© KarstenMoran

Worldcoin suspensa em Portugal pela Comissão de Proteção de Dados

Worldcoin é o tema do momento e acabou de ser suspensa temporariamente em Portugal.

As criptomoedas são um ativo financeiro bastante volátil e que tem criado verdadeira fortunas nos últimos anos. Bitcoin, a mais famosa e a primeira criptomoeda, está neste momento acima dos 70 mil dólares. Algo que há uns anos parecia apenas uma alucinação, afinal concretizou-se. As criptomoedas são agora algo gigante, com milhares de projetos diferentes, com objetivos e regras diferentes, e que estão a ser levantadas em termos de valorização pelos novos ETFs sendo o caso mais conhecido o da BlackRock, com valores gigantescos de dinheiro a entrar neste ativo.

Mas o tema do momento dentro deste universo é a Worldcoin, e não só porque o seu criador é Sam Altman, um dos fundadores da OpenAI e do ChatGPT, mas também porque podemos ver em vários centros comerciais as pessoas a registarem a sua íris para se inscreverem na aplicação e começarem a ganhar esta criptomoeda semanalmente (podem inscrever-se sem leitura da íris, mas não recebem as moedas até o fazerem). Neste momento já 300 mil pessoas fizeram a leitura da sua íris nas Orbs espalhadas por vários centros comerciais em Portugal.

Lê Também:   Worldcoin Explicada | O que é? Tecnologia de topo ou scam?

No entanto, e apenas umas semanas depois de Espanha ter suspendido a Worldcoin no seu país (a parte da recolha dos dados da íris, obviamente), foi agora a vez de Portugal. Em comunicado oficial, a Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD) decidiu suspender, para já apenas por 90 dias, a recolha de dados biométricos da íris realizada pela Worldcoin Foundation, para salvaguardar o direito à proteção de dados pessoais, especialmente de menores.




CNPD explicou ainda que a empresa Worldcoin Foundation já foi informada desta suspensão temporária, que decorre até que seja concluída a averiguação e emitida a decisão final sobre a matéria.

Resta agora esperar pelos resultados das auditorias, para se saber se todo o processo é legal e se realmente os dados da íris são apagados após o registo, tal como indica a Worldcoin Foundation. A Agência Espanhola de Proteção de Dados (AEPD) ordenou no início do mês a suspensão da atividade da empresa. A AEPD tinha anunciado em 20 de fevereiro a abertura de uma investigação à atividade da empresa na sequência de quatro queixas que tinha recebido. Na altura, a Worldcoin acusou a AEPD, de “contornar a lei” da União Europeia e divulgar “afirmações imprecisas e equivocadas” sobre a sua tecnologia.

Lê Também:   Corsair Vengeance DDR5 64GB, em análise

Mas afinal o que está por detrás disto tudo? Nestas últimas semanas o tema esteve quente nos media, e em muitos casos com informações bastante erradas. O que faz? Que dados guarda? Qual o objetivo? Será considerada ilegal e proibida?

No vídeo de hoje, explicamos o que é afinal esta rede e criptomoeda e tentamos responder a todas as perguntas realmente importantes. Se tens dúvidas, então o vídeo a seguir é para ti.

VIDEO | WORLDCOIN, DEVEMOS SCANAR A NOSSA ÍRIS?

Autor: Luís Pinto

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *