Itziar Ituño e Esther Acebo (foto de Maggie Silva)

Comic Con Portugal 2019 | O Enorme Sucesso de La Casa de Papel

Itziar Ituño (Raquel) e Esther Acebo (Monica) são duas das protagonistas do super sucesso espanhol “La Casa de Papel”. As atrizes estiveram presentes na Comic Con Portugal 2019 nos dias 12 e 13 de setembro, e  fomos à sua conferência de imprensa, onde falaram sobre o impacto gigantesco da série. 

La Casa de Papel Comic Con Portugal
Itziar Ituño e Esther Acebo (foto de Maggie Silva)

As atrizes abordaram, acima de tudo, o enorme sucesso da série, e a alegria que sentiram quando souberam que seria renovada para uma terceira parte, que está agora disponível na Netflix. Ao fim de contas, o enorme sucesso internacional indicava que a renovação era uma realidade bem possível, mas, segundo a atriz que interpreta Monica, o facto do assalto ter sido já concluído incutiu algum receio. Mas como sabemos, há sempre temo para um outro “atraco”.

 Sobre os processos de preparação para estes papéis, um tema e questão frequente e transversal à maioria dos painéis e conferências, as atrizes responderam que não foram muitos os ensaios para a série, que avançam implicar um trabalho intenso tanto sobre o físico como sobre o emocional.

Lê Também:
La Casa de Papel, terceira temporada em análise

As atrizes identificam um certo secretismo no processo das gravações, que acaba por resultar como um estimulante para as mesmas. No que toca aos guiões, nãos os recebem na integra, mas sim às partes, neste caso, apenas as suas partes. Por isso, a história constrói-se, para os interpretes, no dia-a-dia das rodagens.

Itziar Ituño, a menos envergonhada das suas atrizes, destaca a evolução de Raquel como um enorme trunfo enquanto atriz. Especialmente, o facto de esta ter passado por tantas fases distintas do seu desenvolvimento enquanto personagem. Elogia ainda os criadores da série, dizendo que os atores são muito mais do que meras marionetas que dizem falas, mas antes têm o direito de defender as suas personagens.

Fala ainda sobre alguns lados mais avassaladores desta fama recém ganha, nomeadamente o facto da sua vida pessoal ser agora mais examinada e exposta. Contrapõe com o lado positivo, o seu trabalho ser agora conhecido em todo o mundo, quando antes era uma atriz muito local, associada à Catalunha. E, claro, viajar o mundo e conhecer fãs em eventos como a Comic Con Portugal 2019.

La Casa de papel Comic Con Portugal
Itziar Ituño e Esther Acebo (foto de Maggie Silva)

As duas atrizes dizem que o elenco não se conhecia bem antes das rodagens, mas que agora é uma autêntica família. Quanto a esta dupla que veio a Portugal, as suas personagens não interagem na primeira temporada, e revelaram na conferência que só se conheceram aquando da sessão fotográfica para as imagens promocionais da primeira série.

Itziar revelou ainda um amor por Coimbra e por Sintra, mais especificamente pela Quinta da Regaleira. Esther complementa, falando da sua paixão por Alfama, pelo fado, pelo sentimento que estas ruas transmitem, as quais a fazem sentir “estar dentro de um filme”. Esther elogiou ainda as praias alentejanas, e concluíram que lhes faltava ainda uma imperativa ida ao Porto.

Quando questionadas sobre uma rivalidade entre a televisão e o cinema, Itziar reconhece que estamos de facto num momento no qual a televisão conquistou um lugar de destaque, mas Esther, por outro lado, acha a comparação injusta. Itziar diz que estamos na idade das séries, e que este “assalto” feito ao cinema é inegável. Diz ter bastante pena pois o cinema é “muito grande”, tal como o teatro, a arte que a atriz parece mais valorizar. Acentua, acima de tudo, o valor ritualistíco e de partilha da experiência de sala.

Acessíveis e simpáticas, as duas atrizes prometem continuar a visitar-nos no pequeno ecrã nos próximos tempos. Até uma próxima, e bons assaltos! 

Maggie Silva

Licenciatura e Mestrado em Ciências da Comunicação na vertente de Cinema e Televisão pela FCSH-UNL, porque à segunda é de vez. Dependente de cultura pop e cinema indie. Campeã suprema do binge watch, sempre disposta a partilhar dois dedos de conversa sobre o último fenómeno a atacar o pequeno ou grande ecrã.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *