amazon Prime

08. THE ELECTRICAL LIFE OF LOUIS WAIN

Mais um poster e mais uma ilustração colorida. Desta vez, contudo, a justificação para o registo pintado é ainda mais forte. “The Electrical Life of Louis Wain” é uma biografia psicadélica sobre o pintor britânico que ganhou fama retratando gatinhos. É lógico que se promoveria uma fita destas com caleidoscópios de tons vibrantes, auréolas arco-íris coroando um felino majestoso.

 

top mhd melhores posters 2021 licorice pizza
© NOS Audiovisuais

07. LICORICE PIZZA

Os filmes de Paul Thomas Anderson brilham pelos seus elencos secundários, cheios de grandes atores a darem cor e vida a papéis minúsculos. Como que brincando com essa realidade, o poster principal de “Licorice Pizza” oferece-nos uma visão de Alana Haim e Cooper Hoffman como o centro de um universo com os restantes autores a orbitarem em seu redor. Eles são o sol e os colegas seus planetas. Além disso, adoramos o estilo em homenagem aos posters dos anos 70.

 

top mhd melhores posters 2021 benedetta
© Leopardo Filmes

06. BENEDETTA

Um dos filmes mais polémicos dos últimos 12 meses foi, sem sombra de dúvida, “Benedetta” de Paul Verhoeven. Em Nova Iorque, até houve quem protestasse a exibição do drama histórico sobre freiras lésbicas no século XVII. Na verdade, o filme é tão intelectual quanto é lascivo, mas, para efeitos promocionais, entende-se que se realce a luxúria em detrimento do cerebral. Assim temos um cartaz provocador, desde a disposição cruciforme das letras até ao vislumbre de um mamilo por entre as camadas de pureza conventual.

 

top mhd melhores posters flee
© NEON

05. FLEE

Este documentário animado retrata a viagem de um jovem afegão que fugiu do seu país nos anos 80, rumo a uma nova vida na Europa. Trata-se de uma história de sacrifício individual e identidade queer, mas, além disso, é um hino em prol do refugiado. Todos os refugiados, sem exceção. Essas intenções são cristalizadas neste design, uma coleção de modelos de personagem, essas figuras que povoam o filme, desde o protagonista até às presenças mais marginais.

 

memoria top mhd 2021 melhores posters
© MUBI

04. MEMORIA

Alguns dos melhores posters são aqueles que sintetizam as qualidades dos seus filmes, quiçá até os seus temas mais intrínsecos e mais profundos segredos. Assim é com a nova fita do tailandês Apichatpong Weerasethakul, uma meditação sobre os sons misteriosos e o modo como o passado reverbera nas paisagens do presente. No desenho, Tilda Swinton dorme sobre as montanhas da Colômbia, mas ela é também as montanhas. O sono e o sonho sobrepõem-se sobre um cenário natural feito de humanidade.

 

top mhd 2021 the french dispatch
© NOS Audiovisuais

03. CRÓNICAS DE FRANÇA DO LIBERTY, KANSAS EVENING SUN

É extraordinário quanto este poster seve de sumário visual em relação ao novo filme de Wes Anderson. Inspirando-se nas capas da revista “New Yorker,” este desenho incluiu referências aos vários capítulos da fita, artigos ilustrados e devaneios literários. Podíamos passar um dia inteiro a observar os mais ínfimos detalhes desta criação, suas mais minúsculas delícias e pormenores cómicos.

 

top mhd 2021 melhores posters maes paralelas
© Pris Audiovisuais

02. MÃES PARALELAS

Quando se divulgou este poster espanhol para as “Mães Paralelas” de Almodóvar, houve alarido e choque puritano. Depressa se tornou evidente que um cartaz mais convencional teria que ser feito. De facto, o poster com linhas perpendiculares e a face de Penélope Cruz é mais famoso, mas nós preferimos a marotice desta colagem, onde o mamilo que dá leite se torna num olho lacrimoso. Trata-se de uma sublime ilustração da tragédia e do melodrama materno, sobrepostos num oceano de emoção rubra, o choro e o vermelho típico deste realizador.

 

top mhd melhores posters 2021 spencer
© Cinemundo

01. SPENCER

Ironia das ironias, depois de tanto exultarmos a ilustração, acabamos por coroar um poster fotográfico como o melhor de 2021. Enfim, este é um caso inegável de genialidade gráfica, um sublime uso de espaço negativo e perfeita junção de glamour e sentimentalidade. No filme, esta imagem é muito mais sórdida, mas aqui, por exclusão de partes, torna-se num retrato oblíquo da Princesa do Povo, uma projeção de luxo e dor em igual medida, um resumo perfeito das tonalidades selvagens de “Spencer,” seu amor pelo excesso e pelo suplício vestido a rigor.

Lê Também:
Os Melhores Jogos de 2021 | TOP MHD

Concordas com as nossas escolhas? Deixa a tua reposta nos comentários e lê as nossas restantes listas sobre o melhor de 2021.

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Cláudio Alves has 1692 posts and counting. See all posts by Cláudio Alves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.