God of War III Remastered – (PS4) | Análise

 

 god_of_war_3_remastered_ps4_capa  

  • Editora: SCEE
  • Produtora: SCEE
  • Plataformas: PS4

 

Classificação  [starreviewmulti id=8 tpl=20 style=’oxygen_gif’ average_stars=’oxygen_gif’]

 

Há cinco anos a comunidade gamer ficava de boca aberta com os primeiros minutos de God of War III. A luta inicial é algo que ainda hoje nos deixa arrepiados, com uma brutal banda sonora e uma sensação de escala verdadeiramente enorme. Pelo meio a luta contra os Deuses, reviravoltas e a primeira meia hora de GoW3 ficaria para sempre na nossa memória. O resultado final foi um jogo aclamado pela crítica e o final de uma das sagas mais aplaudidas da História da consola da Sony.

Agora, God of War III Remastered chega à PS4 em portentosos 1080p e 60fps, que aqui fazem a diferença na sensação de velocidade do jogo. Mas valerá a pena para quem já tenha adquirido o jogo na versão PS3?

God of War III Remastered começa com um vídeo que resume os jogos anteriores, mas aqui sentimos desilusão. Os dois primeiros God of War são jogos com excelentes enredos, até superiores a este último jogo e, consequentemente, bastante importantes para se perceber esta narrativa. Quem nunca tenha tido uma PS3 e agora entre nesta saga, entra no seu último momento, e o resumo era essencial. Todavia, este resumo não consegue mostrar o que é essencial, quer seja nos motivos das personagens, ou até em relação aos momentos mais importantes.

God of War® III Remastered_20150311214233

Passando este facto, God of War III Remastered começa com toda a força, com o seu brutal início. Graficamente apenas precisamos de alguns minutos para perceber que a melhoria está presente. O jogo está mais fluido, sem quaisquer quebras, e o combate está ainda mais intenso. A estas melhorias junta-se um melhor trabalho de luz e sombras, cores mais realistas e algumas melhorias em personagens e objetos. No entanto, é no ritmo que a diferença ganha preponderância, com esta versão a ganhar bastante com isso, notando-se que God of War III puxava pelo máximo da PS3, levando a ligeiras quebras, algo que aqui não acontece.

Para quem nunca tenha jogado um God of War será difícil não admirar o design de todos os cenários do jogo. God of War III Remastered respira um ambiente que nos faz entrar na mitologia grega e sentir aquele mundo, com grande preocupação nos detalhes a cada instante. Mas, será nas grandes lutas de bosses, sangrentas e violentas, que a nossa memória irá reter os grandes momentos deste jogo. Enfrentar Poseidon, Hades ou Zeus serão momentos que não esquecemos, não só pela espetacularidade gráfica e intensidade emocional, mas também pela poderosa banda sonora.

É inegável que toda a saga God of War tem uma impressionante e arrepiante banda sonora, e God of War III Remastered é o seu momento mais alto. A intensidade que a música oferece às batalhas do jogo é algo que muito poucos jogos conseguiram fazer tão bem, sendo, claramente, uma das melhores bandas sonoras de sempre. Ainda na parte sonora, aplauso para o trabalho de vozes e para os efeitos sonoros que roçam a perfeição.

Na jogabilidade não há nada a apontar. God of War III Remastered está perto da perfeição no seu género, com muito poucos momentos em que algo falha, quer seja a camera ou Kratos a não fazer algo que queremos. Estes momentos mais frustrantes são tão raros que não conseguem manchar o prazer que é enfrentar dezenas de inimigos ao mesmo tempo, matar os grandes monstros mitológicos gregos ou decifrar muitos dos puzzles que teremos pela frente.

god-of-war-3-remastered-

Em termos de enredo, a verdade é que God of War III é, provavelmente, o mais fraco dos 3 em termos globais, mas também é aquele que oferece os grandes momentos e as grandes revelações finais. Claro que sendo uma história totalmente centrada numa só personagem, nunca consegue ser muito abrangente, mas é impossível não vibrar com a vingança de Kratos.

god-of-war-iii-remastered-screen-04-ps4-us-13mar15

God of War III Remastered é um jogo fantástico! O que traz de novo, ou de melhor, é uma melhoria gráfica que poderá não ser suficiente para aqueles que jogaram a versão PS3 e que, obviamente, não consegue estar em termos técnicos ao nível de jogos feitos para a PS4, ficando por isso ao critério de cada fã perceber se quer uma nova experiência no fim da história de Kratos. Mas todos aqueles que não jogaram, devem entrar neste enredo de vingança, ficando apenas a sensação de que será sempre preciso conhecer os primeiros dois jogos para uma experiência realmente marcante.

Um grande, grande jogo… Agora queremos God of War IV.

 

Pontos fortes:

  • Um dos melhores início de sempre num produto de entretenimento
  • Batalhas intensas e fluídas, sem quebras
  • Sensação de cenários gigantes e impressionante design
  • Puzzles
  • Banda sonora simplesmente inesquecível
  • Jogabilidade quase perfeita

Pontos fracos:

  • Resumo dos primeiros dois jogos não é suficiente

 

Hardware usado pela MHD para teste de jogos:

PS4:

  • PlayStation 4 Glacier White
  • DualShock 4 White
  • Razer Leviathan Sound System

PC:

  • Headphones Razer Carcharias
  • Keyboard Razer Epic Chroma

LP

 

Lê Também:   Este popular jogo da PlayStation recebe crossplay com o novo lançamento

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *