© Robbie Williams

Concertos em março

Fica a conhecer os principais concertos que vão acontecer em março de Norte a Sul do país, contando com uma enorme variedade musical.

No mês em que se celebra o Dia do Pai, Magazine.HD preparou uma agenda com alguns concertos que não deves mesmo perder e até podes, quem sabe, oferecer bilhetes ao teu progenitor. Durante os próximos dias, várias salas de espetáculos do país vão abrir as suas portas para servirem de palco aos mais variados artistas nacionais e internacionais. Acima de tudo, muitos são os cantores que nos seus concertos celebrarão importantes marcos da sua carreira, enquanto muitos outros se preparam para apresentar os seus mais recentes álbuns e trabalhos de estúdio. Para março, conta-se com grandes nomes conhecidos pelo público em geral a atuar pelo país fora. Para que não te escape nenhum espetáculo, fica atento/a à lista que se segue!

Lê Também:   Festival da Canção 2023 | Entrevista aos últimos finalistas

ROGER WATERS | 18 MARÇO | LISBOA

Roger Waters Concertos
© Sony Music

Em meados dos anos sessenta, Roger Waters, em conjunto com mais três amigos, fundou a banda Sigma 6, que mais tarde viria a dar lugar aos Pink Floyd. Se na década seguinte a banda de rock psicodélico atingiu um enorme sucesso internacional, muito se deve ao trabalho desenvolvido por Roger enquanto letrista e compositor do grupo britânico. Duas décadas após a criação dos Pink Floys, Waters decidiu abandonar a banda e dedicar-se a uma carreira a solo, da qual surgiu um dos maiores concertos de rock da história – The Wall Live in Berlin, que reuniu mais de 200.000 pessoas. Este ano, Roger Waters regressa a Portugal para aquela que poderá ser a sua última tour internacional. Depois de uma sala esgotada a 17 de março, o próximo concerto tem lugar na Altice Arena a 18 de março.


FOREVER MICHAEL | 18 MARÇO | LISBOA

Forever Michael Concertos
© BOL

Em 2009, o mundo recebia a triste notícia que confirmava a morte de Michael Jackson, numa altura em que o ‘Rei da Pop’ se preparava para regressar aos palcos com a tour ‘This is It’. O legado deixado pelo cantor norte-americano vai para além das suas canções, tendo a sua dança e os seus espetáculos marcado várias gerações até aos dias de hoje. E porque uma carreira de quase cinco décadas não pode ser esquecida com o desaparecimento de um ícone, o grupo FOREVER juntou-se para homenagear Michael Jackson, montando um espetáculo único que chegou mesmo a ser aprovado pela família do cantor norte-americano. Com uma digressão pelo mundo inteiro, Forever Michael, o título que deu nome ao quarto álbum de Jackson, regressa a Portugal para um concerto único no Coliseu dos Recreios, a 18 de março.


LINDA MARTINI | 18 MARÇO | OURÉM

Linda Martini Concertos
© Ana Viotti

No ano em que celebram duas décadas de existência, os Linda Martini fazem uma viagem musical ao passado com a concretização da turné nacional ‘Merda&Ouro’. Composta por André Henriques (voz e guitarra), Claudia Guerreiro (baixo e coros), Hélio Morais (bateria e coros) e Rui Carvalho (guitarra), esta banda portuguesa é uma das mais acarinhadas pelo público do nosso país, marcando uma forte presença na nossa cultura. Tendo o seu sexto álbum de estúdio sido lançado no ano passado, os Linda Martini são uma das bandas nomeadas aos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, na categoria de Melhor Grupo. A banda sobe ao palco do Teatro Municipal de Ourém a 18 de março.

 


MATAY | 18 MARÇO | SINTRA

Matay Concertos
© Centro Cultural Olga Cadaval

Se há uns anos ninguém sabia quem era o Matay, hoje este é um nome incontornável da música portuguesa. Após o grande sucesso que alcançou com o tem ‘Dizer Que Não’, interpretado em conjunto com Dengaz, Rúben Matay chegou a participar no Festival da Canção, tendo terminado em terceiro lugar. Após várias colaborações com grandes artistas, como Boss AC, Matay apresenta agora o single ‘Confia’, um tema com letra e música de Agir, com quem já tinha trabalhado em 2017. O lançamento desta canção surge em sequência das Jornadas Mundiais da Juventude, que terão lugar no nosso país este ano. Como tal, a apresentação do seu novo trabalho está agendada para o dia 18 de março, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra.


CARMINHO | 18 MARÇO | COVILHÃ

Carminho Concertos
© Carminho

Nascida e criada no meio artístico, Maria do Carmo Andrade, mais conhecida simplesmente como Carminho, é filha da também fadista Teresa Siqueira. Com apenas doze anos, a lisboeta estreou-se a cantar no Coliseu dos Recreios, tendo feito um enorme sucesso, o que fez com que passasse a ser presença regular na casa de fados explorada pelos pais, em Alfama. O seu primeiro álbum, lançado em 2009, atingiu logo a distinção de Disco de Platina, um feito raro para um álbum de estreia. Mais de uma década depois, a fadista conta já com seis álbuns, tendo lançado “Portuguesa” em 2022. A 18 de março, a cantora sobe ao palco do Teatro Municipal da Covilhã para apresentar este disco que se intitula como um manifesto cultural.


BRANKO | 18 MARÇO | AVEIRO

Branko Concertos
© Teatro Municipal Aveirense

João Barbosa, cujo nome artístico é Branko, tornou-se conhecido pelo grande público ao ter fundado a famosa banda de música electrónica Buraka Som Sistema. Após a dissolução do grupo que ficou conhecido por músicas como ‘Wegue-Wegue’, Branko decidiu lançar-se a solo, com a publicação do seu primeiro álbum em 2015. Desde então, o seu nome é presença assídua em festivais de música, bem como em concertos de norte a sul do país. No ano passado, o DJ e músico português lançou o disco “OBG”, um trabalho que será apresentado em Aveiro, no Teatro Municipal Aveirense, a 18 de março.


ANA MOURA | 19 MARÇO | LISBOA

Ana Moura Concertos
©Ana Moura

Se o fado é o estilo que melhor identifica o povo português, Ana Moura é a intérprete do século XXI que mais sucesso obteve neste género musical. Com mais de um milhão de discos vendidos em todo o mundo, começou por cantar em casas de fado, até que a sua voz começou a chegar às rádios nacionais, o que acabou por conquistar o público português. A artista acabou mesmo por reinventar o fado, acrescentando-lhe ritmos flamencos e ciganos, o que lhe valeu várias distinções no panorama musical. O seu sucesso atingiu um nível internacional, chegando a atuar com vários artistas estrangeiros, como Prince e Mick Jagger. O seu mais recente álbum, Casa Guilhermina, é já considerado um dos melhores discos do ano anterior, tendo conquistado o primeiro lugar da tabela de vendas nacionais. Ana Moura sobe agora ao palco do Coliseu de Lisboa, a 19 de março, para um espetáculo imperdível. 


SAMUEL ÚRIA | 21 MARÇO | PORTO

Samuel Úria
© Casa da Música

Samuel Úria tem vindo a contribuir para a cultura portuguesa com grandes temas musicas, que fazem dele um nome bastante aclamado pela crítica. Há duas décadas atrás, o cantor originário de Tondela lançou o seu primeiro disco, O Caminho Ferroviário Estreito, dando assim início a uma carreira a solo após ter integrado diversos projetos musicais. Dez anos mais tarde, o intérprete de “Não Arrastes o Meu Caixão” publicou o seu sexto álbum, O Grande Medo do Pequeno Mundo, uma coletânea de treze canções que contou com a colaboração de diversos artistas. No dia 21 de março, a Casa da Música, no Porto, abre as suas portas para receber a celebração do décimo aniversário do lançamento deste disco. A acompanhar Samuel Úria estarão também Manel Cruz, Márcia, António Zambujo, Miguel Araújo e Jorge Rivotti.


