71º Festival de Cannes: “Diamantino” vencedor da Semana da Crítica
Mais um prémio para o cinema português, “Diamantino”, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt recebe Grande Prémio Nespresso na 57ª Semana da Crítica. Aliás era um dos favoritos…

“Diamantino”, a primeira longa-metragem realizada por Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt, foi galardoado esta tarde com o Grande Prémio Nespresso na 57.ª Semana da Crítica, do Festival de Cannes. O júri composto pelos actores Chloe Sevigny e Nahuel Pérez Biscayart e presidido pelo cineasta norueguês Joachim Trier decidiu atribuir a “Diamantino” o prémio mais importante desta competição, numa cerimónia com prémios anunciados há pouco mais de uma hora.
A maior estrela de futebol do mundo é afinal o português de sotaque açoriano chamado Diamantino (Carloto Cotta). No entanto, ele está a perder os seus talentos futebolísticos e a sua carreira começa a entrar aos poucos em declínio. À procura de um novo objetivo para a sua vida, Diamantino inicia uma delirante odisseia pessoal, que mistura neofascismo, crise dos refugiados, modificação genética, a busca da origem da genialidade e afinal tudo se vai tornar mais simples graças ao amor.
A Carloto Cotta juntam-se os actores Cleo Tavares, Anabela Moreira, Margarida Moreira, Carla Maciel, Filipe Vargas, Manuela Moura Guedes, Joana Barrios e Maria Leite. “Amor, Avenidas Novas”, de Duarte Coimbra, que concorria na secção de curtas-metragens, não ganhou nenhum prémio.
José Vieira Mendes (em Cannes)
Lê Também:















