"Entre Leiras" | © IndieLisboa

Cláudia Ribeiro apresenta “Entre Leiras” no Funchal

Cláudia Ribeiro estará presente nos Screenings Funchal para falar do seu documentário “Entre Leiras”. 

O Funchal receberá no próximo fim de semana Cláudia Ribeiro, a jovem cineasta responsável pela realização de “Entre Leiras”. Tudo acontece no âmbito do ciclo de cinema “Histórias Lusitanas”, que decorre durante todo o mês de novembro nos Screenings Funchal. Cláudia Ribeiro falará com o público sobre o seu primeiro filme documental, que passou por um trabalho de campo intenso, uma vez que a realizadora nascida em Guimarães, mudou-se para Paredes de Viadores, Marco de Canaveses, para filmar a rotina de duas camponesas.

Cláudia Ribeiro no Funchal
Cartaz promocional da exibição de “Entre Leiras” nos Screenings Funchal © Screenings

Aí, contactou diretamente com as gentes da aldeia, sendo o seu documentário um registo antropológico de uma realidade que apesar de praticamente extinta, conecta-se fortemente com o nosso quotidiano. Segundo Cláudia Ribeiro, há uma “necessidade de compreender a complexidade de fatores inerentes a uma determina realidade social”. Foi então que, com somente uma câmara, um tripé, um gravador de som e uns auscultadores, mostrou por inteiro, o dia a dia das irmãs Ana e Glória. As duas irmãs cumprem o seus trabalhos agrícolas, à medida que a câmara flui e mostra-as a uma sociedade que parece ter esquecido a sua importância.

O trailer de “Entre Leiras” pode ser visto a seguir:

O documentário de Cláudia Ribeiro esteve em competição na 17.a edição do IndieLisboa que decorreu em 2020. Na altura, o nosso crítico de cinema Cláudio Alves teve oportunidade de ver o filme e de falar sobre “Entre Leiras” na sua análise.

“Entre Leiras” conta com duas projeções nos Screenings Funchal, que decorrem semanalmente nos Cinemas NOS do Fórum Madeira. As sessões têm início às 21h e a cineasta estará presente no dia 6 de novembro, onde depois do filme irá responder às perguntas da audiência.  “Entre Leiras” é um documentário produzido pela produtora nacional Uma Pedra no Sapato, que já marcou presença em diversos festivais de cinema internacionais, como Cannes, Berlim, Veneza e Locarno.

Na MHD poderás conhecer a programação completa dos Screenings Funchal para novembro de 2021.

Fica atento às redes sociais dos Screenings para saber mais sobre a presença da realizadora Cláudia Ribeiro na sessão de “Entre Leiras”.

Virgílio Jesus

Era uma vez em...Portugal um amante de filmes de Hollywood (e sobre Hollywood). Jornalista e editor de conteúdos digitais em diferentes meios nacionais e internacionais, é um dos especialistas na temporada de prémios da MHD, adepto de todas as formas e loucuras fílmicas, e que está sempre pronto para dois (ou muitos mais!) dedos de conversa com várias personalidades do mundo do entretenimento.

Virgílio Jesus has 1422 posts and counting. See all posts by Virgílio Jesus

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.