ALA DOS NAMORADOS | 23 MARÇO | PORTO

Ala dos Namorados
© Agenda Cultural Porto

No século XIV, portugueses e castelhanos defrontaram-se naquela que ficou conhecida como a Batalha de Aljubarrota. Uma das alas que combatia em prol do Reino de Portugal era composta por jovens, ficando conhecida como a Ala dos Namorados, nome esse adotado pela banda pop criada em 1992. Atingindo um enorme sucesso nos anos noventa, o grupo musical chegou mesmo a ter Discos de Ouro e nunca desistiu de dar continuidade ao projeto, apesar de terem cessado atividade por um curto período de tempo ao fim de quinze anos de existência. No dia 23 de março, o Museu do Futebol Clube do Porto recebe os Ala dos Namorados, os próximos convidados do projeto Dar Letra à Música.


JAMIE CULLUM | 23 MARÇO | LISBOA

Jamie Cullum
© Everything is New

Com apenas vinte anos, Jamie Cullum decidiu lançar-se no mundo da música, apresentando um álbum de estúdio com cópias limitadas. Desde logo, o cantor britânico começou a suscitar interesse em algumas gravadoras e, quando foi lançado o seu segundo disco, Cullum foi convidado a assinar contrato com a Sony, resultando na produção de um Disco de Platina. Em apenas quatro anos, Jamie passou do anonimato ao artista de jazz mais vendido do Reino Unido de todos os tempos. Com o crescente sucesso da sua carreira, o intérprete de “Don’t Stop the Music” conta já com nove álbuns de estúdio e inúmeras nomeações aos mais altos prémios da indústria musical. Prestes a lançar um novo trabalho, Jamie Cullum apresenta-se em Portugal para dois concertos imperdíveis, agendados para 23 de março no Campo Pequeno, e 24 de março no Super Bock Arena


FRANKIE CHAVEZ | 24 MARÇO | LEIRIA

Frankie Chavez
© Frankie Chavez

Natural de Lisboa, Frankie Chavez lançou-se no mundo da música em 2010, começando desde logo a produzir conteúdos para a banda sonora de “Pare, Escute, Olhe”. Desde então, o músico português viu ainda o seu nome nos créditos sonoros de “The North Canyon Show”. Em pouco mais de uma década de carreira, Frankie Chavez lançou quatro álbuns, sendo Alcântara o seu mais recente trabalho de estúdio. Habituado a expressar-se em inglês, este é o primeiro disco de Chavez com temas em português, resultando numa turné pelo país inteiro. O próximo concerto acontece a 24 de março, no Texas Bar, em Leiria, seguindo-se um outro espetáculo, a 25 de março, no Sons de Vez, em Arcos de Valdevez.


STEVE VAI | 24 MARÇO | LISBOA

Steve Vai
© Everything is New

Steve Vai era muito novo quando se começou a apaixonar pelo mundo da música. Aos nove anos, aprendeu a tocar acordeão e aos doze anos teve a sua primeira guitarra. Já com dezessete anos, decidiu começar a estudar música na faculdade e, desde logo, destacou-se pelo seu talento. Com uma aptidão nata para a teoria musical, Steve Vai começou a trabalhar para Frank Zappa, com a missão de transcrever em partitura as músicas do cantor californiano. Com mais de quarenta anos de carreira, Steve Vai possui três Grammys, a mais alta distinção da indústria musical, e é considerado um dos maiores e mais rápidos guitarristas de todos os tempos. Em janeiro deste ano, o norte-americano publicou o seu 11º álbum e vem agora a Portugal apresentar o seu mais recente álbum. O primeiro concerto acontece a 24 de março no Centro Cultural de Belém, seguindo-se um espetáculo a 26 de março, na Casa da Música, no Porto.


PRODÍGIO | 25 MARÇO | PORTO

Prodígio
© Sony Music

Prodígio, nome artístico de Osvaldo Moniz, é um cantor natural de Angola que se mudou para Portugal ainda muito novo, numa altura em que o hip-hop começava a despertar no nosso país. Influenciado pelo irmão mais velho, cedo começou a ouvir Gabriel O Pensador e Boss AC e, aos doze anos de idade começou a escrever as suas primeiras rimas. Esse foi apenas o primeiro passo para entrar no mundo da música. Apesar de o seu nome ser um marco no hip-hop português, o rapper esteve cinco anos sem lançar nenhum projeto. Agora, Prodígio regressou com um novo trabalho que homenageia os países de língua oficial portuguesa. Para apresentar o seu mais recente disco, o cantor angolano escolheu o Hard Club do Porto, onde dará um concerto imperdível a 25 de março.


ANDRÉ SARDET | 25 MARÇO | ANADIA

André Sardet
© FNAC

André Sardet é, sem dúvida, um dos nomes mais sonantes da indústria musical portuguesa. Apesar de os primeiros passos no mundo da música terem sido dados com uma banda, foi a solo que André Sardet se destacou, publicando o seu primeiro álbum em 1996. Desde que se apresentou ao público pela primeira vez, já se passaram 25 anos e em 2023 é tempo de celebrar esse marco da sua carreira. Para tal, o intérprete de “Foi Feitiço” preparou um conjunto de concertos que irão acontecer um pouco por todo o país, contando sempre com convidados especiais. Assim, o próximo espetáculo terá lugar no Cinetatro de Anadia, já no dia 25 de março.


OKEAN ELZY | 26 MARÇO | CASCAIS

Okean Elzy
© FNAC

Fundada em 1994, a banda Okean Elzy passou os primeiros meses a ensaiar intensivamente antes de se apresentar ao grande público. A sua estreia deu-se no Lviv Opera Theatre, uma das maiores salas de espetáculo da Ucrânia e o sucesso alcançado projetou a banda proveniente da maior cidade ucraniana para importantes festivais. Em pouco tempo, os Okean Elzy começaram a lançar álbuns e a atuar em vários países europeus, sendo o primeiro grupo ucraniano a deixar a sua marca na MTV Rússia e no canal MCM. Svyatoslav Vakarchuk, o vocalista da banda, tornou-se Embaixador da Boa Vontade da ONU e, desde sempre, o grupo assumiu valores bastante humanitários. Após o despoletar da Guerra, Vakarchuk alistou-se para combater na linha da frente e, agora, o grupo vem a Portugal para um concerto cujo objetivo é angariar fundos para ajudar as crianças afetadas pelo conflito armado. O espetáculo solidário tem lugar no dia 26 de março, no Casino Estoril.


MC LIVINHO | 26 MARÇO | LISBOA

MC Livinho
© Capitólio Lisboa

Oliver Decesary Santos é a prova de que um cantor pode ter outras profissões. Nascido no brasil, o cantor que se dá a conhecer pelo nome artístico de MC Livinho lançou a sua primeira canção com apenas catorze anos e, mais tarde, tornou-se conhecido pelas suas músicas ousadas, com letras eróticas e com conexões sexuais. Aos 28 anos de idade, MC Livinho tem já uma carreira de sucesso, mas o artista brasileiro não brilha apenas em cima dos palcos. Em boa verdade, para além de cantor, Oliver é também um futebolista, sendo que, atualmente, joga no clube brasileiro Audax. MC Livinho vai estar em Lisboa, para um concerto imperdível no Capitólio, que terá lugar a 26 de março.


ROBBIE WILLIAMS | 27 MARÇO | LISBOA

Robbie Williams
© Robbie Williams

O Reino Unido sempre foi um grande fornecedor de boy bands de grande sucesso. Se Os Beatles foram o expoente máximo do rock dos anos sessenta, os Take That tornaram-se Os Beatles dos anos noventa, com um estilo mais virado para o pop. Desta banda inglesa, fazia parte Robbie Williams que, rapidamente optou por dar continuidade a uma carreira a solo. Considerado um dos maiores expoentes da música britânica, o cantor de “Feel” é o artista que mais vezes alcançou o topo das paradas do Reino Unido. 25 anos após o início da sua carreira a solo, Robbie Williams vem a Portugal para celebrar o seu sucesso, num espetáculo que promete reviver todos os seus grandes êxitos. Este concerto único acontece na Altice Arena, a 27 de março.


ANTÓNIO ZAMBUJO | 29 MARÇO | FUNCHAL

António Zambujo
© Rita Carmo

Maximiliano de Sousa, mais conhecido apenas como Max, foi um dos maiores artistas do século XX da música portuguesa. De dia trabalhava como alfaiate e à noite cantava no bar de um hotel, dando início a uma carreira que o viria a imortalizar na nossa cultura. Rapidamente tornou-se uma vedeta da rádio e conquistou um vasto público com temas que se tornaram verdadeiros sucessos, como “Bailinho da Madeira”, “Mula da Cooperativa”, “A Rosinha dos Limões” e “Júlia Florista”. Mais de quarenta anos após o desaparecimento de uma das vozes mais importantes da música portuguesa, António Zambujo atua na cidade natal de Max para um concerto de homenagem e um tributo a um homem inesquecível. O espetáculo está agendado para o dia 29 de março, no Teatro Municipal Baltazar Dias, no Funchal.


AUREA | 30 MARÇO | PORTO

Aurea
© RTP

Apesar de estar determinada a ser atriz, Aurea descobriu o seu talento para a música quando frequentava a faculdade. Rui Ribeiro decidiu apostar na vocação da jovem artista e, em conjunto, produziram o primeiro single de Aurea, que acabaria mesmo por vir a fazer parte da banda sonora da aclamada série juvenil “Morangos com Açúcar“. A partir de então, os temas da cantora oriunda de Santiago do Cacém alcançaram um enorme sucesso, o que lhe conferiu o título de ‘Diva do Soul Português’, para além de ter conquistado diversos prémios da indústria musical. Em 2022, Aurea chegou mesmo a ser uma das favoritas a vencer o Festival da Canção, tendo perdido para Maro. Para celebrar a primeira década da sua carreira, Aurea prepara-se para conquistar o público português com dois grandes concertos – primeiro no Coliseu do Porto AGEAS, a 30 de março, e o segundo no Coliseu dos Recreios, a 31 de março.


OS QUATRO E MEIA | 31 MARÇO | CARNAXIDE

Os Quatro e Meia
© RTP

Em 2013, um grupo de amigos reuniu-se para atuar num espetáculo de angariação de fundos para uma academia de dança e, em tom de brincadeira, esse acabou por se tornar o primeiro concerto oficial da banda Os Quatro e Meia. Membros integrantes da tuna académica, rapidamente os elementos do grupo deram conta do seu talento e iniciaram este projeto musical. Composta por João Cristóvão (violino e bandolim), Mário Ferreira (acordeão e voz), Pedro Figueiredo (percussão), Ricardo Almeida (voz e guitarra), Rui Marques (contrabaixo) e Tiago Nogueira (voz e violão), a banda é conhecida por temas como “Olá, Solidão” e “O Tempo Vai Esperar”. No próximo dia 31 de março, o Auditório Ruy de Carvalho, em Carnaxide, recebe a banda de sucesso para um concerto imperdível.

Vais assistir a algum destes concertos? Que artista gostarias de ver atuar ao vivo?



Também do teu Interesse:


About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *