O Filme “perfeito” que Denis Villeneuve (Dune) considera uma “obra prima”
Denis Villeneuve está a preparar “Dune: Part Two” mas enquanto isso revelou o filme que considera uma “obra prima”.
Depois de “Prisoners” (2013), “Sicario” (2015), “Arrival” (2016), entre outros, Denis Villeneuve está novamente na ribalta depois de “Dune” (2021), agora a trabalhar na sequela.
Na incrível adaptação de Frank Herbert, o cineasta trabalhou com vários atores de renome – Timothée Chalamet, Zendaya, Stellan Skarsgård, Rebecca Ferguson, Oscar Isaac, Jason Mamoa, Christopher Walker, entre muitos outros. Mas antes do sucesso bater à porta, esteve nove anos sem realizar um filme, entre “Maelstrom” (2000) e “Polytechnique” (2009).
Apesar de ainda estar a trabalhar em “Dune: Part Two”, os fãs já só pensam no possível terceiro filme. Para os mais atentos, no primeiro filme, Paul Atreides tem uma visão – “uma grande guerra espalha-se pelo universo com um incêndio incontrolável”. No entanto, este episódio só ocorre no segundo livro de Frank Herbet, “Dune Messiah” – o livro que Denis Villeneuve quer adaptar para fechar a trilogia. Mas até lá tudo dependerá do sucesso de “Dune: Part Two”.
Enquanto ainda faltam alguns meses para a estreia da sequela, Denis Villeneuve revelou o filme que considera a “obra prima perfeita”.
A GRANDE OBRA PRIMA
Numa entrevista com a Movie Maker, o realizador franco-canadiano deu a conhecer o filme que considera ser uma obra prima – “eu tinha 19 ou 18 anos e fui a uma projeção de ‘Lawrence da Arábia’, uma nova cópia de 70 mm em Montreal e estava sozinho na sala. Na altura, era estudante de cinema e isso mudou a minha vida. É uma autêntica aula de cinema e continua a ser, de longe, um dos meus filmes preferidos”.
Denis Villeneuve finaliza com um grande elogio – “’Lawrence da Arábia’ é para o cinema o que as pirâmides são para a arquitetura. É como uma obra-prima, é intemporal, e não poderia ser feito de novo hoje. É um filme perfeito. E é uma aula magistral de linguagem cinematográfica. Para um estudante de cinema, eu tinha de ver este filme em toda a sua força no grande ecrã – teve um impacto tremendo na minha pessoa e na minha criatividade”.
TRAILER | DENIS VILLENEUVE FICOU RENDIDO AO ÉPICO DE DAVID LEAN
Já viste este filme?