Florence Pugh é Lib a enfermeira de 'The Wonder'. ©SSIFF

70º Festival de San Sebastián | ‘The Wonder’, em análise

Depois de ‘Não Te Preocupes Querida’, agora nas salas, a actriz Florence Pugh volta a deslumbrar-nos em ‘The Wonder’, (‘O Prodígio’), um fascinante ensaio cinematográfico sobre os preconceitos obscuros, a fé e o abuso sexual, do chileno Sebastián Lelio (‘Uma Mulher Fantástica). Está prestes a chegar à Netflix. 

Estreado mundialmente em Telluride, poucos dias antes de ter chegado ao 70º Festival de San Sebastián, este filme ‘The Wonder’, (ou ‘O Prodígio’) do chileno Sebastián Lelio (‘Uma Mulher Fantástica’), será distribuído em breve e neste outono pela Netflix. ‘The Wonder’ é um filme muito interessante por várias razões: por um lado, porque se trata de um estudo sobre fanatismo religioso e abuso sexual, temas que infelizmente marcam a nossa realidade actual, apesar de se tratar de um filme de época. Por outro, porque representa mais uma conquista do realizador chileno Sebastián Lelio, depois de ter ganho o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2018 — o último, pois agora chama-se Melhor Filme Internacional — por ‘Uma Mulher Fantástica’. Além disso o Lelio dirigiu filmes muito bons como ‘Gloria’, com a fabulosa Paulina García (e o seu remake americano, ‘Gloria Bell’, com Julianne Moore), ’Desobediência’ ou mesmo o já longínquos ‘O Ano do Tigre’ ou ‘Navidad’, marcos no cinema da América Latina, da actualidade.

The Wonder
Uma jornada contra ‘O Milagre’ na Aldeia. ©SSIFF

Porém este ‘The Wonder’ ficará certamente marcado sobretudo pela monumental interpretação de Florence Pugh, que leva os espectadores através de uma tremenda jornada para salvar a vida de uma criança vítima de preconceitos obscuros, da sociedade do século XIX. No entanto, há que atribuir em primeiro lugar, um certo mérito também à contribuição da escritora/argumentista Emma Donoghue, que primeiro criou a história e depois escreveu o livro. Ela é também a autora de ‘Room’, outro estudo de mulheres e crianças abusadas e atormentadas, que na sua versão cinematográfica deu origem ao espantoso ‘O Quarto de Jack’, filme que ganhou um Óscar para a atriz Brie Larson, em 2016. Donoghue escreveu também o argumento deste ‘The Wonder’ com Lelio e Alice Birch. 

VÊ TRAILER DE ‘THE WONDER’ (‘O PRODÍGIO’)

Este ‘The Wonder’, que é na verdade um ‘filme de época’, pode ser mais um menos descrito como um thriller gótico de suspense. Contudo, este enquadramento talvez não faça a justiça devida ao filme, pois trata-se mais de um estudo sobre os perigosos extremos da obsessão religiosa, bem como da opressão das mulheres em muitas comunidades isoladas da Irlanda do século XIX. A história passa-se em 1862, quando uma enfermeira inglesa, Lib Wright (Florence Pugh), chega a uma pequena cidade na Irlanda devastada pela fome, para investigar uma estranha ocorrência numa desolada e pobre quinta. A filha mais nova da família, Anna (Kíla Lord Cassidy), está jejuando há alguns meses, sem aparentes efeitos nocivos. A família da menina e os anciãos da comunidade, além de quererem garantir a segurança da criança, querem também tirar a limpo se isso se trata ou não de um verdadeiro milagre cristão — tipo Três Pastorinhas de Fátima — algo que aliás parece dar mais jeito a todos menos à prudente enfermeira. Lib é obviamente céptica em relação a qualquer interpretação sobrenatural. Portanto, o seu único desejo é ajudar a menina e para isso vai ter que enfrentar uma comunidade de idosos ou quase um tribunal civil e inquisitorial, que parece duvidar da sua experiência médica. O padre da comunidade (Ciaran Hinds) e o médico (Toby Jones) desprezam Lib, embora a enfermeira tenha claramente muito mais conhecimento do que eles, além de mais compaixão, para com a menina. Porém, Lib tem também um passado algo conturbado, que  vai sendo gradualmente revelado. E isso pode explicar em parte o seu desejo de salvar a criança sob seus cuidados. Seu único aliado real é um jornalista vindo da Inglaterra (Tom Burke), para investigar esta história, que embora ali sejam as suas origens, obviamente tem uma visão que vai para além dos limites da pequena cidade.

The Wonder
Contra o fanatismo e obscurantismo só é possível a fuga. ©SSIFF

Mas nada funcionaria tão bem sem o extraordinário desempenho de Pugh, que domina completamente o filme desde a sua primeira aparição. Nunca duvidamos que qualquer um dos restantes personagens, que tente interferir com ela, irá enfrentar uma formidável oponente. Lib não é de forma alguma um modelo de virtudes: tem uma arrogância inconfundível e o seu julgamento nem sempre é perfeito, quanto à situação. Mas sua preocupação com a menina, nunca está em dúvida; sentimo-nos sempre envolvidos na sua busca para libertar a jovem Anna, dos dogmas religiosos. A jovem Cassidy tem também uma interpretação notável, pois consegue que nunca tenhamos a certeza se ela está ocultando informações cruciais ou se o seu ‘milagre’ é verdadeiro ou não? É essa ambiguidade que faz aumentar o poder e o suspense do filme. Tanto Hinds como Jones têm pouca participação no desenvolvimento do drama, ao passo que nos outros membros da família de Anna, está Elaine Cassidy, que é também a sua mãe na vida real. Mas o poder da história, gira sem dúvida à volta da interpretação da personagem central de Florence Pugh. O filme é de uma uma beleza incrível com as paisagens cinzentas da Irlanda, reforçada por uma fotografia elegante e apropriadamente sombria da directora Ari Wegner, que também filmou ‘O Poder do Cão’, de Jane Campion, no ano passado. A banda sonora de Matthew Herbert, um tanto lúgubre, faz aumentar igualmente o impacto do filme no espectador. Num mundo cada vez mais ameaçado pelo extremismo religioso e pela arrogância masculina, podemos confortar-nos de que mulheres valentes como Lib Wright, muito bem representada por Florence Pugh, estão dispostas a lutar pela verdade, pelos seus direito e serem mais respeitadas pela sociedade.

JVM

The Wonder, em análise
The Wonder Poster

Movie title: The Wonder

Movie description: ‘The Wonder’ (‘O Prodígio’), do chileno Sebastián Lelio é uma adaptação do romance homónimo de Emma Donoghue, ambientado na Irlanda do século XIX, que reflecte sobre dogmas religiosos e científicos.

Date published: 16 de October de 2022

Country: Reino Unido, Irlanda, 2022

Duration: 103 minutos

Director(s): Sebastián Lelio

Actor(s): Florence Pugh, Kila Lord Cassidy, Tom Burke, Ciaran Hinds, Toby Jones,

Genre: Drama

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  • José Vieira Mendes - 75
75

CONCLUSÃO

Em ‘The Wonder’ (‘O Milagre’), do cineasta chileno Sebastián Lelio adapta o um romance homónimo de Emma Donoghue, publicado em 2016, concedendo sempre, o ponto de vista da narração à sua protagonista a enfermeira Lib (Florence Pugh), por meio do qual se materializa um conflito entre fé e razão. Algo que permita uma extraordinária leitura sobre o fanatismo (tanto religioso quanto científico) que facilmente se pode extrapolar para a sociedade atual. E no centro de tudo isso está a menina ‘santa’ (interpretada com grande magnetismo pela recém-chegada Kila Lord Cassidy), personagem que sofre e está entregue ao seu próprio purgatório da fé, pela pressão da família e da aldeia em sua volta. A enfermeira Lib, contra tudo e contra todos enceta uma jornada de libertação.

Pros

É um filme de uma forte profundidade emocional e de uma dolorosa beleza que abre as portas para um insistente debate sobre dogmas religiosos, científicos e abusos sexuais temas que infelizmente estão na ordem do dia.

Cons

O realizador peca um pouco na sua narração talvez por um excesso de sublinhados dramáticos num esforço exagerado para não deixar uma ponta solta na história, perdendo-se um bocadinho o mistério.

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