Os 10 principais géneros de animes | Shounen e Shoujo

Interessado e curioso mas pouco confiante em tudo conseguir entender e apreciar na arte dos Animes? Então este artigo é para ti. Nele tentaremos explicar os principais géneros deste mundo nipónico.


<< Kodomo e Mecha | Seinen e Josei >>


SHOUNEN

Em japonês, “shounen” significa “rapaz jovem”. Tendo apenas esta informação, é fácil adivinhar qual o público-alvo deste género. Os animes shounen são direcionados para jovens do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. O género caracteriza-se pela forte presença de cenas de luta, ação, comédia, e por enredos que exploram temas como a amizade, coragem, lealdade ou a luta do bem contra o mal.

Lê mais: Live-action de Pokemon pode estar a caminho

A maior parte dos animes shounen têm protagonistas masculinos e este protagonismo pode ser individual (ex: Naruto), ou em grupo, como na série Haikyuu, onde os protagonistas são os elementos da equipa de voleibol. Quer o anime tenha um ou vários protagonistas, o que acontece na maior parte das vezes no género shounen é vermos os personagens a trabalharem em conjunto para atingirem o mesmo objetivo.

Lê ainda: Shueisha, a editora das mangas Naruto, Dragon Ball e muito mais

animes

Vê também: Série anime Haikyuu renovada para uma terceira temporada

Akira Toriyama, criador da manga de Dragon Ball, que mais tarde foi adaptada para uma das séries anime mais famosas do mundo, costuma receber os louros por ter moldado o género shounen que conhecemos nos dias de hoje. Outros autores notáveis do género shounen como Yoshihiro Togashi (Hunter x Hunter), Eiichiro Oda (One Piece), Masashi Kishimoto (Naruto) ou Tite Kubo (Bleach), já homenagearam Akira Toriyama nas suas obras pelo forte impacto e influência que ele teve nos trabalhos de cada um.

Entre as séries mais famosas do género shounen encontramos Samurai X, Yu-Gi-Oh! ou Fullmetal Alchemist, para além das que já referimos acima.

Lê ainda: Manga de Hunter x Hunter regressa após pausa de dois anos

 

SHOUJO

O género shoujo é normalmente visto como o reverso do shounen. A faixa etária do público-alvo dos animes shoujo é, como no shounen, entre os 10 e os 18 anos, sendo contudo mais direcionado para o público feminino. Ainda assim, este género pode ser visto tanto por raparigas como por rapazes, acontecendo o mesmo com os animes shounen. Existem vários elementos que ajudam a definir e distinguir o género shoujo de qualquer outro género de animes, porém há uma característica que é fundamental no shoujo: a ênfase no retrato de sentimentos e emoções dos personagens.

Vê mais: Eis o novo trailer de Kimi no Na wa./your name. de Makoto Shinkai

A maior parte das séries e filmes deste género têm uma forte componente dramática e exploram muito o romance, as relações entre personagens, podem ter alguma comédia, e é importante referir que o facto de um anime ser shoujo, não implica que não tenha boas doses de ação ou aventura.

Lê também: As 10 séries anime mais longas e ainda em exibição (parte 1)

animes

As primeiras mangas shoujo surgiram no final do século XIX, quando as bandas desenhadas japonesas começavam a ser publicadas em revistas. Na altura não se fazia a separação entre mangas para rapazes e mangas para raparigas. Tudo mudou em 1902 quando uma revista conhecida como Shoujo Kai (Girl’s World) foi publicada, criando uma clara divisão entre mangas para rapaz e mangas para rapariga.

Vê ainda: Séries que te introduziram ao universo anime (parte 1)

O mundo das animações japonesas está repleto de vários e excelentes exemplos do género shoujo. Eis alguns dos animes mais conhecidos deste género: Bokura ga Ita, Lovely Complex, Kimi ni Todoke, Blue Spring Ride ou My Love Story!!


<< Kodomo e Mecha | Seinen e Josei >>


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *