De Barbie a Blade Runner, os filmes a não perder na HBO Max em dezembro
Dezembro é um mês repleto de eventos familiares, com o Natal à porta e a tendência para descobrir e redescobrir os melhores títulos da quadra natalícia. Contudo, se o teu objectivo for expandir para além destes filmes de Natal, o catálogo da HBO Max para dezembro traz a variedade perfeita, entre grandes dramas, filmes para toda a família ou clássicos inegáveis.
1 de dezembro – Blade Runner: Perigo Iminente (1982)

O primeiro dia do mês na HBO MAX é assinalado pela disponibilização de um dos melhores clássicos de ficção científica de todos os tempos. “Blade Runner” (1982), realizado por Ridley Scott, baseia-se no conto “Do Androids Dream of Electric Sheep?”, de Philip K. Dick, e apresenta-nos um mundo distópico, situado num século XXI fictício, onde uma corporação desenvolve clones humanos que são utilizados como escravos em colónias para lá do Planeta Terra e que dão pelo nome de replicantes.
4 de dezembro – Only on Earth (2025)
Novo documentário espanhol que chega à HBO Max a 4 de dezembro, “Only on Earth” é uma obra realizada pelo dinamarquês Robin Petré para a HBO. A sinopse descreve-o como “um filme sensorial e impactante, filmado durante um verão marcado por um calor extremo e pela seca, no qual incêndios florestais inextinguíveis ardem durante dias. Profundamente enraizado nas paisagens montanhosas do sul da Galiza, uma das áreas mais vulneráveis aos incêndios florestais na Europa, o filme reflete sobre o frágil equilíbrio da natureza e a relação entre humanos e animais.”
4 de dezembro – O Filme de Bruno Aleixo (2019)

“O filme de Bruno Aleixo” é uma das comédias essenciais do cinema português dos últimos anos e a partir do dia 4 de dezembro integra o catálogo da HBO Max.
Tal como a sinopse nos recorda: “Bruno Aleixo foi convidado a escrever um biopic sobre a sua própria vida. Carecendo de ideias, foi pedi-las aos amigos mais próximos. Reunidos num café, cada um sugere uma ideia diferente, mais ou menos biográfica.”
Este “O Filme de Bruno Aleixo” foi escrito e realizado por João Moreira e Pedro Santo.
5 de dezembro – Era uma Vez Em…Hollywood (2019)

A 5 de dezembro passa a ser possível ver na HBO Max “Era Uma Vez Em…Hollywood”, um drama de época sobre o mundo do espectáculo com os terríveis assassinatos do culto Manson como pano de fundo, nomeadamente a infame morte da mulher do cineasta Roman Polanski, Sharon Tate.
O filme de Quentin Tarantino apresenta um elenco de luxo, dos papéis mais de relevo às participações secundárias, como nomes como: Margot Robbie, Leonardo DiCaprio, Brad Pitt, Emile Hirsch, Margaret Qualley, Austin Butler, Dakota Fanning, Al Pacino, Maya Hawke ou Bruce Dern, entre muitos outros.
6 de dezembro – Flow – À Deriva (2024)

Uma belíssima e invulgar história sobre animais, narrada do ponto de vista de um gato e sem diálogos, “Flow” é verdadeiramente um filme para toda a família. Este é um conto ambientalista poderoso, que estreou originalmente na secção “Un Certain Regard” do Festival de Cannes e que foi também premiado com o Prémio do Júri e do Público no Festival de Annecy, o maior do mundo no que diz respeito a animação. Além disso, foi também nomeado ao Globo de Ouro e ao Óscar.
11 de dezembro – No Coração da Escuridão (2017)

Da autoria de Paul Schrader, também conhecido por ter escrito o filme “Taxi Driver” de Martin Scorsese, chega-nos um drama muito forte e impactante sobre fé e moralidade. Esta obra da A24 destaca-se não apenas através do excelente argumento de Paul Schrader, mas também pelas prestações exímias de Ethan Hawke e Amanda Seyfried, protagonistas deste “First Reformed“.
13 de Dezembro – Decisão de Partir (2022)

“Decision to Leave” é uma obra-prima do cinema, assinada por Park Chan-wook, um dos cineastas coreanos mais aclamados do século XXI. Este ano, traz-nos outra obra muito aclamada, “No Other Choice”. Mas enquanto o filme não chega às salas portuguesas, porque não rever “Decisão de Partir”, um filme de suspense de cortar a respiração?
Aqui, um detetive eficaz e meticuloso investiga um possível assassinato numa localidade remota numa zona montanhosa. Lá, começa a desenvolver um interesse amoroso pela viúva da vítima, a qual considera ser a principal suspeita do homicídio.
15 de dezembro – Barbie (2023)

“Barbie”, de Greta Gerwig, e com Margot Robbie e Ryan Gosling nos papéis centrais, foi um dos maiores sucessos de bilheteira dos últimos anos, trazendo o público de regresso às salas depois de um período difícil pós-pandémico. Ora, agora está na altura de descobrir este divertido hino à diferença e às várias formas de ser mulher na HBO Max.
Esta comédia fantástica foi escrita por Gerwig em colaboração com Noah Baumbach (“Marriage Story”) e é uma pequena caixa de surpresas, vencedor do Óscar de Melhor Música Original para Billie Eilish e indicado em 7 outras categorias, incluindo Melhor Filme.
18 de dezembro – Pulp Fiction (1994)

Mais um clássico que fica disponível na HBO Max para rever no inverno de 2025. “Pulp Fiction” é mais uma obra a não perder no catálogo desta plataforma de streaming.
“Pulp Fiction” é quiçá a obra mais incontornável de Quentin Tarantino: Esta é a “vida de dois assassinos da máfia, um boxer, um gangster e a sua esposa, e de um par de bandidos, todas elas entrelaçadas em quatro narrativas de violência e redenção”.
24 de dezembro – Trilogia Homem-Aranha (2017 – 2021)

A véspera de natal traz-nos uma proposta irrecusável, a trilogia “Spider Man” mais recente, protagonizada por Tom Holland e Zendaya.
São estes os filmes que podem ser vistos a partir de 24 de dezembro: “Homem-Aranha: Regresso a Casa” (2017), “Homem-Aranha: Longe de Casa” (20219) e ainda “Homem-Aranha: Sem Volta a Casa” (2021).
Quais destas propostas na HBO Max te empolga mais?


