Richard Beymer como Tony e Natalie Wood como Maria em "West Side Story" © 20th Century Studios

West Side Story | Os atores cantam no filme de Steven Spielberg?

Em West Side Story de 1961 todo o elenco tinha dobragem só para as canções. Será que na versão de Spielberg os atores cantam as suas músicas?

Sabias que no filme “West Side Story – Amor Sem Barreiras” de 1961, algumas personagens principais foram dobradas por cantores profissionais? Sim, é verdade. Praticamente todos os atores foram dobrados parcialmente ou na íntegra.

O caso mais flagrante é o da atriz Natalie Wood, que deu vida a Maria na produção original, mas que no entanto, foi dobrada pela cantora Marni Nixon.

Marni Nixon fazia parte de uma lista de cantores fantasmas, cujo rosto numa chegamos a ver nos filmes e que estiveram responsáveis por dobrar atores célebres, quando os mesmos não sabiam cantar. Nixon, por exemplo, foi também responsável por dar voz aos momentos musicais de Audrey Hepburn no igualmente aclamado My Fair Lady – Minha Linda Lady” (1964). Outros casos são os de Bill Lee que cantou em vez do ator Christopher Plummer em “Música no Coração” (1965).

Mais recentemente, o caso mais estranho foi o de Drew Seely que cantou por Zac Efron no primeiro filme de “High School Musical”. Felizmente Zac Efron empenhou-se e cantou nas duas sequelas dessa história Disney.

West Side Story
Richard Beymer como Tony e Natalie Wood como Maria em “West Side Story” © 20th Century Studios

Mas e quanto à produção de “West Side Story”, de Steven Spielberg? Será que todos os atores cantam realmente as canções das suas personagens na nova adaptação desta conceituada peça da Broadway? Ou será que temos novamente cantores fantasmas? Conhece tudo a seguir.

Lê Também:
West Side Story, em análise

Quem está no elenco de West Side Story 2021?

West Side Story” é o primeiro projeto musical de Steven Spielberg, adaptado do musical original da Broadway de 1957 com o mesmo nome. Por sua vez, adaptação ou reimaginação de “Romeu e Julieta” de Shakespeare, por parte dos célebres Leonard Bernstein e do falecido Stephen Sondheim.

O novo filme é protagonizado por Ansel Elgort (“Baby Driver“) e Rachel Ziegler, que faz a sua estreia no grande ecrã e em breve será a nova Branca de Nova. O argumento segue o mesmo enredo da versão de 1961, e foi escrito por Tony Kushner, conhecido pelo seu trabalho no filme “Lincoln”, também realizado por Spielberg.

West Side Story
Ansel Elgort, Corey Stoll, Rachel Zegler, Josh Andres Rivera, Steven Spielberg, Mike Faist, Rita Moreno, Brian d’Arcy James, Ariana DeBose, David Alvarez, Kevin McCollum, Alan Horne, Kristie Macosko Krieger e Tony Kushner | Photo by Jamie McCarthy/Getty Images for 20th Century Studios

Na versão de 1961, o elenco não cantava as suas próprias canções. Além do caso já referido de Natalie Wood, dobrada por Marni Nixon, Richard Beymer (que dava a vida a Tony) foi dobrado por Jimmy Bryant, Russ Tamblyn (o Riff) foi dobrado por Tucker Smith na canção “Jet Song” e Rita Moreno (a icónica Anita) foi dobrada por Betty Ward na música “A Boy Like That”.

A questão foi polémica na época, pois os créditos não eram dados aos responsáveis pelas dobragens.  Nixon chegou a levar a indústria cinematográfica a tribunal, defendendo os direitos dos cantores fantasmas. De acordo com Stephen Cole, co-autor do livro de memórias de Marni Nixon, “I Could Have Sung All Night”, Wood sabia que Nixon havia sido contratada para cantar, no entanto, pensou que ela dobraria apenas as notas mais altas, não as canções inteiras. Wood ainda gravou as suas músicas nos estúdios, mas Nixon foi contratada mais tarde e cantou as músicas novamente, sem qualquer conhecimento de Wood. Para Cole, isso era uma barbaridade, uma vez que mentiam a Natalie Wood.

Será que os atores cantam em West Side Story em 2021?

Contratar atores que não sabem cantar para papéis em musicais é uma coisa do passado. No entanto, existem exemplos notáveis ​​e ocasionais de filmes que deram prioridade a notabilidade de um ator em detrimento de suas habilidades de canto, como Dwayne Johnson em “Moana”, ou Pierce Brosnan em “Mamma Mia”.

Rachel Zegler é mesmo quem canta na nova versão de “West Side Story”. Aliás, esse era o objetivo de Steven Spielberg, que acabou por escolher a atriz entre mais de 30.000 candidatas para o papel. Ao contrário de Natalie Wood, que era uma atriz americana com ascendência russa, Zegler é latina e descendente de colombianos e polacos. No musical, Maria é porto-riquenha, e Spielberg fez uma promessa pública, de que os papéis de Maria, Anita, Bernardo, Chino e de todos os Sharks seriam interpretados por atores latinos.

Ansel Elgort também foi responsável por cantar as músicas da sua personagem. Com um elenco jovem e talentoso, “West Side Story” não precisou contratar os cantores fantasmas. Temos a certeza que todos deram o seu melhor e estamos ansiosos por ver este filme, que chega às salas portuguesas na próxima semana.

Rachel Zegler e Ansel Elgort cantam em West Side Story

West Side Story chega às salas de cinema em Portugal em 2021. Fica atento aos conteúdos relacionados com este filme que iremos partilhar em breve. 

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1376 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.