© Big Picture Films

Uncharted | Quanto tempo demorou a adaptação cinematográfica?

Quanto tempo demorou a adaptação do videojogo “Uncharted” para o grande ecrã? Desvendamos alguns dos seus segredos de bastidores. 

A estreia de “Uncharted” está marcada para a próxima quinta-feira, 17 de fevereiro. Com Tom Holland no principal papel, este é o novo filme do ator britânico logo após a estreia de “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa” no mês de dezembro. Veremos Tom Holland a vestir a roupa de um dos heróis mais amado do universo dos videojogos, Nathan Drake.

Mas quanto tempo demorou a adaptação cinematográfica de “Uncharted”? Revelamos praticamente todos os segredos dos bastidores, que remontam há mais de uma década atrás, altura em que Tom Holland certamente ainda estaria a atravessar os pesadelos da puberdade.

Como os verdadeiros amantes da série sabem, a adaptação cinematográfica de “Uncharted” foi uma dor de cabeça para os estúdios Sony. Durante muitos anos, a passagem dos videojogos para o grande ecrã foi uma constante incerteza.

Mas como a esperança é a última a morrer, o projeto ganhou vida, graças aos esforços do realizador, Ruben Fleischer – o realizador de “Venom” (2018) e de “Zombieland”. Do universo dos monstros para o género de aventuras, que parece querer consolidar um novo Indiana Jones, Fleischer conseguiu garantir duas das maiores estrelas mundiais no seu filme: Tom Holland e Mark Wahlberg.

Segue com a leitura deste artigo tão especial, para que conheças quanto tempo demorou a adaptação de “Uncharted” e o que poderá significar para a carreira de Tom Holland.



the fighter o último round axn movies
“The Fighter – O último Round” | ©AXN Portugal

David O. Russell e a ideia original para Uncharted

A Sony Pictures sempre esteve associada à adaptação cinematográfica de “Uncharted“. Embora não estivessem a contratar um realizador em específico, decidiram perseguir David O. Russell. Falamos de um dos maiores nomes do cinema norte-americano da última década, que fez sucesso nos Óscares com os filmes “The Fighter – O Último Round” (2011), “Guia para Um Final Feliz” (2012) e “Golpada Americana” (2013).

Russell sempre foi apaixonado por dramas, mas em algumas entrevistas com meios de comunicação em Hollywood referiu o quanto era apaixonado pelo videojogo e faria de tudo para vê-lo adaptado para a sétima arte. Precisamente em dezembro de 2010, David O. Russell revelou ao Los Angeles Times que estava interessado nas dinâmicas familiares do protagonista Nathan Drake. Via-o, por exemplo, como uma maneira de lidar com as questões que dominavam o seu cinema. O objetivo seria dar um ar fresco e mais realista, embora num filme de aventuras de grande escala.

joy fox
“Joy” © Twentieth Century Fox

A versão de David O. Russell teve realmente luz verde, que levou o cineasta a escolher Mark Wahlberg para o papel de Nathan Drake. Contudo, a Deadline revelou que o cineasta não quis seguir em frente, porque estava mais interessado em rodar “Guia Para uma Final Feliz”, com Bradley Cooper, Jennifer Lawrence, Robert DeNiro e Jacki Weaver. Neste sentido, Russell seria o primeiro realizador a deixar este projeto, mas não foi o último.

Com alguma surpresa já não ouvimos falar do 5 vezes nomeado para os Óscares David O. Russell desde 2015, ano do lançamento de “Joy“. Infelizmente, muitos dos seus projetos tiveram o apoio e carimbo da The Weinstein Company, arruinada pelos escândalos de abusos sexuais e abusos de poder de Harvey Weinstein. Mas essa é outra história. Já colocámos o cineasta na nossa análise da década 2010-2020 sobre os prémios da Academia.




Neil Burger e as suas ideias para um filme de Uncharted

Com David O. Russell de fora do projeto, alguém teria que assumir a realização de “Uncharted”. Entraria o cineasta Neil Burger, responsável pela série de filmes adolescentes “Divergente”. O seu nome ficou associado a “Uncharted” depois do sucesso de bilheteira com o drama “Sem Limites” (2011), com Bradley Cooper e Robert DeNiro.

Na entrevista com o We Got This Covered, em julho de 2011, Neil Burger disse que a sua versão de “Uncharted” iria partir do zero, sem qualquer associação às ideias desenvolvidas por David O. Russell. Portanto, quis deixar Mark Wahlberg de fora. O objetivo era entregar algo que respondesse às expectativas dos fãs, sendo fiel aos jogos, ao mesmo tempo em que criava algo único, que tivesse vida suficiente no grande ecrã.

Estamos a reescrever o argumento desde o zero, e estou a entrar nisto precisamente agora, prestes a fechar o acordo. Até que o argumento seja escrito, nunca sabes quem vai entrar nele ou não. Mas há muitos bons atores por aí que até se parecem com Nathan Drake e que poderiam fazer isso. Eu amo o projeto, acho que é uma grande aventura e é um passeio insano… o jogo é e o filme será. Quero dizer, existe um caráter muito bom na sua essência, Nathan é um pouco um vigarista, um traficante… sabe as suas coisas, corajoso… é ótimo.

As inúmeras ambições de Neil Burger resultaram em fracasso e, como nada parecia seguir em frente com a produção, também ele abandonaria a ideia.




Uncharted deveria ser lançado em 2016!

Com avanços e recuos inesperados, “Uncharted” parecia estar de novo na mira dos estúdios Sony, quando foi anunciada a sua estreia em salas a 10 de junho de 2016.

Tudo resultou do sucesso de bilheteira com “22 Jump Street” parecia uma forma do estúdio seguir adiante com a adaptação, que teria Seth Gordon como realizador.

baywatch marés vivas fox
“Baywatch – Marés Vivas” |

Infelizmente, a associação de Seth Gordon a “Uncharted” durou 1 ano, mas as coisas complicaram-se como o cineasta decidiu largar esse projeto para realizar o filme “Baywatch: Marés Vivas” (2017), com Dwayne Johnson e Zack Efron e que adapta a mais conceituada série de praia com Pamela Anderson ao grande ecrã. Novamente sem realizador, “Uncharted” jamais poderia vir a estrear em 2016.

Foi adiado para 30 de junho de 2017. Não foi a última vez que os estúdios Sony adiaram o projeto. “Uncharted” teve uma longa lista de datas de lançamento de 2020, 2021 e 2022. É costume dizermos que à terceira é de vez, mas não foi o caso com a adaptação cinematográfica de “Uncharted”.




Chris Pratt
Chris Pratt, “Jurassic World” | © NOS Audiovisuais

Chris Pratt esteve prestes a entrar em Uncharted

No final de 2014, Chris Pratt tornou-se uma estrela de cinema mundial, e continua a sê-lo nos dias de hoje. Longe estavam os anos em que ficou célebre pela sua participação na série “Parks and Recreation”. Chris Pratt não era somente o rosto de um dos maiores blockbusters do verão com “Guardiões da Galáxia“, como ainda deu voz ao protagonista de “O Filme Lego” e ficou responsável por liderar o elenco dos novos filmes de “Mundo Jurássico”, da Universal.

Lê Também:   Chris Pratt | 10 Papéis essenciais

Dada sua notoriedade, não foi surpresa nenhuma a Sony ter tentado aliciar Chris Pratt a entrar na adaptação de “Uncharted”. Segundo relevado pelo The Hollywood Reporter em 2014, Mark Boal estaria a bordo do filme para escrever o argumento e Chris Pratt poderia vir a ser o protagonista.

O seu nome, por exemplo, esteve associado ainda a Indiana Jones, e basta percorrer o Google e o Pinterest para contemplar alguns desenhos e imagens fan-made do ator norte-americano na pele do célebre arqueólogo.

filmes na tv
Peter Quill/Star-Lord (Chris Pratt)

Como é sabido, Chris Pratt acabaria por recusar o papel de Nathan Drake. Mesmo assim, o sonho da adaptação não estava perdido. Tom Holland, também ele uma estrela do Universo Cinematográfico da Marvel, entraria finalmente na adaptação de “Uncharted”. 



Tom holland
© Gake Skidmore

Tom Holland, uma das maiores estrelas mundiais como Nathan Drake

Desde maio de 2017, que o filme “Uncharted” passou de um sonho ambicioso da Sony para realidade. Foi o ano em que ouvimos pela Deadline, que Tom Holland iria juntar-se ao projeto. Com apenas 21 anos, Tom Holland seria um Nathan Drake mais novo, mas isso não era um problema. Segundo o estúdio era apenas uma questão de tempo até ao público e fãs dos jogos habituarem-se à ideia. Queriam fazer um filme sobre as origens desde herói dos videojogos. Ou seja, uma prequela dos videojogos, que pudesse ter algo de inovador.

Homem-Aranha: Sem Volta a Casa
Tom Holland e Benedict Cumberbatch em “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa” (2021) ©Big Picture Films

A associação de Tom Holland a “Uncharted” nasceu precisamente da associação do ator à figura de Homem-Aranha. Sendo Holland adulto com cara de teenager capaz de dar um ar refrescante à sétima arte e de apelar às audiências em todo o mundo, a Sony não quis largar o ator e levou-o a agarrar um projeto que parecia nunca mais ganhar vida.

Lê Também:   Tom Holland a caminho de biopic de Fred Astaire

Não poderemos esquecer, de todo, que os inúmeros talentos de Tom Holland, precedem as tramas de super-heróis. Afinal foi ele que esteve ao lado de Naomi Watts no filme “O Impossível” (2012), que valeu à atriz australiana a sua segunda nomeação aos Óscares.

Amado pela crítica e pelo público, Tom Holland esteve responsável por protagonizar três filmes de “Homem-Aranha”, sendo o último um dos maiores sucessos de todos os tempo.  E o seu desempenho como Nathan Drake terá certamente tanto sucesso quanto o filme de Spiderman, nem será de estranhar vê-lo numa potencial sequela.

Lê Também:   Tom Holland | De Billy Elliott a Peter Parker

A Sony cuida bem desta estrela de 25 anos, e mesmo passado 5 anos desde a sua associação ao projeto, a verdade é que “Uncharted” vai chegar ao cinema com Tom Holland.




Uncharted
Uncharted © Sony Pictures

Como é que Mark Wahlberg se juntou a Uncharted?

Uncharted” parece fazer nascer uma nova dupla cinematográfica: Tom Holland e Mark Wahlberg. Ainda se lembram quando dizemos, no início desde artigo, que Mark Wahlberg seria Nathan Drake num filme “Uncharted” realizado por David O. Russell? Uma década depois, a revista Variety revelou que o ator teria assinado um contrato com a Sony para regressar ao filme.

Desta vez, contudo, não iria interpretar Nathan Drake, mas o seu mentor Victor “Sully” Sullivan. Foi algo inesperado, e embora a produção tenha sido complicada, Wahlberg mostrou-se confiante, revelando que queria tornar “Uncharted” especial. Depois de Wahlberg, seria a vez de encontrar um realizador.

Tom Holland
Tom Hardy em “Venom”

Foi então que a Sony encontrou respostas noutro grande nome dos seus estúdios, Ruben Fleischer. Fleischer catapultou para a fama com a longa-metragem “Zombieland”. Mesmo responsável pelo filme “Força Anti-Crime” (2013), um dos maiores fracassos da última década com Ryan Gosling e Emma Stone, Fleischer conseguiu ser abraçado pelo público quando realizou “Venom”, a ansiosa adaptação / spin-off do vilão de Homem-Aranha para o ecrã.

E esse foi apenas o primeiro filme de super-heróis que fez para a Sony, antes de “Uncharted“. Mesmo numa adição de última hora, Ruben Fleischer conseguiu concluir a rodagem “Uncharted” e, portanto, foi bem sucedido em comparação com os nomes de Hollywood avançados anteriormente.

Nada acontece por acaso, e agora um dos maiores atores do universo de super-heróis, junta-se a um dos maiores nomes da realização de filmes de super-heróis. Certamente, a relação Tom Holland – Mark Wahlberg – Ruben Fleischer tem todos os ingredientes para durar.




Uncharted tom Holland Mark Wahlberg
©Sony Pictures

Como é que a pandemia afetou a rodagem de Uncharted?

A rodagem de “Uncharted” teve que ser cancelada logo no primeiro dia de filmagens devido à pandemia COVID-19. Estávamos em março de 2020. Foram anos de concepção bastante duros e com reviravoltas impressionantes, que tristemente a pandemia acabou por arruinar.

Lê Também:   Tom Holland vai continuar a ser Homem-Aranha por mais algum tempo

O impacto incerto da COVID-19 em “Uncharted” refletiu-se no facto do filme ter ficado sem data oficial para o recomeço das filmagens e a sua estreia teria que ser adiada. Eventualmente, após o fim do primeiro confinamento em julho, as câmaras voltaram a filmar em julho de 2020. A Tom Holland e Mark Wahlberg, juntavam-se outros nomes do cinema internacional, como Sophia Ali, Tati Gabrielle, Pingi Moli e o célebre ator espanhol Antonio Banderas.

Então quanto tempo demorou a adaptação de Uncharted?

Depois da infeliz paragem devido à pandemia “Uncharted” estava de novo no mapa das estreias. Foram precisos alguns meses até à sua conclusão, mas lá a equipa conseguiu celebrar! A Sony anunciava a estreia final de “Uncharted” para fevereiro de 2022 nos Estados Unidos.

MHD uncharted tom holland nathan drake
©Sony Interactive Entertainment

Por mais incrível que pareça, a adaptação de “Uncharted” do universo dos videojogos para o cinema demorou mais de 10 anos (!!!). Talvez seja uma das adaptações mais longas do século XXI, mas é bom vermo-la ganhar vida.

O sonho de transformar um dos maravilhosos jogos da Playstation, com mais de 42 milhões de cópias em todo o mundo, promete conquistar os espectadores nas salas de cinema mundiais a partir deste mês.

Os portuguesas poderão ver “Uncharted” nas principais salas de cinema do país a partir do dia 17 de fevereiro.

(publicado originalmente a 11 fevereiro 2022)

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1438 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *