© Studio Proper, via Unplash

Usas carregador sem fios? Temos boas e más notícias

Nos últimos tempos, os carregadores sem fios tornaram-se cada vez mais populares. No entanto, se utilizas este método, há que ter cuidado.

Depois de uma imposição feita pela União Europeia, em que obrigou aos fabricantes colocarem em todos os aparelhos uma entrada USB-C para o carregamento dos mesmos, o iPhone perdeu o seu icónico cabo e entrada de carregamento.

No entanto, para os smartphones mais recentes, há outro meio de carregamento utilizado, e de forma universal, os carregadores sem fios, em que basta pousar o telemóvel.

Mas será que este meio é prejudicial para o teu smartphone?

É por isto que não deve carregar o telemóvel em estações públicas
Foto de William Hook no © Unsplash




Antes de chegarmos aos resultados, vamos explicar como é que este método de carregamento funciona. O carregamento é feito por indução eletromagnética para transferir energia elétrica do carregador para o smartphone.

E o que é a indução eletromagnética? Um fenómeno em que um campo magnético em rápida transição produz energia elétrica, num circuito fechado, que interage com esse campo magnético. Para este carregamento funcionar, o smartphone também tem de ser compatível.

Lê Também:   Qual era o filme que estava em alta no dia em que nasceste?

Ao posar o smartphone numa base destas, o campo magnético em transição mudança interage com a bobina de cobre dentro do smartphone, induzindo uma corrente elétrica, carregando-o. 

Para alguns utilizadores, este meio de carregamento pode danificar a bateria do telemóvel, devido ao carregamento sem fios gerar mais calor, colocando a bateria sob tensão. Apesar de acontecer, o próprio sistema do telemóvel reage em conformidade, se assim acontecer, a velocidade de carregamento é diminuída.

Além disso, o que aquece é a bobina de cobre, visto que a bateria está protegida por uma camada de isolamento térmico. Qualquer das maneiras, é preciso ter sempre cuidado.

Qual é a forma que costumas carregar o telemóvel? 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *