Esta nova série da Netflix já é o primeiro grande sucesso do ano
“Asura” é uma série japonesa de 7 episódios, assinada por Hirokazu Kore-eda
Sumário
- A nova série japonesa da Netflix, “Asura”, estreou esta semana;
- Esta é realizada pelo grande realizador japonês Hirokazu Kore-eda (“Shoplifters”) e é uma adaptação de um clássico romance;
- “Asura” já está a receber grande elogios, sendo apelidada de “a primeira grande série do ano”.
A nova série japonesa da Netflix, “Asura”, passa-se em 1979 e é sobre um grupo de quatro mulheres adultas que descobrem que o seu pai as enganou, tendo uma relação extraconjugal com outra mulher. Durante uma década, ele criou um filho com essa mulher, que elas nunca conheceram e, à medida que a verdade vem à tona, as mulheres tentam processar o significado desta revelação para a família e para as suas próprias vidas.
A série é realizada pelo grande autor japonês Hirokazu Kore-eda (“Shoplifters“), que procura expressar compaixão e compreensão pelas mulheres do Japão dos anos 70 com “Asura”. Uma adaptação do romance “Ashura no Gotoku” de Mukoda Kuniko que já tinha sido adaptado para uma popular série televisiva japonesa com o mesmo título, este mais recente projeto do realizador na Netflix sucede a “The Makanai: Cooking for the Maiko House“, série de 2023.
“Asura” conta com um talentoso elenco de atores japoneses. As quatro irmãs são: Rie Miyazawa, como Tsunako, uma professora de ikebana; Machiko Ono, como Makiko, uma dona de casa; Yu Aoi, como Takiko, uma bibliotecária; e Suzu Hirose, como Sakiko, uma empregada de mesa. Estas atrizes são conhecidas pelas suas interpretações cativantes em vários filmes e dramas televisivos, e a sua presença coletiva promete oferecer retratos poderosos de mulheres a lidar com uma difícil crise familiar.
Acrescentando à força do elenco, estão também em “Asura” os atores veteranos Jun Kunimura, como Kotaro, e Keiko Matsuzaka, como Fuji, o pai e mãe da família, respetivamente.
Todos os 7 episódios de “Asura” são realizados por Hirokazu Kore-eda
Hirokazu Kore-eda é um realizador, produtor, argumentista e montador japonês altamente aclamado, conhecido pelas suas narrativas profundamente humanistas e emocionalmente ressonantes. Iniciando a sua carreira na televisão, transitou para as longas-metragens em meados da década de 1990, estabelecendo-se rapidamente como uma figura proeminente no cinema japonês. Os seus trabalhos exploram frequentemente temas como família, memória, perda e as complexidades das relações humanas, muitas vezes com um estilo gentil e observacional.
Ganhou reconhecimento internacional com filmes como “Ninguém Sabe” (2004), uma história pungente sobre crianças abandonadas. O filme de Kore-eda “Tal Pai, Tal Filho” (2013) venceu o Prémio do Júri no Festival de Cinema de Cannes, solidificando ainda mais a sua reputação global. Em 2018, alcançou um reconhecimento ainda maior com “Shoplifters”, que venceu a prestigiosa Palma de Ouro em Cannes.
“Asura” já está a receber grande elogios. Nick Schager, por exemplo, na sua crítica para o site The Daily Beast, já apelidou “Asura” de “a primeira grande série do ano”.
Curiosos para assistir “Asura”?