Emmys 2024: As previsões para Melhor Série de Drama
A cerimónia dos Emmys 2024 acontece na madrugada de 16 de setembro em Portugal e está na hora de analisarmos os nomeados a Melhor Série de Drama.
Os Emmy Awards ou Emmys são um evento que procura elogiar e demarcar o melhor que se faz na televisão, com foco nas séries e nos telefilmes, à semelhança dos que os Óscares fazem no cinema. No início deste ano decorreu a premiação respetiva a 2023, adiada devido à greve dos guionistas nos Estados Unidos da América, e no dia 16 de setembro (Portugal), é a vez da edição que engloba as estreias do ano passado.
A competição é feroz e as previsões são muitas mas apenas um irá vencer, por isso, sem mais demora, descobre connosco quais as séries nomeadas aos Emmys 2024 e quais as previsões da equipa da MHD, e da crítica internacional.
Os nomeados para Melhor Série de Drama
- O Problema dos 3 Corpos (Netflix)
- Fallout (Prime Video)
- Mr. and Mrs. Smith (Prime Video)
- Shogun (Disney+)
- Slow Horses (Apple TV+)
- The Crown (Netflix)
- The Gilded Age (Max)
- The Morning Show (Apple TV+)
E o vencedor é… “Shogun”!
Inspirada na obra homónima de James Clavell, publicada em 1975, “Shogun” é uma série da Disney+ (disponível em Portugal), criada por Rachel Kondo e Justin Marks (co-argumentista de “Top Gun: Maverick“), que se inspira em factos reais com um toque de ficção. A premissa segue três personagens, John Blackthorne (um navegador inglês baseado em William Adams), o Lord Yoshii Toranaga (um senhor de terras feudal rodeado de rivais políticos baseado em Tokugawa Ieyasu), e a Lady Mariko (uma mulher proveniente de uma família desonrada que tem agora de provar o seu valor).
Apesar de ser uma série americana, “Shogun” destaca-se de imediato por ser constituído maioritariamente por diálogo em japonês, dando-nos de imediato um ar de autenticidade nipónica que nem sempre está presente em produções ocidentais. Esta escolha é otimizada por um elenco também ele japonês que inclui nomes como Hiroyuki Sanada, Anna Sawai, Tadanobu Asano, Takehiro Hira, e Fumi Nikaido. A realização conta também com dois japoneses, nomeadamente, Hiromi Kamata e Takeshi Fukunaga.
A qualidade da narrativa e da produção tornam-no no candidato mais forte dos Emmys 2024 e isso vê-se refletido nas 25 nomeações, bem como nas previsões dos media nacionais e internacionais. Por aqui é sem dúvida o favorito da MHD, com André Sousa a afirmar: “É uma série inteligente que confia no seu público, proporcionando assim uma experiência televisiva rica e interessada em desafiar as convenções do género em que se insere e subverter as próprias expetativas que o público nela coloca.”
“The Crown” é um forte candidato aos Emmys 2024
“The Crown” é, compreensivamente, um dos fortes candidatos aos Emmys 2024. A série da Netflix chegou ao fim o ano passado com a sua sexta temporada. Ao todo, a obra conta com 45 nomeações e 11 vitórias nos Emmys, demonstrando o interesse continuado dos espectadores e dos críticos.
Criada pelo escritor britânico Peter Morgan, “The Crown” explora os principais eventos na vida da Rainha Elizabeth II, desde o seu casamento com o Príncipe Philip no ano de 1947, até à união do filho Charles com Camilla Parker Bowles, em 2005.
A última temporada era uma das mais aguardadas, não apenas pela trágica morte da Princesa Diana (Elizabeth Debicki), como pela introdução de Kate Middleton (Meg Bellamy), na altura colega do Principe William (Ed McVey).
“Fallout”, uma carta de amor aos fãs do jogo
A série da Prime Video é também uma das favoritas da equipa e não só dos fãs do jogo que deu origem a “Fallout”. Tida como uma adaptação que sabe como manter a essência da obra original, ao mesmo tempo que adiciona novos elementos, “Fallout” possui uma premissa forte e interessante, interpretações marcantes e uma produção fantástica. Não deverá vencer esta categoria mas merece destaque neste nosso artigo.
A lista de favoritos da equipa:
- Shogun (Disney+)
- The Crown (Netflix)
- Fallout (Prime Video)
- O Problema dos 3 Corpos (Netflix)
- The Gilded Age (Max)
- Mr. and Mrs. Smith (Prime Video)
- Slow Horses (Apple TV+)
- The Morning Show (Apple TV+)
O que dizem os media internacionais?
No que toca aos media internacionais, “Shogun” mantém-se o favorito. Clayton Davis, do Variety, escreve: “‘Shogun’, o épico japonês angariou o maior número de nomeações e é o preferido indisputável para vencer a primeira estatueta da FX Networks”, acrescentando que “The Crown” também é um forte candidato, nomeadamente, “pelas suas conquistas ao longo dos anos”.
Marcus Jones do IndieWire concorda, afirmando: “Como esperado, ‘Shogun’ dominou as nomeações. (…) Está agora a caminho de ser a primeira série de língua não-inglesa a ganhar como Melhor Série de Drama”. Quanto ao segundo favorito, Jones escreve: “Ela tem melhores chances nas categorias de atuação, nas quais a série tem tido melhores resultados ao longo das seis temporadas”.
E para ti? Qual a melhor série de drama dos Emmys 2024?