Foto de Lepraxis no © Pixabay

Está a chegar ao WhatsApp a maior mudança de sempre

O WhatsApp, uma das principais aplicações de mensagens usadas globalmente, enfrenta mudanças significativas devido à nova Lei dos Mercados Digitais (DMA) da União Europeia.

Esta regulamentação, que entrou em vigor recentemente, tem como objetivo garantir uma competição justa no setor de tecnologia. Além disso, tem também o intuito de proporcionar aos consumidores mais opções de serviços alternativos.

Assim sendo, sob essa nova lei, a Meta, proprietária do WhatsApp e do Messenger, foi identificada como uma empresa guardiã no espaço das mensagens instantâneas, devido à sua enorme base de utilizadores.

Lê Também:   WhatsApp | Descobre como esconder mensagens sem as arquivar

Para cumprir as diretrizes da DMA, o WhatsApp está a trabalhar no desenvolvimento de recursos de interoperabilidade que permitirão a comunicação entre utilizadores sem a necessidade de criar uma conta na plataforma de mensagens mais usada em todo o mundo.

Isso significa que, em breve, vais poder enviar mensagens para contactos do WhatsApp mesmo se estiveres a utilizar outra aplicação de mensagens.




META TEM SEIS MESES PARA EVITAR MULTAS

WhatsApp e a revolução que acaba com os números de telemóvel
Foto de LoboStudioHamburg no © Pixabay

A Meta, que detém a responsabilidade de implementar essa interoperabilidade, enfrenta multas substanciais caso não cumpra as diretrizes no prazo máximo de seis meses. Estas coimas podem chegar a 10% do seu faturamento anual global.

Porém, de acordo com o WABetaInfo, o WhatsApp já começou a trabalhar na interoperabilidade com outras aplicações de comunicação. Prova disso mesmo é que os testers detetaram um novo ecrã em branco intitulado “Chats de terceiros” na versão beta 2.23.19.8 da aplicação na Google Play Store.

Lê Também:   Está na hora de ir ao ginásio? Estas são 7 dicas essenciais para iniciantes

Essa mudança tem o potencial de abrir espaço para aplicativos de mensagens com bases de utilizadores mais pequenas, como o Signal, competirem diretamente com gigantes como o WhatsApp e o Telegram.




UTILIZADORES TERÃO LIBERDADE TOTAL NA ESCOLHA

whatsapp
© Meta, via MHD

Além disso, os utilizadores terão a flexibilidade de escolher a aplicação de mensagens que preferirem, independentemente da escolha dos seus contatos.

É importante destacar que a criptografia de ponta a ponta será mantida, mesmo para mensagens provenientes de outras apps. No entanto, a implementação desse recurso pode afigurar-se como um desafio técnico com algum grau de complexidade.

Embora a DMA da União Europeia esteja a impulsionar estas mudanças, ainda não está claro se o WhatsApp pretende oferecer interoperabilidade fora da UE, onde não está sujeito à DMA.

Lê Também:   WhatsApp recebe funcionalidade que só está disponível para estes telemóveis

O anúncio oficial pode estar próximo, já que a empresa precisa de cumprir as diretrizes até março de 2024 para evitar ser (fortemente) penalizada financeiramente.

O que achas desta novidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *