© 20th Century Fox

Ad Astra | NASA indica os seus filmes espaciais favoritos

[tps_header]

“Ad Astra”, protagonizado por Brad Pitt, estreou na passada quinta-feira e, vários cientistas da NASA falaram acerca dos seus filmes favoritos cuja acção decorre no espaço.

Aquando da promoção do filme “Ad Astra”, nos estúdios da 20th Century Fox e, devido ao envolvimento da própria NASA nesta produção, foram convidados quatro cientistas da mesma a falar acerca dos filmes que os fazem viajar no espaço. Sim, porque enquanto não estão ocupados a observar o cosmos ou a ponderar a existência de vida extraterrestre, estes cientistas também vêem filmes.

Para começar, o moderador e director do filme – James Gray – questionou a audiência acerca de quais os filmes de ficção cientifica que os inspiraram.

[/tps_header]

2001: ODISSEIA NO ESPAÇO (1968)

ad astra
©MGM

Rob Manning, integrante da equipa do Laboratório de Propulsão a Jato, indicou o filme de 1968 de Stanley Kubrick – 2001: Odisseia no Espaço – como o seu filme favorito de ficção cientifica. O filme aborda temáticas como a evolução humana, existencialismo, tecnologia, inteligência artificial e vida extraterrestre.

 “Ao ver o filme pensei, tenho que descobrir como fizeram aquilo. Fazia sentido. Correspondia à minha visão do que seria o espaço” referiu Manning que elogia ainda a mistura de som feita por H.L.Bird e Winston Ryder.

Porém, Manning não é o único a colocar o filme de Kubrick no topo da lista dos favoritos. Também Steve Lee indicou 2001: Odisseia no Espaço e a sua sequela 2010: o Ano do Contacto como os seus favoritos. “É aquela sensação de que existe algo maior que nós, que pode mudar a civilização” referiu.



STAR TREK: THE MOTION PICTURE (1979)

ad astra
©Paramount Pictures

Steve Lee também inclui Star Trek na sua lista de favoritos, “pela sensação de que existe um futuro optimista, onde a humanidade se junta para explorar a galáxia e construir um futuro novo”

Foi o primeiro filme da saga Star Trek, dirigido por Robert Wise e a acção decorre no século XXIII, quando um alienígena misterioso e poderoso – V’Ger – se aproxima da Terra, destruindo tudo no seu caminho. O almirante James T. Kirk assume o comando da sua antiga nave – USS Enterprise – com o objectivo de salvar o planeta e determinar as origens de V’Ger.



OS ELEITOS (1983)

ad astra
©Warner Bros. Pictures

A astronauta Tracey Dyson, que já visitou o cosmos duas vezes indicou Os Eleitos, a par com Star Wars, que viu enquanto adolescente.

Trata-se da adaptação da obra não fictícia de Tom Wolfe, retratando os primeiros quinze anos do programa espacial americano. Foca-se nas vidas dos astronautas, incluindo John Glenn e Alan Shepard, bem como os perigos vividos e as frustrações sentidas. Neste filme os astronautas lutam contra a burocracia e problemas familiares, tudo para ganhar a corrida espacial em nome do seu país – “inspirador” como referiu Dyson.



TITAN A.E. – DEPOIS DA DESTRUIÇÃO DA TERRA (2000)

titan a.e
©20th Century Fox

Laura Kerber, integrante da equipa de investigação do Laboratório de Propulsão a Jato, indicou Titan A.E – um filme animado do início do milénio. “Pensei que era engraçado porque explora a ideia de como poderíamos reiniciar o mundo novamente (…)” justificou a cientista.

Dirigido por Don Bluth e Gary Goldman, trata-se de um filme de animação que conta com as vozes de Matt Damon, Bill Pullman, Drew Barrymore, John Leguizamo, Nathan Lane, Janeane Garofalo, Ron Perlman e Tone Loc. Titan A.E. coloca nas nossas mentes o “E se?”. Após a destruição da Terra e de toda a Humanidade, para onde iríamos? Seria possível começar um mundo novo?

Kerber refere que além do conceito do filme, gostou também da banda sonora, que ouve sempre que observa Marte.



INTERSTELLAR  (2014)

interstellar
©Warner Bros. Pictures

O filme ficção científica de Christopher Nolan também vai directo para a lista de favoritos de Steve Lee, que valoriza as viagens e a comunicação através do tempo e do espaço, como uma nova dimensão de pensamento. A premissa é simples – as reservas naturais da Terra estão a atingir o fim e um grupo de astronautas recebe a missão de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie.

[tps_footer]

Coloque a mão no ar quem é fã de filmes de ficção científica!

Lê Também:   Ad Astra, em análise

[/tps_footer]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *