Nastassja Kinski em “Paris, Texas” (1980) © Road Movies Filmproduktion

Wim Wenders | Conhece os 15 filmes exibidos no Espaço Nimas

A Magazine.HD dá-te a conhecer os 15 filmes de Wim Wenders que serão re-exibidos no Espaço Nimas até janeiro de 2020.

Já conheces os filmes de Wim Wenders? Se ainda não és fã deste cineasta alemão nascido em Düsseldorf a 14 de agosto de 1945, poderás ficar a conhecer os seus filmes na retrospetiva “Ao Correr do Tempo”, apresentada pela Medeia Filmes no Espaço Nimas. Nela poderás assistir a uma diversidade de filmes do tão conhecido cineasta desde o dia 11 de dezembro até ao dia 1 de janeiro.

1 de 16

Wim Wenders em destaque no Espaço Nimas

The State of Things - filmes cinema
“O Estado das Coisas” (1982) |© Wim Wenders Stiftung

Para celebrar esta retrospetiva a Medeia Filmes começou por citar a resposta de Wim Wenders à pergunta “Porque filma?”, aquando da sua entrevista ao jornal Libération. 

[…] porque filmo? Ora, porque… alguma coisa acontece, vemo-la acontecer, filmamo-la enquanto acontece, a câmara observa, conserva-a, podemos contemplá-la repetidamente, contemplá-la mais uma vez. A coisa já não está lá, mas a contemplação é possível; a verdade da existência desta coisa, essa, não se perdeu. […] A progressiva destruição da percepção exterior e do mundo é, por um instante, suspensa. A câmara é uma arma contra a miséria das coisas, nomeadamente contra o seu desaparecimento.”

As sessões especiais decorrem todos os dias, convocando o espectador para os filmes mais importantes da cinematografia de Wim Wenders, que ao lado de nomes como Rainer Werner Fassbinder ou Werner Herzog, marcou o Novo Cinema Alemão. De relembrar que Wim Wenders conta também com 3 nomeações aos Óscares da Academia, que aconteceu em 2015, 2012 e em 2000, as três vezes na categoria de Melhor Documentário – “O Sal da Terra” (2014); “Pina” (2011) e “Buena Vista Social Club” (1999), respetivamente.

A sessão de abertura é dedicada ao filme “Nick’s Movie – Um Acto de Amor” (1980), que Wenders realizou em conjunto com Nicholas Ray.  O ciclo “Ao Correr do Tempo” termina com “O Estado das Coisas” (1982), obra filmada no nosso país e que reuniu Samuel Fuller e Roger Corman, dois nomes incontornáveis do cinema norte-americano. Relembre que recentemente “Lisbon Story” celebrou os seus 25 anos no LEFFEST 2019.

Poderás conhecer melhor os diferentes filmes do ciclo de Wim Wenders “Ao Correr do Tempo” no listado a seguir.

1 de 16

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *