Os 6 filmes favoritos deste século de Christopher Nolan
Um dos melhores realizadores da história recente do cinema, Christopher Nolan, revelou os seus filmes favoritos deste século.
Apesar de ter um currículo impressionante – “A Origem”, “Batman: O Início”, “Dunkirk”, “Memento”, “Interstellar”, “Tenet”, o aclamado “Oppenheimer”, “Insomnia”, “O Cavaleiro das Trevas”, entre outros, Christopher Nolan tem estado debaixo dos holofotes por outras razões.
A luta contra as plataformas de streaming tem sido uma constante batalha para o realizador, que as classifica como “um sinal de grande perigo”. Da mesma forma que critica, revela também as razões – “tu já não consegues obter a mesma quantidade de dinheiro como antigamente. A mudança para o streaming mudou por completo a indústria e criou problemas pra todos”.
Isto tudo por conta do que aconteceu durante a pandemia, quando a HBO Max disponibilizou vários filmes na sua plataforma e nenhum era do realizador britânico, tendo em conta que os seus filmes eram produzidos pela Warner Bros, detentora da plataforma.
Apesar desta batalha, Christopher Nolan voltou aos cinemas com “Oppenheimer”, um dos melhores filmes do ano e a biopic mais rentável de sempre. Agora revelou os seus filmes favoritos do século XXI, com filmes que podem surpreender alguns.
UNSTOPPABLE (2010)
O último filme de Tony Scott, “Unstoppable”, conta a história verídica da locomotiva CSX 8888, que em 2001 ficou à deriva e que transportava mais de 40 carruagens e químicos perigosos.
Neste filme protagonizado por Denzel Washington, Chris Pine e Rosario Dawson encontramos uma história cheia de adrenalina, do início ao fim. Com 87% de classificação no Rotten Tomatoes, Brian Eggert, da Deep Focus Review, escreve, “Scott oferece uma viagem emocionante e rápida que o público vai gostar, em grande parte devido à afabilidade dos seus dois protagonistas.”
THE TREE OF LIFE (2011)
De uma viagem alucinante chegamos a um caminho introspetivo. De Terrence Malick, encontramos “The Tree of Life”, um dos melhores filmes desse ano, com vitórias no Festival de Cannes e várias nomeações nos Óscares, incluindo na categoria de Melhor Filme.
Com um elenco de luxo – Brad Pitt, Sean Penn, Jessica Chastain, entre outros, este filme conta a história de ligações familiares e o impacto que podem ter na nossa vida. Richard Popes, da The Independent Critic, escreve, “pode não ser o melhor filme de 2011, mas será certamente um dos mais inesquecíveis.”
THE HATEFUL EIGHT (2015)
Agora é a vez de um dos melhores filmes de Quentin Tarantino – “The Hateful Eight” entrar na lista. Apesar de ter uma incrível filmografia – “Pulp Fiction” (1994), “Sacanas sem Lei” (2009), “Reservoir Dogs” (1992), “Era uma vez em Hollywood” (2019), “Kill Bill Vol.1” (2003), “Django Unchained” (2012), entre outros, este foi o filme escolhido por Christopher Nolan.
Protagonizado por Samuel L. Jackson, Kurt Russell, Channing Tatum, Jennifer Jason Leigh, Walton Goggins, Demián Bichir, Tim Roth, Michael Madsene e Bruce Dern, este filme, segundo a sinopse oficial, segue a história de “oito estranhos encontram-se abrigados numa estalagem nas montanhas devido a uma terrível tempestade de neve. Aos poucos, os viajantes começam a descobrir os segredos sangrentos uns dos outros, levando a um confronto inevitável.” Kelechi Ehenulo, da Confessions From A Geek Mind, escreve, “com uma premissa simples e personagens multifacetadas, o estilo e a execução de Tarantino fazem do seu oitavo filme uma experiência agradável.” Apesar de ser um excelente filme, é uma das obras do realizador com “pior” classificação no Rotten Tomatoes – 75% em 100%.
FIRST MAN (2018)
A ficção científica não podia faltar nesta lista e Christopher Nolan escolheu muito bem. O único aspeto ligado, em certa medida, à ficção científica é a questão espacial, porque a história de Neil Armstrong (Ryan Gosling) é baseada em factos reais. O filme conta a história dos vários obstáculos que o astronauta teve de enfrentar na primeira ida do Homem à Lua.
BABY DRIVER (2017)
Com Lily James, Jamie Foxx, Jon Hamm, Jon Bernthal e Eiza González no elenco, “Baby Driver” é um divertido filme de ação sobre um dotado condutor que entra no mundo do crime.
Na nossa opinião, “Baby Driver – Alta Velocidade apoia-se num conceito excitante e bem executado para nos oferecer uma peça de puro entretenimento, com um humor e estilo como só Edgar Wright sabe.”
AFTERSUN (2022)
Por fim, o filme mais recente e uma das obras mais bem sucedidas do ano passado. A primeira longa-metragem de Charlotte Wells conta-nos uma história profundamente emocional que não deixa ninguém indiferente, incluindo Christopher Nolan.
Na opinião de Maggie Silva, “um exercício de memória quase perfeito, agridoce, melancólico, belo, e livre de pretensão, “Aftersun” é “só” o retrato de uma relação familiar. E que retrato tão invulgarmente tenro e valoroso.”
Concordas com esta lista?