Steve Gunn © Stephanie Nicole Smit

Curtas Vila do Conde | Programação da 30ª edição

O festival de cinema de Curtas Vila do Conde arranca já no início de julho. Há descobertas para fazer e uma nova geração de realizadores para se conhecer.

Com lugar entre os dias 9 e 17 de julho, a 30ª edição Curtas Vila do Conde já fechou oficialmente o seu programa. Com um programa bastante competitivo, o festival de cinema volta a prometer novas descobertas cinematográficas para os amantes da sétima arte, assim como a apresentação de uma nova geração de realizadores e ainda um outro olhar sobre nomes já consagrados na indústria.

Curtas Vila do Conde vai acolher sessões de conversa com alguns realizadores, nomeadamente João Pedro Rodrigues, Nadav Lapid e Anna Azevedo Gomes. Estes três serão alguns dos nomes em destaque nas estreias nacionais da secção Da Curta à Longa, onde apresentarão, respetivamente, “Fogo Fátuo”, “O Joelho de Ahed” e “Saudade do Futuro”.

Lê Também:
Curtas Vila do Conde 2021 | Competição Internacional 9

Com um vasto leque de secções de competição, a Competição Internacional receberá vários nomes distintos do cinema como:

  • Radu Jude, com a estreia de “The Potemkinists”, uma comédia sobre a arte, a memória e a força da resistência;
  • Antonin Peretjatko, com um retrato de dois anos de Coletes Amarelos, em “Yellow Saturday”, por um homem da mesma idade de Emmanuel Macron;
  • Hlynur Pálmason, que apresenta “Nest”, uma história de três irmãos que constroem uma casa na árvore juntos, por um ano;
  • Yann Gonzalez, que tem uma filmografia marcada pelas questões de identidade e sexualidade;
  • Tsai Ming-Liang, com “The Night”, um retrato do ritmo, beleza e mudanças da cidade de Hong Kong.
Curtas Vila do Conde
© Curtas Vila do Conde

Na área New Voices, a organização destaca a presença de Céline Devaux, realizadora francesa, e apresentação do projeto “Toda a Gente Gosta de Jeanne”, uma co-produção portuguesa que foi filmada em Lisboa e estreou no Festival de Cannes. A Competição Experimental apresentará 19 obras em estreia nacional, entre as quais “When There Is No More Music To Write, And Other Roman Stories”, de Eric Baudelaire e “A Human Certainty”, de Morgan Quaintance.

Já na Competição Nacional do Curtas de Vila do Conde, este irá acolher nesta 30ª edição vários filmes nacionais já estreados nos circuitos de Cannes e Berlim. Em destaque estão “Aos Dezasseis”, de Carlos Lobo, “Ice Merchants” de João Gonzalez, “Garrano” de David Doutel e Vasco Sá, e “Skola di Tarafe” de Sónia Vaz Borges e Filipa César. Em estreia absoluta nacional e em festivais estará “See You Later Space Island” de Alice dos Reis”.

Aos Dezasseis
“Aos Dezasseis”, Carlos Lobo © Curtas Vila do Conde

E, mantendo-se também como um importante marco para a apresentação de novas obras, o Curtas Vila do Conde é ainda palco de várias estreias mundiais; “O Casaco Rosa” de Mónica Santos, “O Teu Peso em Ouro” de Sandro Aguilar, “Pê” de Margarida Vila-Nova, “Saturno” de Luís Costa e André Guiomar, “Uma Rapariga Imaterial” de André Godinho, “As Sacrificadas” de Aurélie Oliveira Pernet, “Heitor sem Nome” de Vasco Saltão, “Raticida” de João Niza Ribeiro e “Segunda Pessoa” de Rita Barbosa. No âmbito do festival mas fora das competições vão ser exibidos “O Homem do Lixo” de Laura Gonçalves, “Azul” de Ágata Pinto, “Tornar-se Um Homem na Idade Média” de Pedro Neves Marques, “By Flávio” de Pedro Cabeleira e “Catraias” de Tânia Dinis.

Curtas Vila do Conde
“Uma Rapariga Imaterial” de André Godinho © Curtas Vila do Conde

Complementando as secções de competição, a 30ª edição do Curtas aposta também num programa desenvolvido especialmente para jovens e público familiar – o Curtinhas e My Generation -, e ainda na competição Take One!, para filmes de escola e selecção de curtas proposta pela European Film Academy. Já no programa Stereo, a edição apresenta “Agora e Para Sempre”, um documentário da história e percurso do grupo português, Da Weasel.

De realçar também que esta edição irá contar com “Curtas 30 Anos, Exposição Documental”, uma viagem pela história e evolução do festival através de folhetos, cartazes, catálogos, livros e outras publicações. O programa completo para a 30ª edição do Curtas de Vila do Conde poderá ser consultado no site oficial. Para mais informações sobre o passe geral, a informação é disponibilizada pela organização do festival.

Já marcaste presença nalguma edição de Curtas de Vila do Conde?

Marta Kong Nunes

Fanática de cinema e séries por pura paixão, sou da geração Disney mas também das Tartarugas Ninjas, Motoratos e afins. Já passei pela obsessão de vários géneros de cinema e apesar de me considerar eclética, nada me tira o gozo de um bom filme de acção (por muito irrealista que seja). Séries também se devoram por cá, mas a magia de um filme, será sempre a magia de um filme!

Marta Kong Nunes has 2584 posts and counting. See all posts by Marta Kong Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.