Nastassja Kinski em “Paris, Texas” (1980) © Road Movies Filmproduktion

Wim Wenders | Conhece os 15 filmes exibidos no Espaço Nimas

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A Magazine.HD dá-te a conhecer os 15 filmes de Wim Wenders que serão re-exibidos no Espaço Nimas até janeiro de 2020.

Já conheces os filmes de Wim Wenders? Se ainda não és fã deste cineasta alemão nascido em Düsseldorf a 14 de agosto de 1945, poderás ficar a conhecer os seus filmes na retrospetiva “Ao Correr do Tempo”, apresentada pela Medeia Filmes no Espaço Nimas. Nela poderás assistir a uma diversidade de filmes do tão conhecido cineasta desde o dia 11 de dezembro até ao dia 1 de janeiro.

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Wim Wenders em destaque no Espaço Nimas

The State of Things - filmes cinema
“O Estado das Coisas” (1982) |© Wim Wenders Stiftung

Para celebrar esta retrospetiva a Medeia Filmes começou por citar a resposta de Wim Wenders à pergunta “Porque filma?”, aquando da sua entrevista ao jornal Libération. 

[…] porque filmo? Ora, porque… alguma coisa acontece, vemo-la acontecer, filmamo-la enquanto acontece, a câmara observa, conserva-a, podemos contemplá-la repetidamente, contemplá-la mais uma vez. A coisa já não está lá, mas a contemplação é possível; a verdade da existência desta coisa, essa, não se perdeu. […] A progressiva destruição da percepção exterior e do mundo é, por um instante, suspensa. A câmara é uma arma contra a miséria das coisas, nomeadamente contra o seu desaparecimento.”

As sessões especiais decorrem todos os dias, convocando o espectador para os filmes mais importantes da cinematografia de Wim Wenders, que ao lado de nomes como Rainer Werner Fassbinder ou Werner Herzog, marcou o Novo Cinema Alemão. De relembrar que Wim Wenders conta também com 3 nomeações aos Óscares da Academia, que aconteceu em 2015, 2012 e em 2000, as três vezes na categoria de Melhor Documentário – “O Sal da Terra” (2014); “Pina” (2011) e “Buena Vista Social Club” (1999), respetivamente.

A sessão de abertura é dedicada ao filme “Nick’s Movie – Um Acto de Amor” (1980), que Wenders realizou em conjunto com Nicholas Ray.  O ciclo “Ao Correr do Tempo” termina com “O Estado das Coisas” (1982), obra filmada no nosso país e que reuniu Samuel Fuller e Roger Corman, dois nomes incontornáveis do cinema norte-americano. Relembre que recentemente “Lisbon Story” celebrou os seus 25 anos no LEFFEST 2019.

Poderás conhecer melhor os diferentes filmes do ciclo de Wim Wenders “Ao Correr do Tempo” no listado a seguir.




QUARTA-FEIRA, 11 de dezembro – “Nick’s Movie – Um Acto de Amor”, 21h3o

Wim Wenders
Wim Wenders e Nicholas Ray em “Nick’s Movie” (1980) © Wim Wenders Stiftung

Jonathan Zimmermann, um emoldurador em Hamburgo é diagnosticado com leucemia. Ripley, um vendedor de arte americano envolvido em falsificações, usa este facto para fazer com que um contacto na máfia recrutar Zimmerman como assassino profissional. Este concorda pensando no futuro financeiro da sua família. Vê-se então num pesadelo de mentira e duplo jogo. A narrativa age como metáfora entre a cultura americana de Hollywood e a cultura alemã do pós-guerra, efeito evidenciado pelo aparecimento de vários realizadores de Hollywood em papéis secundários. “Nick’s Movie” conta com duas exibições, a segunda será no dia 23 de dezembro às 15h.




QUINTA-FEIRA, 12 de dezembro – “A Angústia do Guarda-redes no Momento do Penalty”, 16h30

Wim Wenders
Arthur Brauss em “A Angústia do Guarda-Redes no Momento do Penalty” (1972) © Filmverlag der Autoren

O guarda-redes Josef Bloch é expulso de um jogo após cometer uma falta, num jogo fora de casa. Depois disso, vagueia pela cidade desconhecida, passa a noite com a funcionária de um cinema e estrangula-a na manhã seguinte. Em vez de fugir ou entregar-se à polícia, Bloch refugia-se na casa da ex-namorada, e espera que a polícia venha prendê-lo. O filme é uma adaptação do romance homónimo de Peter Handke.




SEXTA-FEIRA, 13 de dezembro – “Alice nas Cidades”, 16h30

Alice nas Cidades
Rüdiger Vogler em “Alice nas Cidades” (1974) © Westdeutscher Rundfunk (WDR)

O jornalista alemão Phillip Winter pretende escrever uma história sobre a América, mas não consegue nada para além de uma série de Polaroids. Antes de iniciar a viagem de regresso a casa, desapontado, aceita levar a pequena Alice com ele, fazendo um favor à mãe da rapariga. Em Amesterdão, a mãe de Alice falha o encontro combinado, e Philippe e Alice iniciam uma viagem para encontrar a avó dela, na Alemanha. Durante a viagem, a animosidade inicial entre ambos vai-se transformando numa relação afectuosa. Este é o primeiro filme da Trilogia Road Movie de Wim Wenders, onde se incluem “Movimento em Falso” e “Ao Correr do Tempo”.




SÁBADO, 14 de dezembro – “Os Belos Dias de Aranjuez”, 12h

Os Belos dias de Aranjuez
Sophie Semin em “Os Belos Dias de Aranjuez” (2016) © Medeia Filmes

Um belo dia de Verão. Um jardim. Um terraço. Uma mulher e um homem debaixo das árvores, com uma suave brisa de Verão. Ao longe, na vasta planície, a silhueta de Paris. Uma conversa tem início: perguntas e respostas entre a mulher e o homem. Fala-se de experiências sexuais, infância, memórias, a essência do Verão e a diferença entre homens e mulheres, fala-se da perspectiva feminina e da percepção masculina. Em fundo, dentro da casa que se abre para o terraço, para a mulher e o homem: o escritor, no processo de imaginar este diálogo e de o escrever. Ou será ao contrário? Será que aquelas duas personagens, lá fora, lhe estão a dizer aquilo que ele coloca no papel: um diálogo longo e final entre um homem e uma mulher?




DOMINGO, 15 de dezembro – “Tão Longe, Tão Perto”, 13h30

Tão Longe, Tão Perto
Heinz Rühmann e Otto Sander em “Tão Longe, Tão Perto” (1993) © Wim Wenders Stiftung

Sequela de Asas do Desejo, Tão Longe, Tão Perto! segue novamente um grupo de anjos que observam ansiosamente a vida dos humanos. Realizado seis anos depois, a cidade de Berlim aparenta ser um lugar muito diferente: unificado em nome, mas cheio de crime, corrupção e – no que acaba por ser um tema importante – americanos. O filme voltará a ser exibido na quinta-feira 19 de dezembro às 16h55. 




SEGUNDA, 16 de dezembro – “O Amigo Americano”, 19h

O Amigo Americano
Tom Cooper em “O Amigo Americano” (1977) © Bavaria Film

Jonathan Zimmermann acha que irá morrer em breve. Tom Ripley, um americano sem escrúpulos, sabe disso e explora a doença de Zimmermann em proveito próprio. Ele apresenta Jonathan a Minot, que se oferece para contratá-lo como assassino profissional. Jonathan não tem nada a perder, uma vez que vai morrer de qualquer forma, e assim poderá deixar algum dinheiro à família. Entre os dois, desenvolve-se uma amizade, que leva Ripley a intervir quando Zimmermann tem dificuldades em levar a cabo um homicídio. O filme é uma adaptação da obra “O Amigo Americano”, de Patricia Highsmith.




TERÇA, 17 de dezembro – “As Asas do Desejo”, 16h30

Wim Wenders
Bruno Ganz em “As Asas do Desejo” (1987) © Road Movies Filmproduktion

Na Berlim pós-guerra, Damiel e Cassiel são dois anjos que deambulam pela cidade. Invisíveis aos mortais, eles lêem os seus pensamentos e tentam confortar as almas que encontram. Entretanto, um dos anjos apaixona-se por uma trapezista, e deseja tornar-se humano para experimentar as alegrias e tristezas de cada dia. 




QUARTA, 18 de dezembro – “Buena Vista Social Club”, 16h30

Wim Wenders
Wim Wenders e Ibrahim Ferrer em “Buena Vista Social Club” (1999) © Road Movies Filmproduktion

Com uma pequena equipa, Wim Wenders acompanha o seu amigo Ry Cooder, responsável pela banda sonora de “Paris,Texas”, numa viagem a Havana. Cooder pretende gravar material para o primeiro álbum de Ibrahim Ferrer a solo, após ter gravado “Buena Vista Social Club” (que ainda não tinha sido editado naquela altura). Wenders faz uma imersão na música cubana e ao longo de vários meses observa e acompanha os músicos – primeiro em Havana e semanas mais tarde, numa viagem a Amesterdão, para a primeira actuação pública da banda (que nunca tinha tocado junta fora de um estúdio). Em Julho de 1998, acontece o concerto no Carnegie Hall, em Nova Iorque, e Wim Wenders continua a acompanhar a banda, que passa de esquecida a mundialmente famosa, em apenas alguns meses.




SEXTA, 20 de dezembro – “Paris, Texas”, 21h30

Wim Wenders
Nastassja Kinski em “Paris, Texas” (1980) © Road Movies Filmproduktion

Travis Henderson, desaparecido durante quatro anos, reaparece no deserto dos EUA, exausto e amnésico. Aos poucos, vai-se recordando da sua vida, sendo acolhido pelo seu irmão Walt, responsável por Hunter, filho de Travis. Como totais estranhos, Travis e Hunter começam a construir uma amizade e a conspirar para encontrar Jane, ex-mulher de Travis, e trazê-la de volta para formar uma verdadeira família.




SÁBADO, 21 de dezembro – “A Letra Escarlate”, 19h30

Wim Wenders
Senta Berger em “A Letra Escarlate” (1973) © Westdeutscher Rundfunk (WDR)

Adaptação do romance homónimo de Nathaniel Hawthorne, A Letra Escarlate conta a história de uma mulher que, por ser adúltera, é marginalizada pela comunidade puritana em que vive (Salem, no século XVIII) e forçada a usar a letra “A” nos vestidos. O seu marido, julgado desaparecido, regressa com outra identidade para descobrir quem fora o amante dela.




QUINTA, 26 de dezembro – “Ao Correr do Tempo”, 18h30

Ao Correr do Tempo
Rüdiger Vogler em “Ao Correr do Tempo” (1976) © Westdeutscher Rundfunk (WDR)

Uma história de amizade entre dois homens: Bruno, conhecido como “King of the Road”, que repara projectores de cinema e viaja pela Alemanha numa carrinha, e o psicólogo Robert, que foge ao seu passado. Quando Robert atira o seu carro para o rio Elba, é salvo por Bruno. Este é o início de um viagem pela Alemanha, que os leva desde Luneburgo até à Floresta da Baviera. Este é também o filme que dá o nome à retrospetiva da Medeia Filmes 




SEXTA, 27 de dezembro – “Lisbon Story – Viagem a Lisboa”, 21h30

LEFFEST
Lisbon Story de Wim Wenders será exibido em versão 4K © Madragoa Filmes

Debaixo de um monte de cartas está um lacónico, porém imperativo, telegrama: o engenheiro de som Philip Winter tem que viajar até Lisboa para ajudar o seu amigo Friedrich Monroe, que está a rodar um filme naquela cidade. Com um pé engessado, Winter atravessa a Europa de norte a sul até chegar à capital portuguesa, só que já é um pouco tarde demais: Friedrich desapareceu. Na grande casa onde vivia, o realizador não deixou mais do que uma película inacabada, imagens sem som recolhidas nas ruas de Lisboa com uma velha câmara de filmar, como a de Buster Keaton em “The Cameraman”.




SÁBADO, 28 de dezembro – “Movimento em Falso”, 17h

Wim Wenders
Rüdiger Vogler em “Movimento em Falso” (1975) © Westdeutscher Rundfunk (WDR)

Uma cidade no norte da Alemanha, Bonn, um palácio ao longo do Reno, a periferia de Frankfurt e, finalmente, a montanha Zugspitze – são estes os lugares da viagem que o jovem Wilhelm Meister inicia, na esperança de salvar-se da irritabilidade e do desânimo que o atormentam na sua cidade natal. Em lugares desconhecidos, pensa que será capaz de fazer o que sempre quis – colocar em prática a vontade incontrolável de escrever. Ele quer tornar-se um autor. Com a viagem, que conta com o apoio da sua mãe, Wilhelm espera ampliar os seus horizontes e, acima de tudo, encontrar-se. O filme conta com argumento de Peter Handke e Wim Wenders, a partir da obra de Goethe, “Os Anos de Aprendizagem de Wilhelm Meister”.




DOMINGO, 29 de dezembro – “Tokyo-Ga” 22h30

Tokyo-Ga
Poster de “Tokyo-Ga” (1985) © Chris Sievernich Filmproduktion

Neste tributo ao realizador Yasujiro Ozu, Wim Wenders viaja até Tóquio para encontrar a cidade representada na obra do mestre japonês.




DOMINGO, 29 de dezembro – “O Estado das Coisas” 21h30

The State of Things - filmes cinema
“O Estado das Coisas” (1982) |© Wim Wenders Stiftung

Uma equipa de cinema filma, em Portugal, perto de Sintra, “The Survivors”, um remake de um clássico da série B americana, “The Most Dangerous Man Alive”, de Allan Dwan. Mas a película e o dinheiro acabam-se, o produtor desaparece e eles ficam à espera. Até que o realizador decide partir para Los Angeles, à procura dele.

Já conhecias estes filmes de Wim Wenders apresentados no ciclo “Ao Correr do Tempo”? Qual o teu filme preferido de Wim Wenders. Estamos a aguardar a tua opinião. 

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