© Apple Studios

Os 10 melhores filmes para recordar o 11 de setembro de 2001

Há 24 anos atrás, o mundo parou com a notícia dos Ataques do 11 de setembro. Hoje, trazemos-te 10 filmes para perceberes o que aconteceu.

A 11 de setembro de 2001, o mundo ficou mais negro após um desastre que mudou para sempre a cultura do ocidente. Nesse dia, dezanove terroristas, pertencentes ao Al-Qaeda, sequestraram quatro aviões comerciais e colidiram-nos em sítios emblemáticos dos Estados Unidos. Dois deles, foram atirados contra as Torres Gémeas do World Trade Center, que chegaram a ser considerados os edifícios mais altos do mundo. Por outro lado, um terceiro avião teve como destino o Pentágono, a sede de Departamento de Defesa. No entanto, os passageiros a bordo do último avião perceberam as intensões dos sequestradores e conseguiram impedir a missão, despenhando a aeronave num campo aberto.

Para além dos passageiros a bordo dos aviões terem falecido, incluindo os dezanove sequestradores, mais de 3.000 pessoas perderam a vida em sequência do colapso das Torres Gémeas. Em consequência dos Ataques do 11 de setembro, o ocidente reforçou a lei antiterrorismo, e os Estados Unidos invadiram o Afeganistão com a missão de assassinar o líder do ato terrorista.

Do 11 de setembro de 2001 sobra apenas uma memória triste, uma revolta a nível mundial e um luto eterno de todos os que nessa manhã perderam familiares. Agora, mais de duas décadas após o sucedido, trazemos-te uma lista de filmes que ajudam a perceber os eventos que marcaram o fatídico dia e as suas consequências.

Lê Também:
Os 26 melhores filmes de desastres naturais

Onze de Setembro (2002)

Durante o mês de setembro de 2001, os irmãos Jules e Thomas Naudet estavam em Nova Iorque a gravar um documentário sobre Tony Benetatos, um estagiário da Corporação de Bombeiros. A intenção dos cineastas franceses era relatar as vivências e peripécias do novato no seu local de trabalho. No dia 11, a Corporação foi chamada ao centro da cidade para responder a um suposto intenso cheiro a gás. Enquanto um dos irmãos ficou com Benetatos no quartel, Jules acompanhou o Comandante durante a ocorrência. Durante a investigação da ocorrência, o cineasta reparou na aproximação de um avião às Torres Gémeas e decidiu gravar a sua trajetória, captando o momento em que a aeronave embate no edifício. Dada a proximidade da Corporação de Bombeiros, estes foram os primeiros a chegar ao local do acidente e autorizaram Jules a gravar os procedimentos de resgate enquanto um segundo avião embatia na Torre Sul.

A captura do momento do embate do primeiro avião tornou-se uma das raras gravações do acontecimento, dando origem ao documentário “Onze de Setembro”, lançado seis meses mais tarde. A longa-metragem valeu aos irmãos vários prémios, entre eles um Emmy.

Lê Também:
Os Melhores Filmes sobre a Primeira Guerra Mundial

World Trade Center (2006)

Quando na manhã de 11 de setembro de 2001 a Torre Norte do World Trade Center é atacada pelo primeiro avião, o Sargento John McLoughlin apressa-se a reunir uma equipa de voluntários para dar início ao resgate de sobreviventes. Anteriormente, em 1993, o polícia tinha participado numa missão de salvamento após uma bomba ter sido plantada na parte inferior de uma das Torres do World Trade Center. Agora, enquanto a equipa procurava resgatar os sobreviventes do ataque terrorista do 11 de setembro, a segunda Torre acabou atingida por um segundo avião, levando ao desmoronamento da mesma. Rapidamente, McLoughlin e os restantes voluntários procuram abrigo no poço do elevador, mas acabam presos debaixo dos escombros. No final, apenas o Sargento John e Will Jimeno sobrevivem, tendo passado mais de treze horas debaixo dos destroços e a lutar pela vida.

Esta é uma história verídica, contada por Oliver Stone no filme “World Trade Center”. Os atores Nicolas Cage e Michael Peña dão vida ao Sargento John McLoughlin e Will Jimeno, respetivamente. Já o argumento da longa-metragem foi escrito com a ajuda dos próprios sobreviventes, que relataram na primeira pessoa a sua experiência nos Ataques do 11 de setembro.

Lê Também:
30 filmes que nos alertam para os desastres ambientais

9/11 (2017)

A história das personagens do filme “9/11”, realizado por Martin Guigui, é totalmente fictícia. No entanto, o enredo da longa-metragem expressa bem quantas vidas inocentes se perderam nos Ataques do 11 de setembro. Ao longo do drama, acompanhamos cinco pessoas cujo destino as guiou ao World Trade Center no fatídico dia do acidente. Michael (Wood Harris) dirigiu-se à Torre para fazer uma entrega de comida. Eddie (Luis Guzmán) trabalha na manutenção do edifício. Já Jeffrey (Charlie Sheen) e Eve (Gina Gershon) deslocam-se a um escritório de advogados localizado numa das Torres para assinarem o papel do divórcio, o mesmo motivo que empurra Tina (Olga Fonda) para aquele espaço. Os cinco acabam por se encontrar no elevador quando um avião embate no World Trade Center, fazendo o aparelho parar, o que obriga os seus ocupantes a lutarem pela sua sobrevivência.

Lê Também:
Segunda Guerra Mundial | Os melhores filmes sobre o conflito

Voo 93 (2006)

Enquanto dois aviões colidiram com as Torres Gémeas, e uma terceira aeronave despenhou-se no Capitólio, o Voo 93 da United Airlines falhou a sua missão. A bordo do avião, quatro membros do Al-Qaeda sequestraram os passageiros e invadiram a cabine do piloto para desviarem a rota do voo. Presume-se que o alvo pretendido seria o Capitólio dos Estados Unidos, onde se reúne o Congresso. No entanto, dada a demorada ação dos sequestradores e o atraso na descolagem do avião, os passageiros a bordo tomaram conhecimento dos ataques às Torres Gémeas e perceberam que estavam perante um ataque terrorista. Em resultado, os viajantes uniram-se para se revoltar contra os membros da Al-Qaeda e conseguiram desviar a rota para um campo descampado na Pensilvânia. Consequentemente, todas as pessoas a bordo do avião perderam a vida, mas este ato corajoso impediu que se perdessem muitas outras.

O filme “Voo 93” retrata os momentos de aflição vividos pelos passageiros a bordo do avião da United Airlines. Ao mesmo tempo, a longa-metragem retrata também a forma corajosa como os viajantes lutaram contra os próprios sequestradores. Além disso, algumas cenas abordam a impotência vivida pelos funcionários do controlo de tráfego aéreo, sendo que estes são interpretados pelas próprias pessoas que viveram esses momentos no dia 11 de setembro de 2001. Em 2006, o realizador Paulo Greengrass conquistou uma nomeação ao Óscar pelo filme “Voo 93”.

Lê Também:
The Conjuring: Ordem cronológica da popular saga de terror

11 de Setembro: No Gabinete de Crise do Presidente (2021)

No dia 11 de setembro de 2001, o então Presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, encontrava-se na Flórida, numa visita a uma escola para discursar sobre os ataques em contexto escolar. Ainda antes de entrar na sala de aula, o Presidente foi avisado que uma das Torres do World Trade Center teria sido atingido por um avião. No entanto, na altura pensava-se tratar-se de uma pequena aeronave que tinha tido um acidente. Enquanto Bush lia um livro aos alunos, alertaram-no para o embate na segunda Torre, confirmando tratar-se de um dos maiores ataques terroristas da história do ocidente. Os momentos que se seguiram e a forma como W. Bush lidou com a situação ficaram documentados no filme “11 de Setembro: No Gabinete de Crise do Presidente”.

Lê Também:
TOP 10 filmes mais vistos em viagens de avião

11’09’01 (2002)

Os ataques de 11 de setembro de 2001 foram muito impactantes a nível mundial, deixando marcas profundas naqueles que acompanharam as trágicas notícias. Um ano após o fatídico dia, onze realizadores de diferentes nacionalidades reuniram-se para lançar uma curta-metragem que expõe a sua visão face aos acontecimentos terroristas. Curiosamente, o filme conta com precisamente onze minutos e nove segundos de duração, fazendo uma singela homenagem ao evento ocorrido em 2001.

Lê Também:
Estes são os 10 melhores filmes sobre a saúde mental

Em Nome da Amizade (2007)

Os Ataques do 11 de setembro de 2001 vitimou mais de três mil pessoas, que perderam a vida de forma inocente. Além disso, muitos dos transeuntes que circulavam pela zona do World Trade Center no momento do acidente ficaram com doenças pulmonares graves em sequência das poeiras resultantes do colapso das Torres. Ainda assim, as consequências dos Ataques continuaram a fazer-se sentir nos dias seguintes com as famílias a chorar a morte dos seus entes queridos.

O filme “Em Nome da Amizade”, realizado por Mike Binder, acompanha a história de Charlie (Adam Sandler), um homem que perdeu a esposa e as filhas no Atentado do 11 de setembro. Despedaçado pela dor, este procura fugir da sociedade, vivendo sob a própria sombra. No entanto, tudo muda quando Charlie reencontra Alan (Don Cheadle), um colega de escola. Juntos, os dois lutam para superar a dor da perda e encontrar um novo rumo na vida.

Lê Também:
A Corrida Mais Louca da Europa | Entrevista com Jessica Athayde e Diogo Amaral

A Vida Pós 11 de Setembro (2021)

Muitas foram as famílias que perderam entes queridos nos Atentados do 11 de setembro. No entanto, a dor torna-se ainda mais forte se pensarmos em todas as mulheres grávidas que viram partir os seus maridos. Consequentemente, muitas crianças nasceram sem conhecer o seu próprio pai, vítima de um ataque planeado pela Al-Qaeda. Ao mesmo tempo, estas mulheres tiveram de lutar para dar uma vida decente aos seus filhos enquanto conviviam com a dor da ausência do marido.

O documentário “A Vida Pós 11 de Setembro” reúne quatro mulheres que se viram obrigadas a reconstruir a sua vida após perderem os seus maridos durante os Atentados, enquanto carregavam no ventre um bebé que nasceria sem progenitor.

Lê Também:
Estes são os 20 atores com Óscares ganhos em memoráveis Biopics

Worth – Valor da Vida (2020)

A Constituição dos Estados Unidos determina que todo o ser-humano tem direito à vida, de forma fundamental e inviolável. Assim, existe um preço por cada existência. Como tal, o Governo norte-americano definiu que iria recompensar as famílias das vítimas dos Atentados do 11 de setembro com um valor monetário. No entanto, não havendo um montante definido na constituição, coube ao advogado Kenneth Feinberg determinar a quantia certa a pagar por cada vida perdida.

A história de Kenneth Feinberg pode ser vista na longa-metragem “Worth – Valor da Vida”, com Michael Keaton no papel principal. Como tal, o advogado teve pouco mais de dois anos para redigir uma formula que permitisse calcular o preço de cada vida humana perdida no Atentado do 11 de setembro.

Lê Também:
Biopics No Feminino Que Não Podes Deixar De Ver

00:30 Hora Negra

Após os Ataques Terroristas do 11 de setembro, organizados pelo Al-Qaeda, os Estados Unidos declararam guerra ao Afeganistão, invadindo o país a 7 de outubro do mesmo ano. Nessa altura, os campos do Talibã e da Al-Qaeda tornaram-se os principais alvos a abater. Ao mesmo tempo, iniciou-se uma busca frenética pelo homem responsável pelo planeamento dos Ataques, Osama bin Laden. Ainda assim, a procura pelo fundador do grupo terrorista alongou-se por uma década. Foi já em 2011 que os Estados Unidos anunciaram a captura e consequente morte de bin Laden no Paquistão.

A Guerra do Terrorismo, como ficou conhecido o período que sucedeu os Ataques do 11 de setembro é apresentada no filme “00:30 Hora Negra“. Com Jessica Chastain no papel principal, a longa-metragem acompanha a caçada a osama bin Laden por mais de uma década. O drama de suspense conseguiu conquistar cinco nomeações aos Óscares.

Lembras-te dos Ataques do 11 de setembro? Já assististe a algum destes filmes?


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *