Costume Designers Guild | Filmes de Fantasia

<< Filmes de Época | Filmes Contemporâneos >>

Star Wars: O Despertar da Força tem um dos melhores guarda-roupas de fantasia do cinema de 2015 segundo o Costume Designers Guild, o sindicato dos figurinistas de Hollywood.

 

Os nomeados do Costume Designers Guild para Excelência em Figurinos de um Filme de Fantasia são:

 

Cinderela Sandy Powell Costume Designers Guild
Cinderela

 

O trabalho de Sandy Powell em Cinderela é o único desta categoria que se apresenta como puramente fantasioso e não uma obra de ficção-científica. Com os recursos da Disney a apoiarem a sua visão, a figurinista inglesa deu vida a um opulento conto-de-fadas, onde longe de naturalismo, o glamour da velha Hollywood e a lógica dos filmes de animação são as ideias postas em primazia pelos seus designs.

Lê Também: Top 2015 | Os 10 melhores guarda-roupas do ano

 

Costume Designers Guild Ex Machina
Ex-Machina

 

Num registo infinitamente menos ostentoso está Ex-Machina, um filme cuja categorização tem variado de sindicato para sindicato. Os cenógrafos consideraram este filme como contemporâneo, mas os figurinistas apontaram as criações de Sammy Sheldon Differ como fantasia, apesar da contemporaneidade e sobriedade do seu desenho que apenas levemente indica algum futurismo.

 

The Hunger Games A revolta parte 2 Costume Designers Guild
The Hunger Games: A Revolta – Parte 2

 

No último capítulo da saga Hunger Games, Kurt e Bart não tiveram tantas oportunidades para brilhar como as figurinistas que os antecederam, sendo que a maior parte deste filme se passa na negrura do campo de batalha. Mesmo assim, nas breves ocasiões em que alguma exuberância ou leveza era necessária, esta equipa de figurinistas ajudou a criar algumas das mais memoráveis visões desta saga cinematográfica.

 

Mad Max: Estrada da Fúria Costume Designers Guild
Mad Max: Estrada da Fúria

 

Longe de ser um dos romances de época típicos da sua filmografia, Mad Max: Estrada da Fúria é dos melhores trabalhos na longa carreira de Jenny Beavan, oferecendo à figurinista britânica uma maravilhosa oportunidade de desenvolver a estética barroca e apocalipticamente louca já iniciada nos anteriores filmes da saga de George Miller.

 

Star-Wars-Hux-Ren Costume Designers Guild
Star Wars: O Despertar da Força

 

Tal como Beavan, Michael Kaplan teve o desafio de continuar a criação de um mundo anteriormente explorado por outros figurinistas. Em Star Wars: O Despertar da Força, o vestuário não é só essencial na caracterização de cada uma das personagens, propondo Rey como o novo Luke Skywalker por exemplo, como é uma parte crucial na construção geral de um mundo 30 anos mais velho que aquele que tínhamos vito pela última vez em O Regresso do Jedi.

Consulta o nosso Calendário da Awards Season 2015/2016 para saberes mais sobre os vários prémios de cinema desta temporada cheia de galardões e honras cinematográficas.

 

<< Filmes de Época | Filmes Contemporâneos >>

Cláudio Alves

Licenciado em Teatro, ramo Design de Cena, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Ocasional figurinista, apaixonado por escrita e desenho. Um cinéfilo devoto que participou no Young Critics Workshop do Festival de Cinema de Gante em 2016. Já teve textos publicados também no blogue da FILMIN e na publicação belga Photogénie.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *