© Denis Makarenko via ShutterStock (ID 1119282983)

Para Denis Villeneuve (Dune) estes são os 5 melhores filmes de 2024

Depois do sucesso de “Dune: Part 2”, o realizador Denis Villeneuve revela os seus cinco filmes favoritos de 2024.

Sumário:

  • Aclamado pelo público e pela crítica, “Dune: Part 2” de Denis Villeneuve foi nomeado recentemente para os Globos de Ouro;
  • Em entrevista, o realizador falou sobre o porquê do sucesso desta sequela e também nomeou os seus filmes favoritos de 2024;
  • Denis Villeneuve destacou “Emilia Perez”, “Nickel Boys”, “Conclave”, “Queer” e “The Brutalist” numa temporada de prémios muito competitiva.

Lê Também:
Dune - Parte 2, a Crítica | O regresso do épico de ficção científica protagonizado por Timothée Chalamet

Tem sido um grande ano de produções cinematográficas, desde musicais adaptados da Broadway a sequelas que valem a pena a espera de vinte e quatro anos. À medida que entramos na temporada de prémios começam a revelar-se os favoritos do público e da crítica, e um deles é “Dune: Part 2” de Denis Villeneuve”. 

A sequela do filme de 2021 foi recentemente nomeada para os Globos de Ouro, na categoria de Melhor Filme de Drama. “Dune: Part 2” fez mais de setecentos milhões de dólares no box office Mundial e é o sexto filme mais visto do ano em Portugal, tendo levado trezentos mil espectadores aos cinemas nacionais.

Quando questionado pela GamesRadar+ sobre o que considera que fez a adaptação de “Dune” um sucesso tão grande, Denis Villeneuve respondeu: “Frank Herbert inspirou-se no impacto do colonialismo, na destruição de recursos naturais e no perigo de misturar religião com política, Todos esses tópicos, infelizmente, se têm tornado mais proeminentes ao longo do tempo, continuando a ser extremamente relevantes atualmente. Estando “Dune: Part 2” nos favoritos do ano do público em geral, Denis Villeneuve também nomeou quais são, para si, os melhores filmes de 2024.


Emilia Perez

Zoe Saldana em Emilia Pérez (2024)
© 2024 PAGE 114 – WHY NOT PRODUCTIONS – PATHÉ FILMS – FRANCE 2 CINÉMA

Apesar de ter sido um falhanço de bilheteiras, tendo conseguido apenas oito milhões de dólares em box office, contra os vinte e cinco milhões do orçamento, “Emilia Perez” tem sido um sucesso entre os críticos e foi o recordista de nomeações para os Globos de Ouro 2025, colecionando dez.

O filme de Jacques Audiard, com Karla Sofia Gascón, Zoe Saldana e Selena Gomez, é um musical que conta a história de Manitas, um chefe de cartel mexicano que decide mudar radicalmente de vida ao realizar uma transição de gênero, para se tornar a mulher que sempre sonhou ser. “Adorei ‘Emilia Perez’. Achei muito original e inspirador. Os filmes de Jacques Audiard dão-me sempre um boost de energia, ele é um dos nossos melhores cineastas”, comentou Denis Villeneuve”.


The Brutalist

the brutalist critica tiff
“The Brutalist” | © TIFF

Este épico de quase quatro horas realizado por Brady Corbet, estreou apenas em Festivais, ainda não tendo chegado ao cinema. Com Adrien Brody como protagonista, The Brutalistnarra a trajetória de um arquiteto húngaro que, após a Segunda Guerra Mundial, foge para os Estados Unidos em busca de recomeçar a sua vida e realizar os seus sonhos artísticos. Adrien Brody, que já venceu o Óscar de Melhor Ator, por “O Pianista”, é um dos sérios candidatos a vencer novamente em 2025.


Nickel Boys

“Nickel Boys” estreia nos EUA no dia 13 de dezembro, mas ainda não tem data para estrear em Portugal. O filme de RaMell Ross segue Elwood Curtis que vê o seu sonho de ir para a universidade destruído quando vai para o Nickel Academy, um reformatório violento.


Conclave

Conclave
© 2024 Focus Features

Conclave” estreou a vinte e cinco de outubro e já passou pelos cinemas portugueses. O filme é realizado por Edward Berger, conhecido por “All Quiet In The Western Front”, que venceu quatro Óscares, incluindo o de Melhor Filme Internacional. Este filme acompanha, como o nome indica, os bastidores de um “Conclave”, onde a eleição de um novo Papa é marcada por intrigas e segredos. Ralph Fiennes, John Lithgow, Stanley Tucci e Isabella Rossellini são os atores no centro da ação. Ralph Fiennes é outro dos grandes candidatos ao ÓScar de Melhor Ator em 2025.


Queer

Queer Daniel Craig
©A24

“Queer” é ambientado no México dos anos 1950, e acompanha um expatriado americano que se apaixona por um homem mais novo, um militar da Marinha dos EUA recentemente dispensado. O novo filme da A24, com Daniel Craig e Drew Starkey nos papéis principais, já estreou nos EUA, onde conseguiu mais de oitocentos milhões de dólares em bilheteiras, tendo em conta que ainda não estreou na Europa.

Relembramos que “Queer” é realizado por Luca Guadagnino, que se popularizou com “Call Me By Your Name”, filme vencedor de um Óscar. Este é o segundo filme de Luca Guadagnino a estrear em 2024. Em maio estreou “Challengers”, com Zendaya, Mike Feist e Josh O’Connor. Ambos os filmes se encontram entre as nomeações para os Globos de Ouro 2025. “Adorei ‘Queer’ de Luca Guadagnino, que achei muito inspirador. Daniel Craig tem uma performance incrível”.

Qual é, para ti, o melhor filme de 2024?



Loading poll ...
Em breve
A Tua Opinião Conta: Qual dos serviços mais usas?

Também do teu Interesse:



About The Author


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *