Jojo Rabbit © Twentieth Century Fox Film Corporation

Jojo Rabbit | O que significa a vitória do Prémio do Público em Toronto?

Jojo Rabbit vence o prémio do Público no Festival Internacional de Cinema de Toronto e coloca-se na linha da frente para os Óscares 2020. 

Depois de “Joker”, de Todd Phillips ter vencido o Leão de Ouro em Veneza, outro filme parece ter caminho assegurado para os Óscares 2020. Trata-se de “Jojo Rabbit”, realizado por Taika Waititi que venceu na passada noite de domingo, dia 15 de setembro, o Prémio do Público no TIFF – Festival Internacional de Cinema de Toronto, com um peso importantíssimo na Awards Season.

As audiências em Toronto não se costumam enganar, afinal são vários os filmes vencedores deste galardão que chegaram a ter sucesso nos Óscares da Academia, e até mesmo a levar a estatueta dourada de Melhor Filme.

Estará Jojo Rabbit a caminho dos Óscares?

Jojo Rabbit
Jojo Rabbit © Twentieth Century Fox Film Corporation

“Jojo Rabbit” segue Jojo (Roman Griffin Davis,), um miúdo que deseja fazer parte da Juventude Hitleriana e tem Adolf Hitler (Taika Waititi, um possível candidato ao Óscar de Melhor Ator Secundário) como amigo imaginário. Sem esperar, descobre uma jovem judia a morar na sua casa, que aos poucos lhe ajudará a mudar a sua percepção em relação aos judeus. O filme conta também com Sam Rockwell, Rebel Wilson, Stephen Merchant, Alfie Allen e Scarlett Johansson no elenco.

“Jojo Rabbit” é um filme com algumas semelhanças com outro filme aclamado com o People Choice Award do TIFF, nomeadamente “A Vida é Bela” (1998), que acabou por vencer os Óscares de Melhor Ator (Roberto Benigni) e Melhor Filme Estrangeiro (por Itália). Outros filmes aclamados com o galardão foram “Beleza Americana” (1999), “O Tigre e o Dragão” (2000), “Quem Quer Ser Um Bilionário?” (2008), “O Discurso do Rei” (2010), “Guia para um Final Feliz” (2012), “12 Anos Escravo” (2013), “O Jogo da Imitação” (2014), “Quarto” (2015), “La La Land: Melodia de Amor” (2016) e “Três Cartazes à Beira da Estrada” (2017). Todos eles foram nomeados a Melhor Filme, e alguns vencedores do principal prémio entregue pela Academia de Hollywood.

Lê Também:
MOTELx ’19 | Vencedores e balanço final

No ano passado “Green Book” (2018) também venceu o Prémio do Público (People Choice Award) em Toronto e acabou por ser galardoado com o Óscar de Melhor Filme. Este ano, o segundo lugar (runner-up) do Prémio do Público foi entregue a “Marriage Story”, realizado por Noah Baumbach e produzido pela Netflix, fortemente aclamado pela crítica, que deverá valer aos seus atores – Scarlett Johansson, Adam Driver e Laura Dern – nomeações para os Óscares. Já o terceiro lugar foi ganho pelo filme sul-coreano “Parasitas”, de Joon-ho Bong, um filme com um misto de Tarantino que coloca em confronto as classes alta e baixa da sociedade sul-coreana.

Depois de sabermos o que que significa a vitória de Jojo Rabbit no TIFF, é importante apontar os filmes mais comentados para os Óscares 2020. Para além de “Jojo Rabbit”, “Marriage Story” e “Parasitas” que agora ganham (mais) força, destaque também para “O Irlandês”, projeto para Netflix de Martin Scorsese, “Era Uma Vez em… Hollywood, de Quentin Tarantino (que afinal tem ‘Hollywood’ no título), “Dor e Glória”, o filme espanhol de Pedro Almodóvar e “Joker”, com Joaquin Phoenix no papel marcante de uma carreira já longa.

Outros filmes que poderão estar na corrida aos Óscares são “Judy”, com Renée Zellweger no papel da mítica e depressiva Judy Garland, que recebeu várias ovações em Toronto, mas também “Mulherzinhas”, filme de época de Greta Gerwig e “It’s a Beautiful Day in the Neighborhood”, com Tom Hanks no papel que lhe poderá colocar na corrida ao Óscar de Melhor Ator Secundário, mais de 20 anos depois da sua última nomeação.

Podes assistir ao trailer (sem legendas) de “Jojo Rabbit” abaixo, o projeto tem estreia em Portugal marcada para 06 de fevereiro de 2020.

TRAILER | JOJO RABBIT DE TAIKA WAITITI

Queres conhecer mais sobre Jojo Rabbit? Podes ver mais imagens de “Jojo Rabbit”, de Taika Waititi aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *