Winner | ©YG Entertainment

Winner | Tudo o que precisas de saber

[tps_header]

Aqui está mais um ‘Tudo o que precisas de saber’ de um grupo de k-pop! Esta é a vez dos Winner!

Os Winner são um grupo k-pop masculino formado em 2013 pela YG Entertainment através do programa de sobrevivência “WIN: Who’s Next?”. O grupo, atualmente, é consistido por quatro membros: Jinwoo, Seunghoon, Mino e Seungyoon. Anteriomente, o conjunto tinha cinco membros, mas em Novembro de 2016 Taehyun decidiu deixar a banda por razões de saúde.

[/tps_header]

História

Em 2010, o líder do grupo, Kang Seung-Yoon, foi um competidor do programa da Mnet “Superstar K”, onde terminou em quarto lugar. No ano seguinte, ele assinou com a YG Entertainment e estreou-se na sitcom da MBC “High Kick: Revenge of the Short Legged”. Em 2013, ele estreou-se a solo com várias músicas, incluindo o hit “It Rains”.

Já Kim Ji-woon foi levado para a YG por Seungri dos BigBang, em 2010, por via da sua academia de dança. Nam Tae-hyun foi recrutado numa audição em 2011. Lee Seung-hoon competiu no programa da SBS “K-Pop Star” em 2012, onde terminou em quarto lugar. Pouco depois ele assinou contrato com a YG. Por fim, Song Min-ho estreou-se, inicialmente, pela companhia Y2Y Contents Company com o grupo BoM, de onde acabou por sair dois anos depois. Em 2013, ele juntou-se à YG fazendo uma audição, depois de algumas pessoas terem visto no programa do Channel A, “The Strongest K-Pop Survival”.

Em 2013, os cinco competiram como a “Equipa A” no programa “WIN: Who’s Next?” contra a “Equipa B”, que consistia de outros trainees da YG, alguns acabaram depois por formar o grupo IKON. A “Equipa A” saiu vencedora, dando-lhes o título de Winner, e começaram a preparar-se para a sua estreia. O grupo até foi o acto de abertura para os BigBang durante a sua digressão no Japão, e também tiveram o seu próprio reality show, “Winner TV”, que consistiu de 10 episódios.

Já em 2014, o grupo fez uma performance durante o concerto das 2NE1, “All or Nothing”, em Seul. O conjunto continuou a fazer algumas performances na digressão mundial das 2NE1 desse ano. No meio disso, eles acabaram por se juntar à YG Family Power World Tour. Entre Junho e Agosto, a banda foi re-introduzida ao público com imagens e vídeos. O grupo teve muitos atrasos com a sua estreia, mas finalmente conseguiu estrear-se com os singles “Empty” e “Color Ring”.

Depois da sua primeira aparição no programa “Inkigayo”, o grupo acabou por se tornar num dos conjuntos a conseguir a sua primeira vitória mais rapidamente, no programa “M! Countdown”. Os dois singles foram um sucesso enorme, tanto nos Tops como também com os críticos, chamando os Winner de ‘monster rookies’. O seu sucesso também se traduziu em vários prémios, não só na Coreia do Sul, mas também na China.

Neste mesmo ano, o grupo fez a sua transição para o mercado japonês com a versão japonesa do álbum “S/S”, que teve êxito nos Tops. Logo de seguida, o conjunto fez um uma digressão pelo pais. No final do ano, a revista “Fuse” mencionou a banda como uma das presentes no 13 Top Breakout Artists of 2014.

Em 2015, o grupo entrou em hiatus para que os membros focassem em atividades a solo. Em Setembro, o conjunto embarcou na segunda digressão no Japão. No entanto, em Dezembro, foi revelado que os elementos iriam regressar com cinco ‘projetos’.

winner
Winner em 2015 | ©YG Entertainment

Começando com um dueto entre Mino e Nam, “Pricked”. Em antecipação, várias covers de músicas do grupo foram lançadas que incluíam artistas como Zion.T, Lee Hi, Dean, AKMU, Epik High, Taeyang e G-Dragon. Os elementos regressaram em Fevereiro com o EP “Exit: E”, com os singles “Baby Baby” e “Sentimental”. Tanto o álbum como os singles tiveram sucesso em Tops nacionais e internacionais, “Baby Baby” foi muito bem recebido na China. Nesse mesmo ano, o conjunto fez a sua primeira digressão na Coreia do Sul.

O grupo também teve, nesse ano, o seu variety show “Half-Moon Friends”, que fez com que eles ganhassem popularidade tanto no país como internacionalmente. A banda trouxe a tour “Exit Tour” ao Japão, mas pouco tempo depois a YG Enterttainment anunciou que Nam não iria participar na atividades do conjunto por razões de saúde, e por isso o resto da série “Exit Movement” foi posta na prateleira. Logo de seguida foi anunciada a saída de Nam do grupo, e os Winner decidiram continuar com 4 membros.

Em 2017, o conjunto fez o aguardado regresso com 4 elementos com o álbum “Fate Number Four”, com os singles “Really Really” e “Fool” – é de notar que o vídeo para “Really Really” foi realizado por Dave Meyers. O single “Really Really” teve uma boa performance nos Top nacionais e nos internacionais. Como parte das promoções, o quarteto fez um showcase durante três dias no Club NB em Seul. Em Maio, o grupo lançou o single de estreia no Japão, que incluía as versões japonesas de “Fool” e “Really Really”.

Nesse Verão, o conjunto regressou com o álbum “Our Twenty For”, que incluía os singles “Love Me Love Me” e “Island”. A música “Love Me Love Me” foi escolhida pela Dazed Digital como uma as melhores músicas k-pop de 2017.

Já em 2018, a banda lançou o seu primeiro álbum em japonês, “Our Twenty For”, que tinha como singles “Raining” e “Have a Good Day”. Pouco tempo depois, os membros começaram a sua digressão no pais. Em Abril, o conjunto lançou o seu segundo álbum completo, “Everyday”, que tinha o single com o mesmo nome e as versões em coreano de “Raining” e “Have a Good Day”. O single mostrou o lado mais experimentalista do quarteto. O grupo realizou o seu primeiro fan meeting, três anos depois. Os Winners anunciaram a sua primeira digressão mundial, “Everywhere”, que começou na Coreia do Sul e depois continuou pela Ásia. A digressão continuou em 2019, com paragens pela América do Norte.

Em Novembro de 2018, Mino estreou-se a solo com o álbum “XX”, que teve como single “Fiancé”. O single teve uma boa performance nos Tops nacionais. Em Dezembro, o grupo regressou com o single “Millions”.

Este ano, o conjunto lançou o seu segundo EP “We”, com o single “Ah Yeah”, que foi muito bem recebido pelo público. Durante o Verão, a banda fez mais concertos, incluindo uma digressão no Japão. Já em Agosto, Kim Jin-woo foi o terceiro membro dos Winner a lançar algo a solo, com o álbum “Jinu’s Heyday”, que teve como single “Call Anytime”. Em Outubro, o quarteto fez um comeback com o EP “Cross”, com o single “SoSo”.




Membros

Yoon (Kang Seung Yoon)

yoon winner
Yoon dos Winner | ©YG Entertainment

Yoon é o líder, vocalista e o maknae do grupo. Ele nasceu a 21 de Janeiro de 1994, em Busan. Ele e Hoony vivem juntos porque os dois têm cães. O seu cão é um poodle chamado Thor.

O líder aprendeu a tocar guitarra quando era bastante novo. Quando participou no programa “Superstar K2”, em 2010, ele terminou no quarto lugar. Yoon participou nos dramas “High Kick!3”, “The Producers”, “Prison Playbook”, “We Broke Up” e “Love for a Thousand More”, e é muito próximo de JB dos GOT7.




Jinu (Kim Jin Woo)

jinu winner
Jinu dos Winner | ©YG Entertainment

Jinu é um dos vocalistas e o visual do grupo. Ele nasceu a 26 de Setembro de 1991, em Imjado. Ele e Mino vivem juntos, porque os dois têm gatos. Ele tem dois gatos sphynx, que se chamam Bay e Ray, pois ele é alérgico a pelo de gato.

O vocalista treinou durante cinco anos, tendo mesmo sido um dos dançarinos que participaram no YG Family Concert, de 2011, ao lado de Taehyun. Ele é o membro que demora mais tempo a memorizar as letras das músicas.

Jinu participa no programa “Wizard of Nowhere”.




Hoony (Lee Seung Hoon)

hoony winner
Hoony dos Winner | ©YG Entertainment

Hoony é um dos dançarinos, rappers e vocalista do grupo. Ele nasceu a 11 de Janeiro de 1992, em Busan. Ele e Hoony vivem juntos por causa dos seus cães. Ele tem um galguinho italiano com o nome Haute, e também teve um chihuahua chamado Lee Hee, que agora está em Busan com os seus pais.

O rapper fez uma audição para o programa “Korea’s Got Talent”, onde participou com o seu grupo de dança “Honest Boys”. Também participou na primeira temporada de “Kpop Star”, onde acabou em quarto lugar.

Hoony foi um dos treinadores do programa “Dancing High”.




Mino (Song Min Ho)

mino winner
Mino dos Winner | ©YG Entertainment

Mino é dos rappers, vocalistas e cara do grupo. Ele nasceu a 30 de Março de 1993, em Yongin. Ele vive com Jinu, pois os dois têm gatos. Ele tem um munchkin que se chama Johnny.

O vocalista começou a sua carreira como um underground rapper, onde trabalhou com P.O. e Zico, dos Block B, e SIMS, dos M.I.B.. Ele até era para se ter estreado com o grupo Block B, mas acabou por os deixar.

Mino era para ser o líder dos Winner, mas acabou por não ser devido a uma lesão no tornozelo. Ele participou nos programas “The Strongest K-POP Survival” e “Show Me The Money 4”.

Em 2016, o artista juntou-se a Bobby, dos iKon, onde formam o duo de hip-hop MOBB. Em 2018, ele teve a sua primeira exibição de arte conhecida como “Gentle Monster x Mino: Burning Planet”.

Mino era amigo de Jackson, dos GOT7, P.O.,dos Block B, e Zico.




Taehyun (Nam Tae Hyun)

taehyun winner
Taehyun, ex-membros dos Winner | ©South Buyers Club

Taehyun foi o vocalista e era o maknae, antes de ter saído do grupo. Ele nasceu a 10 de Maio de 1994, em Hannam.

O músico foi recrutado pela YG Entertainment em 2011, através de uma audição privada. Em Novembro de 2016, ele deixou o grupo depois do hiatus, devido a problemas de saúde.

Depois de ter saído do grupo e da empresa, ele estabeleceu a sua própria agência, South Buyers Club. Em 2017, ele estreou-se com a sua banda South Club.

Já conhecias o grupo? És um novo fã?

[tps_footer]

Lê Também:   Blackpink | Tudo o que precisas de saber

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *