Marion Curtis, ©Netflix

São estes os filmes de Greta Gerwig e Noah Baumbach, dupla que nos trouxe Barbie

Greta Gerwig e Noah Baumbach conheceram-se em 2010 nas filmagens de ‘’Greenberg’’. Desde então, já trabalharam juntos em 6 filmes, incluindo Barbie.

Greta Gerwig iniciou sua carreira no filme ‘’LOL’’ de 2006. Sua estreia como realizadora veio dois anos depois com o filme ‘’Nights and Weekends’’ porém, foi apenas em 2017 que alcançou sucesso entre os cinéfilos com suas capacidades como argumentista e realizadora com o filme da A24 ‘’Lady Bird’’ no qual recebeu duas nomeações ao Óscar de Melhor Realizadora e Melhor Guião Original. Foi responsável pela adaptação mais atual de ‘’Little Women’’, que recebeu 6 nomeações nos Óscares. Como actriz, destacou-se ‘’Maggie’s Plan’’ e ‘’Frances Ha’’.

Lê Também:   Os 10 melhores filmes de Greta Gerwig, realizadora de Barbie

Noah Baumbach já está inserido na indústria cinematográfica desde 1995, quando escreveu e actuou no filme ‘’Kicking and Screaming’’ que por sua vez foi produzido pelo seu colega de faculdade, Jason Blum (fundador da Blumhouse). Ganhou mais reconhecimento ao escrever o filme ‘’The Squid and the Whale’’, tendo recebido uma nomeação de Melhor Guião Original nos Óscares de 2006. Também escreveu ao lado de Wes Anderson ‘’Fantastic Mr. Fox’’. Destacou-se recentemente por realizar, produzir e escrever o filme original da Netflix ‘’Marriage Story’’ que recebeu 6 nomeações nas principais categoria dos Óscares.

A dupla se conheceu nos bastidores de ‘’Greenberg’’, filme realizado e escrito por Baumbach. O realizador gostou da performance de Gerwig em ‘’Hannah Takes the Stairs’’ e entrou em contacto com o seu agente, que conseguiu que protagonizasse o filme ao lado de Ben Stiller. 

Lê Também:   Onde há uma Barbie, há mais Barbies

Ambos engataram num romance em 2011. Ainda este ano deram boas-vindas ao segundo filho. Já somam 12 anos juntos como casal e 6 filmes que trabalharam de uma forma ou outra.

FILMES DA DUPLA GRETA GERWIG E NOAH BAUMBACH:

GREENBERG (2010)

Greenberg
© Focus Features

Realizador: Noah Baumbach/Guião: Noah Baumbach | A dramédia protagonizada por Ben Stiller e Gerwig segue um homem de Los Angeles, que após viver em Nova York por alguns anos, retorna para a cidade natal para resolver sua vida enquanto cuida da casa de seu irmão. Ele se envolve com a assistente de seu irmão.


FRANCES HA – (2012)

frances ha critica veneza
© IFC Films

Realizador: Noah Baumbach/Guião: Greta Gerwig e Noah Baumbach | Novamente uma dramédia, desta vez em preto e branco, segue a amizade de Frances (Gerwig) e Sophie (Mickey Sumner). Frances recusa a proposta de ir morar com o namorado para não deixar sua amiga sozinha, porém, com a oportunidade certa a amiga deixa o apartamento que divide com Frances.


MISTRESS AMERICA (QUASE IRMÃS) – (2015)

mistress america
© Searchlight Pictures

Realizador: Noah Baumbach/Guião: Greta Gerwig e Noah Baumbach | A trama segue Brooke a auxiliar sua futura meia-irmã Lola, uma caloura na universidade, a ultrapassar os problemas de solidão e depressão.


THE MEYEROWITZ STORIES – (2017)

The Meyerowitz Stories (New and Selected)
© Netflix

Realizador: Noah Baumbach/Guião: Noah Baumbach | O filme distribuído pela Netflix conta a história de ma família distante que se reúne na cidade de Nova York para um evento que celebra o trabalho artístico de seu pai. Greta Gerwig desta vez não protagoniza o filme, apenas dá voz a uma das personagens.

Lê Também:   Barbie on the rocks: De Billie Eillish a Tame Impala, a Playlist completa do filme do ano


WHITE NOISE (RUÍDO BRANCO) – (2022)

Ruído Branco
White Noise © Wilson Webb/Netflix

Realizador: Noah Baumbach/Guião: Noah Baumbach | Outro filme distribuído pela Netflix que por sua vez teve uma estreia antecipada em Portugal, no Lisboa & Sintra Film Festival (LEFFEST) em 14 de novembro, chegando na plataforma de streaming apenas em 30 de dezembro. O filme adapta o romance homónimo de Don DeLillo. Acompanha uma família que tem de lidar com os conflitos mundanos da vida cotidiana enquanto luta com os mistérios universais do amor, da morte e da possibilidade de felicidade em um mundo incerto.


BARBIE – (2023)

barbie
© 2023 Warner Bros. Ent.

Realizadora: Greta Gerwig/Guião: Greta Gerwig e Noah Baumbach | O primeiro filme escrito por ambos em que Gerwig é quem toma comando da realização do filme. Um dos filmes mais lucrativos do ano conta a história da Barbie, que sofre uma crise existencial  que a faz questionar o mundo a sua volta e sua existência.

Lê Também:   Barbie: Ou como Margot Robbie roubou a cena e a boneca | Crítica

Qual teu filme favorito da dupla?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *