Salgueiro Maia: O Implicado © Filipe Feio

25 Abril marca presença nos catálogos de streaming e VOD

A Revolução dos Cravos ditou uma mudança na História de Portugal e o cinema relembra a data. Vê que obras sobre o 25 de Abril podes (re)ver em casa.

Assinalando a data de 25 de Abril de 1974, uma data que para sempre marcará uma viragem na história política de Portugal, a Magazine.HD foi procurar pelos catálogos de streaming e VOD os filmes relacionados com a data. Sejam eles sobre figuras de relevo da Revolução dos Cravos, ou histórias que antecederam o ano da mudança, todos estão relacionados com este momento da História portuguesa.

Por entre documentários e longas-metragens, conhece as produções de sangue português que contam histórias do 25 de Abril e que estão disponíveis para (re)ver nos próximos tempos.

Lê Também:   Filmes sobre o 25 de abril para celebrar a Revolução dos Cravos

AS ONDAS DE ABRIL

25 de abril
As Ondas da Abril (2013) © RTP

Disponível na FILMIN

Portugal, Abril de 1974. Dois jornalistas da Rádio Suíça são enviados a Portugal para fazer uma reportagem sobre a ajuda suíça ao nosso país. À equipa junta-se um técnico de som, com a sua carrinha VW pão de forma, e um jovem português contratado para servir de intérprete. Tudo lhes corre mal e quase dão a reportagem como perdida, quando são apanhados de surpresa pela Revolução dos Cravos.
No sítio certo e no momento certo, eles têm a oportunidade única de captar em direto e ao vivo o espírito da revolução. O filme “As Ondas de Abril”, que é inspirado numa história real, mostra como uma equipa de jornalistas estrangeiros encontrou este país nos dias que antecederam a revolução e o espírito de liberdade que em 25 de Abril de 1974 invadiu Portugal.




CARTAS DA GUERRA

european film challenge cartas de guerra
© O Som e a Fúria

Disponível na HBO Max

Baseado nas cartas de António Lobo Antunes à mulher, escritas enquanto jovem soldado, médico e aspirante a escritor, enviadas de Angola entre os anos de 1971 e 1973, durante a Guerra Colonial.




LINHA VERMELHA

Documentários 25 Abril
Linha Vermelha © Terratreme

Disponível na FILMIN

Em 1975, a equipa de Thomas Harlan filmou a ocupação da herdade da Torre Bela, no centro de Portugal. Três décadas e meia depois, Linha Vermelha revisita esse filme emblemático do período revolucionário português: de que maneira Harlan interveio nos acontecimentos que parecem desenrolar-se naturalmente frente à câmara? Qual foi o impacto do filme na vida dos ocupantes e na memória sobre esse período?




‘NON’, ou A VÃ GLÓRIA DE MANDAR

25 de abril
Luís Miguel Cintra em “Non, ou a Vã Glória de Mandar” (1990) © RTP

Disponível para aluguer no MEO Go

Enquanto marcham pelas matas de uma das províncias ultramarinas portuguesas, em plena Guerra do Ultramar, um oficial do exército português vai dissertando sobre as grandes derrotas militares da história portuguesa com os soldados que o acompanham.




OUTRO PAÍS: MEMÓRIAS, SONHOS, ILUSÕES… PORTUGAL 1974/1975

25 de abril
Outro País © Filmes RTP

Disponível na FILMIN

Após a Revolução dos Cravos, em Abril de 1974, alguns dos mais importantes fotógrafos e cineastas do mundo estiveram em Portugal para captar imagens de liberdade e de todo o processo revolucionário. Personalidades como Sebastião Salgado, Glauber Rocha, Robert Kramer, Dominique Issermann, Santiago Álvarez, Pea Holmquist ou Jean Gaumy, entre outras, muniram-se das suas máquinas e fotografaram ou filmaram as pessoas e os eventos desse período extraordinário.




PRAZER, CAMARADAS!

Doclisboa '19 Prazer Camaradas
Prazer, Camaradas! (2019) | © Uma Pedra no Sapato

Disponível na FILMIN

1975 – pós revolução 25 de Abril. Eduarda, João e Mick viajam da Europa do Norte para trabalhar nas cooperativas das herdades ocupadas em Portugal. Como muitos outros vêm ajudar nas atividades rurais e pecuárias, dar consultas médicas, aulas de planeamento familiar, mostrar filmes de educação sexual e participar nos bailes tradicionais. Trazem muitas perguntas, mas os “camaradas do sul” tem mais interrogações do que respostas:- Querem saber quem somos? Como tratamos as nossas mulheres e crianças? Como convivemos e amamos? Venham daí! Vamos estranhar-nos, vamos desentender-nos de certeza, que tudo faz parte desta revolução-festa!




SALGUEIRO MAIA: O IMPLICADO

Salgueiro Maia
Salgueiro Maia – O Implicado © Filipe Feio

Disponível na HBO Max

O primeiro retrato daquele que é considerado o herói e o símbolo mais puro do 25 de Abril de 1974. Fernando Salgueiro Maia foi um homem que soube pensar o futuro, seguir as ideias, contestando-as, vivendo uma vida cheia, alegre, solidária e sofrida.


A MHD recomenda Salgueiro Maia – O Implicado ☺️





A HERDADE (série)

HBO Portugal
A Herdade | © HBO

Disponível na FILMIN e na HBO Max

A saga de uma família proprietária de um dos maiores latifúndios da Europa, na margem sul do rio Tejo, convida-nos a mergulhar profundamente nos segredos da sua Herdade, fazendo o retrato da vida histórica, política, social e financeira de Portugal, dos anos 40, atravessando a Revolução do 25 de Abril e até aos dias de hoje.


A MHD recomenda A Herdade ☺️





3 MULHERES (série)

3 mulheres
© HBO

Disponível na HBO Max

“3 Mulheres” é uma série baseada nas biografias e na intervenção cultural e cívica da escritora Natália Correia, da editora Snu Abecassis e da jornalista Ver aLagoa, e recorda os últimos anos do Estado Novo entre 1961 e 1973.

Quão bem conheces a história do 25 de Abril de 1974, um dia que marcou a História de Portugal?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *