Nicole Kidman como Virginia Woolf em As Horas, de Stephen Daldry

TOP Interpretações Nicole Kidman | 4. As Horas

                   

Em As Horas, Nicole Kidman interpreta a lendária escritora britânica Virginia Woolf e a intensa transformação e entrega valeu-lhe o seu primeiro Óscar da Academia.

Quando nos deparamos com aquelas pessoas que gostam de defender que Nicole Kidman só ganhou o seu Óscar por As Horas por causa do trabalho de maquilhagem na criação do look de Virginia Woolf, temos subitamente uma grande vontade de nos tornarmos violentos, mas depois lembramo-nos de algo essencial: possivelmente nunca viram o filme de Stephen Daldry com olhos de ver, ou provavelmente não o viram de todo.

Se é certo que a transformação física muito auxilia ao distanciamento entre a atriz e o sujeito que representa, o desempenho de Kidman no drama de Daldry não pode ser descrito de outra forma que não de um ato de completa transfiguração e metamorfose. Capturando a essência evasiva de Woolf – mas também todos os mais detalhados maneirismos – Kidman traça um retrato complexo e devastador de um dos grandes génios da literatura do século XX mas, acima de tudo, de uma mulher que se debate de igual forma e intensidade com a sua arte e a sua própria mente.

as horas

No enredo acompanhamos a crescente depressão e insatisfação de Virginia Woolf com a sua vida ao tentar escrever seu novo romance “Mrs. Dalloway” em 1920. Desdobrando-se em 3 gerações distintas, observamos como este romance afeta a vida de outras duas mulheres (uma dona de casa grávida em 1951 e uma editora em 2001).

Lê Também:
A Caminho dos Óscares 2019: As favoritas ao prémio de Melhor Atriz

Com um desempenho tremendamente eficaz, Kidman convém na perfeição o embate entre uma imensa crise existencial e uma tristeza crónica profunda. Um Óscar sem contestação, uma performance para os anais da história.

                   

Catarina Oliveira

Licenciada em Ciências da Comunicação e com formação complementar em Design Gráfico, além de editora e diretora criativa da MHD é também uma das sócias fundadoras da mais recente face da empresa. Colaboradora de Cinema na Vogue Portugal. Gestora de conteúdo na Lava Surf Culture e NOS Empresas - Criar uma Empresa. Autora do blog de Cinema Close-Up.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *