A Favorita | © Big Picture Films

32º Prémios do Cinema Europeu (EFA) | ‘A Favorita’ vencedor dos galardões técnicos

Como têm sido habitual nas últimas edições dos 32 º EFA (Prémios do Cinema Europeu), além do anúncio dos nomeados das categorias mais importantes, os academistas  lançam antecipadamente os 8 vencedores das categorias técnicas.

A Academia Europeia de Cinema e a EFA Productions, a responsável pela concepção cerimónia de gala anunciaram já os vencedores das categorias técnicas que serão homenageados na grande festa dos 32 º European Film Awards a 7 de Dezembro próximo, em Berlim. Ligeiramente diferente no que diz respeito às outras categorias, foi um júri especial de oito membros (onde se incluí o designer de produção português Artur Pinheiro) que se reuniu em Berlim e, baseado na selecção dos filmes candidatos aos Prémios do Cinema Europeu, decidiu antecipadamente, como tem sido habitual, os vencedores nas categorias técnicas: direcção de fotografia (Robbie Ryan, por ‘A Favorita’), edição (Yorgos Mavropsaridis, por ‘A Favorita’), design de produção (Antxon Gómez, por ‘Dor e Glória’), figurinos (Sandy Powell, por ‘A Favorita’) cabelos e maquilhagem (Nadia Stacey, por ‘A Favorita’), banda sonora original (John Gürtler, por ‘System Crasher’), efeitos sonoros e visuais (Martin Ziebell, Sebastian Kaltmeyer, Néha Hirve, Jesper Brodersen & Torgeir Busch, por ‘About Endlessness’). Os prémios técnicos (4) premeiam largamente o histórico A Favorita’ de Yorgos Lanthimos, sendo que a grande surpresa vai para a premiação na categoria de efeitos sonoros e visuais para a comédia  negra ‘About Endlessness’, do veterano sueco Roy Andersson.

Lê Também:
Joker nomeado aos Make-Up Artists & Hair Stylists Guild Awards 2020

JVM

José Vieira Mendes

Jornalista, crítico de cinema e programador. Licenciado em Comunicação Social, e pós-graduado em Produção de Televisão, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. É actualmente Editor da Magazine.HD (www.magazine-hd.com). Foi Director da ‘Premiere’ (1999 a 2010). Colaborou no blog ‘Imagens de Fundo’, do Final Cut/Visão JL , no Jornal de Letras e na Visão. Foi apresentador das ‘Noites de Cinema’, na RTP Memória e comentador no Bom Dia Portugal, da RTP1.  Realizou os documentários: ‘Gerações Curtas!?’ (2012);  ‘Ó Pai O Que É a Crise?’ (2012); ‘as memórias não se apagam’  (2014) e 'Mar Urbano Lisboa (2019). Foi programador do ciclo ‘Pontes para Istambul’ (2010),‘Turkey: The Missing Star Lisbon’ (2012), Mostras de Cinema da América Latina (2010 e 2011), 'Vamos fazer Rir a Europa', (2014), Mostra de Cinema Dominicano, (2014) e Cine Atlântico, Terceira, Açores desde 2016, até actualidade. Foi Director de Programação do Cine’Eco—Festival de Cinema Ambiental da Serra da Estrela de 2012 a 2019. É membro da FIPRESCI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *