© 2020 Disney/ Pixar

Bora Lá | Curiosidades sobre o novo filme da Pixar

[tps_header]

Bora Lá traz uma nova aventura mágica aos grandes ecrãs! Vem conhecer algumas curiosidades sobre a nova animação da Pixar, que promete agradar a todos.

Como em todas as longas-metragens, são várias as curiosidades que estão relacionadas com o projecto e que nem sempre são apresentadas ao público. E se num filme ‘normal’ é assim, o sabido é que os filmes de animação da Pixar e da Disney contêm inúmeras referências entre si e que por vezes apenas os fãs mais atentos as conseguem descobrir.

Por isso mesmo decidimos ajudar a tua curiosidade e juntar aqui alguns fun facts relacionados com “Bora Lá”, o novo filme de animação do ano e que juntou os estúdios da Disney e da Pixar. De apontamentos sobre a história dos estúdios da Pixar, até curiosidades sobre o trabalho dos actores envolvidos, temos de tudo!

SUBSCREVE JÁ À DISNEY+

[/tps_header]

BORA LÁ

© Disney / Pixar

“Bora Lá” é oficialmente o 22º filme dos estúdios da Pixar.



MENTES CRIATIVAS

Onward
© 2020 Disney/ Pixar

Os criadores de “Bora Lá” são os mesmos de filmes de sucessos dos estúdios de animação, nomeadamente “Toy Story” (1995), “The Incredibles – Os Super-Heróis” (2004) e “Coco” (2017).



DAN SCANLON

Dan Scanlon
Dan Scanlon na estreia de “Bora Lá” em Londres | © Gareth Cattermole / 2020 Getty Images

“Bora Lá” é um marco para Dan Scanlon, o realizador. É o seu segundo filme sob a alçada da Pixar – o primeiro foi “Monstros: A Universidade” (2013) – mas é o seu primeiro trabalho que não é uma sequela, tratando-se assim de um original.



REALIZADOR ÚNICO

Toy Story 4
“Toy Story 4” também só teve um realizador | © Disney.Pixar

É o 10º filme da Pixar que não teve um co-realizador. Junta-se assim a um grupo de filmes que inclui “Toy Story” (1995), “The Incredibles – Os Super Heróis” (2004), “Wall-E” (2008), “Toy Story 3” (2010), “Monstros: A Universidade” (2013), “A Viagem de Arlo” (2015), “Carros 3” (2017), “The Incredibles 2 – Os Super Heróis” (2018) e “Toy Story 4” (2019).




UM FILME ORIGINAL

Bora Lá
© Disney / Pixar

É o primeiro filme desde 2017 a ser um original – os últimos a terem este destaque foram “A Viagem de Arlo” (20158) e “Coco” (2017). Caso não se recordem, todos os filmes estreados pela Pixar desde 2016, com excepção de “Coco”, foram uma sequela aos seus sucessos anteriores (“À Procura de Dory“, 2016; “Carros 3“, 2017; “The Incredibles 2: Os Super-Heróis”, 2018; “Toy Story 4”, 2019).



INSPIRADO NA VIDA DE DAN SCANLON

Bora Lá
© 2020 Disney/ Pixar

De acordo com o realizador do filme, o filme é inspirado pela sua própria vida. Tendo perdido o pai ainda muito novo, Scanlon sempre se perguntou “quem era o meu pai”. Por isso, toda a história acontecer num mundo sem humanos – repletos de elfos e trolls – e qualquer criatura que estivesse nas carrinhas dos anos 70, teve inspiração pela sua própria infância (até a ideia de ainda existir magia suficiente no mundo para um dia extra com o pai).



DATA DE ESTREIA

Bora Lá
Estreia mundial de “Bora Lá” | © Alberto E. Rodriguez / Getty Images

Este é o primeiro filme dos estúdios da Disney que não é lançado em Maio, Junho ou Novembro, os meses de eleição dos estúdios. É o primeiro da Pixar a estrear em março.



O RATING PG

Bora Lá
© 2020 Disney/ Pixar

É o nono filme Pixar a ter um rating de PG pela Motion Picture Association of America: significa que pode ser visto por todas as idades mas com a nota que algumas cenas poderão não ser inteiramente adequadas aos espectadores mais jovens. Antes de “Bora Lá”, os filmes dos estúdios que conseguiram a mesma classificação foram “The Incredibles – Os Super-Heróis” (2004), “Up – Altamente” (2009), “Brave – Indomável” (2012), “Divertida-Mente” (2015), “A Viagem de Arlo” (2015), “À Procura de Dory” (2016), “Coco” (2017) e “The Incredibles 2: Os Super-Heróis” (2018).



SEM HUMANOS

Onward
Bora Lá | © NOS Audiovisuais

É o 5º filme lançado pela Pixar que não inclui qualquer humano na história. O primeiro foi “Uma Vida de Insecto” (1998), seguido da trilogia de “Carros“.

Estando agora também sob a alçada dos estúdios da Disney, “Bora Lá” é o 10º filme de animação gerada por computador que não tem presença humana. Para além dos já referidos dos estúdios Pixar, os outros títulos animados que fazem parte deste lote são “Dinossauro” (2000), “Chicken Little (2005), “Aviões” (2013), “Aviões – Equipa de Resgate” (2014) e “Zootrópolis” (2016).



IAN LIGHTFOOT – A INSPIRAÇÃO

Ian Lightfoot
Ian Lightfoot | © 2020 Disney/ Pixar

O desenho da personagem principal, Ian Lightfoot, é baseada em Alfredo Linguini, uma personagem principal da Pixar, neste caso de “Ratatui” (2007).



PIZZA PLANET – UMA MARCA PIXAR

Bora Lá
Bora Lá | © 2020 Disney/ Pixar

Como uma marca dos estúdios Pixar, o filme “Bora Lá” também conta com uma aparição da carrinha Pizza Planet ao longo do filme. Sem revelar muito, podemos dizer que é numa cena que envolve trolls e uma ponte!



ACTOR VETERANO

Onward
John Ratzenberger e Dave Foley | © Alberto E. Rodriguez / Getty Images

“Bora Lá” marca o 22º filme consecutivo da Pixar para John Ratzenberger. No filme o actor interpreta um homem das obras, a terceira vez no universo Pixar – interpretou uma personagem semelhante em “Up – Altamente” (2009) e “Divertida-Mente” (2015).



ELENCO – AS VOZES

Bora Lá
Elenco de “Bora Lá” | © Alberto E. Rodriguez / Getty Images

No elenco de “Bora Lá”, nenhum actor é estranho aos filmes de animação e a emprestar a sua voz. Ora vê lá o percurso de todos.

  • CHRIS PRATT – No filme interpreta Barley Lightfoot, o irmão mais velho de Ian. Participou nos filmes de “The Lego”, como a personagem principal;
  • TOM HOLLAND – É Ian Lightfoot, uma das personagens centrais de “Bora Lá”. Na sua carreira emprestou a voz a “Armados em Espiões” (2019) e “As Aventuras do Dr. Dolittle” (2020)
  • JULIA LOUIS-DREYFUS – No filme é Laurel Lightfoot, a mãe do duo protagonista. É o primeiro filme da Pixar que faz desde há 22 anos, quando participou em “Uma Vida de Insecto” (1998). Sob a alçada da Disney entrou também em “Aviões” (2013);
  • OCTAVIA SPENCER – É Manticore, dona de um restaurante. Na sua carreira já emprestou a voz aos filmes “Zootrópolis” (2016) e o mais recente “As Aventuras do Dr. Dolittle” (2020);
  • TRACEY ULLMAN – No filme é Grecklin, a vendedora de uma loja. Já entrou em “Happily Ever After” (1990), “A Noiva Cadáver” (2005) e “A Lenda de Desperaux” (2008);
  • MEL RODRIGUEZ – No filme é Colt Bronco, um polícia centauro e namorado de Laurel Lightfoot. Já emprestou a sua voz aos filmes de “O Gang do Pi” (2006) e “Capitão Cuecas – O Filme” (2017);
  • ALI WONG – Em “Bora Lá” é Gore, uma das polícias. Já entrou em “Angry Birds: O Filme” (2016), “Lego Ninjago – O Filme” (2017) e “Ralph vs Internet” (2018).



BANDA SONORA

Bora Lá
Bora Lá | © Disney/Pixar

É o segundo filme da Pixar a ser composto por Mychael Danna e Jeff Dana, depois de “A Viagem de Arlo” (2015).

[tps_footer]

Costumas ir à procura de curiosidades sobre os filmes? O que pensas destas?

[/tps_footer]

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *