A Bela e o Monstro | o vestuário do Monstro

Entre modelos digitais, figurinos físicos e o estilo setecentista de Dan Stevens, a personagem do Monstro tem um dos guarda-roupas mais interessantes de A Bela e o Monstro.

 


<< O estilo icónico de Belle | O visual dos habitantes do castelo >>


 

a bela e o monstro jacqueline durran

Para além das usuais exigências criativas, conceber os figurinos para o protagonista masculino de A Bela e o Monstro provou-se um descomunal desafio técnico para a figurinista Jacqueline Durran. É que, mesmo durante as filmagens, o realizador Bill Condon e os executivos da Disney estavam em conflito sobre o modo de criar o Monstro no grande ecrã e isso levou a mudanças drásticas e constantes que afetaram diretamente o guarda-roupa da personagem, sem contar com o trabalho do ator Dan Stevens. É que, originalmente, Condon queria filmar o Monstro a partir de efeitos práticos, com um fato especial para alterar a forma do corpo do ator e extensiva maquilhagem transformativa para tornar o charmoso ator de Downton Abbey e Legion numa criatura fantasiosa e muito peluda.

Lê Também: Downton Abbey | As modas da última temporada

No final, mesmo com cenas já filmadas com a maquilhagem especial, os executivos responsáveis pelo projeto exigiram que, em pós-produção, o Monstro fosse tornado numa criação completamente digital. Isto resultou num desagradável meio-termo em que, apesar da sua aparência desumana, os movimentos do príncipe amaldiçoado não têm nenhuma da brutalidade animalesca da versão animada, nem nenhuma da fisicalidade visceral que o uso de efeitos práticos possibilitaria. Ao invés, temos uma amálgama gerada por computador com um aspeto irritantemente plástico.

a bela e o monstro jacqueline durran

a bela e o monstro jacqueline durran

Enfim, este artigo não se trata de uma crítica do filme, mas sim de uma exploração dos figurinos da personagem do Monstro. Figurinos, esses que foram todos desenhados e executados por Jacqueline Durran e a sua equipa. Posteriormente, o seu trabalho foi usado para se fazerem scans digitais e servir de material de referência aos animadores da versão final da personagem. Todas essas considerações são, contudo, relegadas somente ao panorama da execução técnica.

a bela e o monstro jacqueline durran

No que se refere ao discurso visual estabelecido pelos figurinos de Durran, a história é bem diferente. Longe de percalços inesperados e desenvolvimentos erráticos, os figurinos do Monstro refletem uma evolução gradual que é claramente inspirada pelo seu análogo animado. Tal como em A Bela e o Monstro de 1991, o Monstro conhece Belle em andrajosos farrapos que ele arrasta consigo pelos sombrios corredores do seu castelo, mas, lentamente, vai-se aprumando e começando a vestir peças mais claramente humanas e menos deterioradas. Interessantemente, a sua cor principal é o azul, algo que estabelece logo uma ligação forte para com a sua futura companheira amorosa, mesmo quando os dois ainda não se conseguem entender.

a bela e o monstro jacqueline durran

Como acontece com Belle, o píncaro dessa evolução é a icónica cena do baile em que, para acompanhar a sua convidada vestida de luminoso amarelo, o Monstro enverga um conjunto novo em folha. Este figurino, que reflete bem a inspiração setecentista de todo o guarda-roupa do filme é em tons de azul que, para criar uma ligação aos detalhes no vestido de Belle, Jacqueline Durran pontuou com pormenores doirados. Esses pormenores, ao invés de serem bordados, são pintados sobre o tecido e aplicados, tal como acontece com o conjunto de Belle que é magicado do nada graças aos estranhos poderes do castelo e seus habitantes.

Lê Também:   Chris Pine responde a rumores sobre The Princess Diaries

a bela e o monstro jacqueline durran

a bela e o monstro jacqueline durran

a bela e o monstro jacqueline durran

Até agora falámos apenas das roupas usadas pelo protagonista na sua forma monstruosa mas Dan Stevens ainda aparece algumas vezes em cena sem a sua aparência sobrenatural. Primeiro, temos a melhor cena deste novo A Bela e o Monstro (é uma das poucas que não é um remake pueril do filme de 1991) em que Condon e sua equipa nos mostram o momento fatídico em que um príncipe arrogante rejeita os pedidos de auxílio de uma feiticeira disfarçada de indefesa idosa e é prontamente castigado. Aqui, Stevens é uma visão do excesso e desinibo hedonismo que caracterizava tanta da aristocracia francesa nos anos anteriores à Revolução em 1789.

Com uma peruca empoada e uma maquilhagem que o faz parecer uma estrela de glam rock, Dan Stevens é majestoso e o seu figurino não lhe fica atrás. Quando todos os seus convidados estão vestidos de branco e ouro, ele enverga preto e quantidades insanas de bordado decorativo e até pérolas cosidas ao material da sua casaca formal. O fausto quase grotesco deste visual é um reflexo óbvio do seu terrível carácter – para além da sua arrogância, o príncipe financia a riqueza do seu lar com o fruto de monstruosos impostos sobre os aldeões e gasta fortunas em festas para as quais são apenas convidados os mais ricos e belos.

Lê Também:   Os 4 novos filmes para ver esta semana na Netflix, Max, Disney+

Consulta Ainda: Guia das Estreias de Cinema | Março 2017

Os anos passados como um monstro amaldiçoado conjugados com o amor e compaixão de Belle derretem o coração gelado deste aristocrata e, quando o vemos no final a meio de uma festa de celebração, a sua aparência mudou muito. Longe das maquilhagens exuberantes de outrora, ele agora mostra uma cara limpa de cosméticas pseudo setecentistas e o seu cabelo, apesar de estar num estilo histórico, não mostra a exuberância passada. De modo semelhante, o veludo preto e renda dourada dão lugar a um conjunto em seda azul (outra ligação cromática a Belle) e pormenores brancos que o colocam em perfeita harmonia visual com os restantes convidados, mesmo os mais humildes aldeões.

a bela e o monstro jacqueline durran

 


<< O estilo icónico de Belle | O visual dos habitantes do castelo >>


 

Agora que já falámos dos dois protagonistas de A Bela e o Monstro, exploraremos também o vestuário das personagens secundárias, a começar pelos servos do castelo encantado na próxima página!



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *