GOT7 | © JYP Entertainment

GOT7 | Tudo o que precisas de saber

Está aqui mais um ‘Tudo o que precisas de saber’ de grupos k-pop. Desta vez é sobre o grupo GOT7 da JYP Entertainment.

Os GOT7 é um grupo formado pela JYP Entertainment, que é consistido por 7 membros: JB, Mark, Jackson, Jinyoung, Youngjae, BamBam e Yugyeom. O conjunto estreou-se em 2014 com o EP “Got It?”.

1 de 8

Em 2009, JB e Jinyoung passaram nas audições abertas da JYP. No ano seguinte, foi a vez de Mark e BamBam a serem ‘scouted‘ em Los Angeles, E.U.A., e Bangkok, Tailândia, repetivamente. Também nesse ano, foi oferecido uma oportunidade a Yugyeom na escola de dança que ele frequentava e em Dezembro, Jackson passou na sua audição em Hong Kong, mas só começou o seu treino no verão de 2011.

JB e Jinyoung, conhecido na altura com Junior, fizeram a usa estreia como atores no k-drama “Dream High 2” em 2012. Em Maio, eles estrearam-se como o duo JJ Project com o single “Bounce”. Os dois entraram noutro k-drama em 2013, “When a Man Falls in Love”.

Enquanto isso, Mark, Jackson, BamBam e Yugyeom preparavam para se estrear num grupo. Eles apareceram na televisão no programa de Mnet “Who Is Next: WIN” em 2013. O último membro a juntar-se foi Youngjae que teve o período mais curto como trainee, só 7 meses.

No ano seguinte, JYP anunciou a estreia de um novo grupo masculino, o primeiro depois da estreia dos 2PM em 2008. De acordo com Park JinYoung, o nome é baseado no grupo de primeira geração g.o.d. ao qual Park era suposto pertencer, e que tinha o nome temporário de “GOT6”. Os GOT7 foram descritos como um grupo de hip-hop que incorpora artes marciais e b-boying nas suas atuações. Isto levou a algumas comparações com os 2PM, que são conhecidos por atuações do género.

O seu primeiro EP , “Got It?”, foi lançado a 20 de Janeiro de 2014. Os GOT7 fizeram a sua estreia no programa de televisão a 16 de Janeiro com o single “Girls Girls Girls” e pouco depois o grupo assinou contrato com a Sony Music Entertainment do Japão e fizeram um showcase no país.

No Verão desse ano, o grupo lançou o seu segundo EP, “Got Love”, com o single “A”, que foi escrito e produzido por J. Y. Park. Este single teve um conceito mais colorido do que o anterior. A Novembro de 2014, o grupo lançou o seu primeiro álbum completo, “Identify”, que teve como o single “Stop Stop It”. O álbum chegou ao topo de vários tops nacionais e o single atingiu o quarto lugar do top da Billboard World Digital Songs. O grupo fez a sua transição para o mercado japonês com uma tour, “GOT7 1st Japan Tour 2014” e lançaram o seu primeiro single, “Around the World”, que também tinha a música “So Lucky” que foi escrita e composta por Jun.K dos 2PM.

No novo ano, o grupo ganhou o prémio de New Artist Award nos 29º Golden Disc Awards e nos 24º Seoul Music Awards. A banda participou num web-drama, “Dream Knight” com a atriz Song Ha-yoon que foi um sucesso na internet. Nesse mesmo Verão, o grupo lançou o seu segundo single japonês, “Love Train”, que conseguiu chegar ao 4º lugar da Oricon Singles Chart. Também nesse Verão saiu o terceiro EP, “Just Right”, em que o single teve o mesmo nome.

got7
GOT7 | © JYP Entertainment

Pouco tempo depois, o grupo lançou mais um single japonês, “Laugh Laugh Laugh”, que foi uma grande sucesso no Japão, chegando mesmo ao topo da Oricon Singles Chart. Também foi lançado mais um EP coreano, “Mad”, que teve como single “If You Do”. Os GOT7 seguiram com a versão repackaged, “Mad: Winter Edition”, ao qual foi adicionado mais 3 músicas: “Confession Song”, “Everyday” e “Farewell”.

Já em Fevereiro de 2016, o grupo lançou o seu primeiro álbum completo em japonês, “Moriagatteyo”. O single do álbum foi co-composto por Jang Wooyoung dos 2PM e outras músicas foram co-compostas por Jun.K dos 2PM. A obra foi composta por 12 canções, incluindo músicas dos anteriores EPs, e as versões japonesas de “Girls Girls Girls”, “A”, “Stop Stop It” e “Just Right”.

Também nesse mês, os GOT7 e as Twice foram confirmados como os embaixadores para a NBA Style Korea. Já em Março foi lançado o 5º EP, “Flight Log: Departure”, com o single “Fly”, que levou a que fossem o primeiro grupo a entrar no Billboard  Artists 100 chart após Psy, o álbum entrou ainda em segundo lugar no Billboard Heatseeker Album Chart e no Billboard World Album Chart. O grupo lançou o single digital “Home Run”, para o qual JB contribuiu na escrita e composição.

O grupo fez o seu primeiro concerto, “Fly Tour”, com espetáculos em Seul nos dias 29 e 30 de Abril. A digressão continuou com datas na China, Japão, Tailândia, Singapura e E.U.A. durante o Verão.

Depois do Verão preenchido, os GOT7 lançaram o seu segundo álbum completo, “Flight Log: Turbulence”, que consiste em 13 músicas, incluindo o single “Hard Carry”. Neste álbum os membros contribuíram na composição de 11 das músicas. Em Novembro, foi lançado um EP japonês, “Hey Yah”, onde os membros participaram na composição e também tiveram a ajuda de Jang Wooyoung, dos 2PM, que já tinha trabalhado com o grupo.

No início do ano de 2017, o grupo fez uma grande doação para ajudar financeiramente os adolescentes desfavorecidos. Logo depois depois lançaram o terceiro álbum da trilogia Flight Log, “Flight Log: Arrival”. A obra conseguiu ultrapassar o número de vendas dos dois álbuns anteriores. No mercado japonês, foi lançado o single “My Swagger”, em Maio, que conseguiu estar nos primeiros lugares dos tops japoneses. Em Outubro, foi lançado o 7º EP dos grupo, “7 for 7”, com o single “You Are”, que foi co-composto e co-escrito por JB, mas também tem músicas compostas pelos outros membros. Este EP foi seguido por outro no Japão, “Turn Up”, e por uma digressão no país, “GOT7 Japan Tour 2017: Turn Up”. Durante as promoções e digressão no Japão, Jackson não pode participar por causa de razões de saúde e conflitos de agenda. No final do ano, foi relançado o EP  “7 for 7” com o tema natalício.

Já em 2018, o grupo foi anunciado como os embaixadores honorários da National Fire Agency da Coreia do Sul. Em Março, os GOT7 lançaram mais um EP, “Eyes On You”, com o single “Look” que foi co-composto e co-escrito pelo o membro JB. Contudo, os outros elementos também contribuíram para o EP. Este single foi o maior sucesso no país desde o single de estreia do grupo, e também foi um grande sucesso de vendas e nos tops internacionais. De 4 a 6 de Maio, os GOT7 começaram a sua digressão mundial, “2018 Eyes On You World Tour”, em Seul e depois continuaram por várias datas na Ásia, Europa, América do Norte e América do Sul. O conjunto foi o primeiro grupo k-pop a atuar no Barclays Center, em Brooklyn. Ao mesmo tempo, eles fizeram uma digressão pelo Japão, “GOT7 Fan Connecting Hall Tour 2018: The New Era”, para apoiar o lançamento do seu single “The New Era”. Em Setembro, o grupo lançou o seu terceiro álbum completo “Present: You”, com o single “Lullaby” que conseguiu um grande sucesso nos tops nacionais e internacionais.

Já este ano, o grupo lançou mais um single japonês “I Won’t Let You” que ficou durante uma semana no topo da Oricon Daily Album Chart. Em Fevereiro, a JYP anunciou a estreia de uma segunda sub-unidade com os membros JB e Yugyeom, Jus2. O duo estreou-se com o single “Focus”. De momento está numa digressão mundial que começou no dia 15 de Junho e vai durar até ao dia 26 de Outubro.

1 de 8

Ana Inês Carvalho

Licenciada em História de Arte. Viciada em filmes e música, em especial k-pop, e também wrestling.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *