BTS no filme "Bring The Soul: The Movie" | ©BIGHIT ent.

VMAs 2019 | BTS ganha prémio na controversa categoria k-pop

Os BTS, o grupo de K-Pop mais popular do mundo, ganhou o seu primeiro prémio nos VMAs.

O grupo K-Pop venceu o prémio inaugural da categoria K-Pop dos VMAs pela sua música “Boy with Luv” com a Halsey. O grupo não esteve presente para receber o prémio, pois estão num período alargado de descanso.

Enquanto que a criação desta categoria parece dar atenção à popularidade da música coreana na cultura mainstream dos EUA, os fãs têm sido bastante vocais contra a criação desta categoria, por poder ser considerada como racismo. Nenhum dos nomeados nesta categoria, nem mesmo os BTS, estava nomeados para as categorias mais importantes como Vídeo do Ano ou Artista do Ano. O grupo esteve nomeado para Melhor Colaboração com Halsey, Melhor Direção de Arte e Melhor Coreografia.

Lê Também:
BTS | Tudo o que precisas de saber

Não é difícil de perceber o porquê de gerar alguma controvérsia, pois os BTS conseguiram ultrapassar muitos dos nomeados americanos, canadianos e australianos, que não foram exilados numa categoria baseada na nacionalidade. O grupo ultrapassou os Jonas Brothers, que estavam nomeados para Artista do Ano. O conjunto foi o primeiro grupo K-Pop a ter um álbum no primeiro lugar do Top 200 da Billboard, e foram os primeiros, depois dos Beatles, a ter três álbuns no primeiro lugar em 12 meses. Para além disso, “Boy with Luv” ultrapassou todos os recordes no Youtube, batendo mesmo Taylor Swift.

VÍDEO | VÊ UMA DAS PERFORMANCES DOS VMAS 2019

Quando a categoria K-Pop foi anunciada no mês passado, muitos fãs apontaram que a inclusão desta categoria foi a maneira da MTV ser sorrateira e de ser excludente, enquanto tentavam integrar os fãs dos outros grupos nomeados, que foram Monsta X, Blackpink, EXO, NCT 127 e TXT.

Pelos nomeados deu para perceber que os organizadores não conhecem bem a música vinda da Coreia do Sul, só colocando artistas na categoria baseada na etnicidade. Um dos artistas mais aclamados, Epik High, não fez parte da lista. O trio até participou no festival Coachella em 2016, antes das Blackpink, sendo o primeiro grupo a participar no festival.

Depois temos os Monsta X, que foram nomeados com a música “Who Do U Love?”, uma música completamente em inglês. Também não ajuda a MTV dar os parabéns pela a nomeação a French Montana, o colaborador dos Monsta X nesta música, sem mencionar o grupo de K-Pop. Estranhamente, esta é a única nomeação de Montana devido à sua associação com os Monsta X.

A MTV afirmou não sobre este criticismo, mas há uns dias atrás, eles anunciaram três novas categoria votadas por fãs. Os prémios votados por fãs não têm o mesmo prestigio dos prémios votados por críticos.

O que pensas sobre esta situação?

Ana Inês Carvalho

Licenciada em História de Arte. Viciada em filmes e música, em especial k-pop, e também wrestling.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *