Disney * Pixar | Personagens inspiradas em pessoais reais
É um mundo de fantasia e histórias de encantar, mas sabias que a Disney e a Pixar também se inspiram em pessoas reais? Descobre algumas aqui.
São várias as histórias de pessoas que se inspiram com as animações da Disney e da Pixar Studios mas… e quando a inspiração é ao contrário? Isso mesmo! A inspiração também segue para o outro lado e prova disso são as personagens do universo Disney*Pixar que foram desenhadas com alguém em mente.
Desde actores e actrizes que deram vozes às próprias personagens, até a personalidades que só descobriram depois terem sido as musas inspiradoras de personagens agora icónicas, convidamos-te a conhecer um pouco dos ‘bastidores’ dos títulos Disney*Pixar. Vamos descobrir quem inspirou os estúdios?
101 DÁLMATAS

Personagem: Cruella De Vil
Inspirada em: Tallulah Bankhead
A voz da vilã pode ser da actriz Betty Lou Gerson mas a inspiração para o seu desenho, segundo o animador Marc Davis, foi mesmo a actriz Tallulah Bankhead (em particular as maçãs do rosto). Tallulah, considerada por muitos como ‘imprópria para o público’, entrou no famoso Doom Book de Will Hays, uma blacklist de actores e actrizes com quem não se queria trabalhar.
A BELA ADORMECIDA #1

Personagem: Princesa Aurora
Inspirada em: Helene Stanley / Audrey Hepburn
A personagem do clássico “A Bela Adormecida” (1959) foi interpretada pela cantora Mary Costa, e com apenas 18 linhas de diálogo, mas a inspiração para o seu desenho ficou bem longe. A figura esbelta e cintura fina de Aurora foram inspiradas em Audrey Hepburn. No entanto, para as suas características faciais, movimentos de dança, elegância e graça, a inspiração veio da modelo Helene Stanley.
A BELA ADORMECIDA #2

Personagem: Maléfica
Inspirada em: Eleanor Audley
No caso da vilã de “A Bela Adormecida”, a inspiração para o desenho veio da mesma pessoa responsável por dar uma voz: Eleanor Audley. As características e expressões faciais, assim como os gestos, de Maléfica foram todos desenhados a partir de Eleanor Audley, pelos animadores Frank Thomas e Marc David.
A PEQUENA SEREIA #1

Personagem: Ursula
Inspirada em: Divine, uma drag queen
Desde que foi idealizada Ursula sofreu várias alterações, terminando apenas com a forma de polvo; o seu look é derivado de Divine, o alter ego drag queen do actor americano Harris Glenn Milstead – desde o tipo de corpo à maquilhagem dos olhos, jóias e mohawk, uma imagem icónica da personagem do actor em “Pink Flamingos” (1972)
A PEQUENA SEREIA #2

Personagem: Ariel
Inspirada em: Alyssa Milano
Alyssa Milano nunca esteve envolvida com a animação de “A Pequena Sereia” (1989) mas sabe-se que é na verdade a grande inspiração para o desenho da protagonista, Ariel. Os criadores da longa-metragem de animação afirmaram num documentário de segredos dos bastidores que usaram fotos de adolescente da actriz como referência, recriando a estrutura facial e a pequena moldura de Milano (optando apenas por uma cor de cabelo diferente). Alyssa Milano descobriu ao mesmo tempo que o público.
A PRINCESA E O SAPO #1

Personagem: Tiana
Inspirada em: Anika Noni Rose
O primeiro filme da Disney com uma princesa afro-americana, “A Princesa e o Sapo” (2009) tem Tiana como protagonista e o seu design vem directamente da voz do filme, Anika Noni Rose. A própria actriz foi apanhada de surpresa quando os estúdios lhe mostraram os primeiros esboços da sua personagem.
A PRINCESA E O SAPO #2

Personagem: Dr. Facilier
Inspirada em: Michael Jackson
Apesar da inspiração principal ter sido o falecido cantor Michael Jackson, o vilão de “A Princesa e o Sapo” (2009) surgiu de uma mistura de várias celebridades. Os seus movimentos vêm do cantor de jazz Cab Calloway e a sua aparência de Baron Samedi, o mestre dos mortos que é muitas vezes representado como um esqueleto. Mas quando a personagem entra em cenas de música, os movimentos são todos de Michael Jackson, aparentando serem sempre fáceis e sem esforço (algo bem longe da verdade para os animadores dos estúdios da Disney).
ALADDIN #1

Personagem: Génio
Inspirada em: Robin Williams
O papel foi criado especificamente para Robin Williams e por isso não é estranho que o desenho de Génio tenha sido largamente inspirado pelo próprio actor. Com um guião que não foi cumprido – o acto improvisou grande parte dos seus diálogos – a personagem é toda ela Robin Williams, incluindo personalidade, humor e feições.
ALADDIN #2

Personagem: Aladdin
Inspirada em: Tom Cruise
Apesar da voz da animação ter sido de Scott Weinger, Aladdin passou por duas fases no processo de criação. Inicialmente começou a ser idealizado usando como referência Michael J. Fox mas, dado que a personagem evoluiu para um jovem adulto (ao contrário dos 13 anos pensados inicialmente), a equipa procurou outra fonte de inspiração, dado que consideraram Michael J. Fox muito novo. Assim, a referência para Aladdin foi Tom Cruise, mais concretamente a sua personagem em “Top Gun”.
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS #1

Personagem: Chapeleiro Louco
Inspirada em: Ed Wynn
Actor e comediante, Ed Wynn foi a inspiração por detrás do divertido Chapeleiro Louco de “Alice no País das Maravilhas”. Para além da sua voz, a personagem de animação reflecte a sua personalidade, gestos e até aparência.
ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS #2

Personagem: Alice
Inspirada em: Kathryn Beaumont
Por detrás do desenho de Alice esteve Kahryn Beaumont, uma rapariga de 10 anos, que já havia aparecido no filme “On An Island With You” (1948).
BRANCA DE NEVE E OS SETE ANÕES

Personagem: Branca de Neve
Inspirada em: Marge Champion
A primeira longa-metragem de animação da Disney, em 1937, “Branca de Neve e os Sete Anões” colocou o criador do filme à procura de uma modelo real para interpretar a personagem principal. Com o objectivo de criarem uma animação mais realista, a Disney usou como modelo a dançarina Marge Champion, que na altura tinha apenas 14 anos. Com elegância, e de raízes de uma família género realeza, foi considerada a escolha perfeita para inspirara primeira princesa da Disney.
CINDERELA

Personagem: Lady Tremaine, a madrasta má
Inspirada em: Eleanor Audley
Há quem inspire apenas uma personagem do vasto universo Disney*Pixar mas Eleanor Audley é inspiração para duas personagens distintas. Ainda antes de ter sido a modelo para Maléfica, de “A Bela Adormecida” (1959), foi também a inspiração para a madrasta má de “Cinderela” (1950).
FANTASIA

Personagem: Chernabog
Inspirada em: Bela Lugosi
Lançado em 1940, “Fantasia” é um clássico da Disney, com um variado leque de personagens. Uma delas é Chernabog, um demónio nocturno da mitologia eslava, também conhecido como ‘deus’ negro’. Para o desenho da personagem os animadores usaram um modelo real, Bela Lugosi, o actor que interpretou o Conde Drácula no filme de 1931. O realizador Bill Tytla não gostou do trabalho de Lugosi mas a inspiração manteve-se.
O LIVRO DA SELVA

Personagem: Os quatro abutres
Inspirada em: The Beatles
Com The Beatles a serem extremamente populares na década de 60, a equipa de produção de “O Livro da Selva” (1967) desenhou os quatro abutres da história inspirando-se nos quatro músicas, começando pelos cortes de cabelo. Os criadores do filme chegaram a tentar que a banda emprestasse as suas vozes às personagens dos abutres mas tal nunca aconteceu porque John Lennon nunca aceitou o convite.
O REI LEÃO

Personagem: Scar
Inspirada em: Jeremy Irons
O vilão de “O Rei Leão” foi inspirado no actor que lhe deu a voz, Jeremy Irons. Andreas Deja, animador do filme, viu todos os filmes anteriores de Irons, como “Reversal of Fortune” (1990), a fim de observar os seus maneirismos na interpretação e por forma a incorporar feições e tiques do actor.
OS ARISTOGATOS

Personagem: Scat Cat
Inspirada em: Louis Armstrong
Um gato que toca trompete, Scat Cat foi criado com base (e para) Louis Armstrong, tendo-se chamado inicialmente Satchmo Cat. O gato tem um buraco entre os dentes, à semelhança de Armstrong, e a forma como foi desenhado a tocar o instrumento advém dos maneirismos do músico. Infelizmente, por problemas de saúde, Louis Armstrong não pode participar no filme, tendo sido por isso substituído pelo músico Scatman Crothers (daí o nome).
OS INCRÍVEIS

Personagem: Edna Mode
Inspirada em: Edith Head
Apesar de muitos relacionarem a personagem de Edna, de “Os Incríveis” com a actriz Linda Hunt – pelo tamanho, características faciais semelhantes e até corte de cabelo -, a verdade é que a personagem inspira-se na designer de moda Edith Head. E as parecenças com Edith Head também são notáveis, desde o corte de cabelo até aos óculos redondos.
PETER PAN #1

Personagem: Peter Pan
Inspirada em: Bobby Driscoll
Dando a voz à personagem, Bobby Driscoll também serviu de inspiração para os close-ups de Peter Pan. Apesar dos tenros 16 anos de Driscoll na altura do filme, Walt Disney chegou a queixar-se pois na sua opinião os animadores estavam a basear-se demasiado nas expressões faciais do actor, que este considerava ‘demasiado masculinas, e muito velhas’.
PETER PAN #2

Personagem: Capitão Gancho
Inspirada em: Hans Conried
O Capitão Gancho tem também no actor que empresta a voz, Hans Conried, a sua inspiração para o desenho e animação. Conried foi modelo de referência durante dois anos, tendo inclusive adoptado a roupa do pirata para que os animadores pudessem observar as expressões faciais em personagem, assim como a linguagem corporal e o movimento das roupas.
PETER PAN #3

Personagem: Sininho
Inspirada em: Margaret Kerry
A pequena sidekick de Peter Pan é actualmente uma das personagens mais reconhecidas da Walt Disney Company, ainda que tenha sido apresentada como uma personagem secundária. Sem falas durante o filme, a sua linguagem corporal foi o ponto fulcral para a construção da personagem e para isso Marc Davis, o animador do filme, procurou uma dançarina. Margaret Kerry, a escolhida, representou várias cenas durante seis meses, de modo a que a equipa pudesse replicar os movimentos de forma exímia na animação.
POCAHONTAS

Personagem: Pocahontas
Inspirada em: Irene Bedard
O filme, que se inspira na história real de uma mulher Powhatan, Pocahontas, encontrou inspiração para a protagonista em Irene Bedard, a voz da personagem, e conhecida por interpretar vários papéis de nativa americana.
WALL-E

Personagem: Wall-E
Inspirada em: Charlie Chaplin
Da Pixar Animation Studios, Wall-E é um robot que, sem diálogo, conseguiu transmitir às audiências emoção suficiente para contar uma história. E tal só foi possível porque a equipa dos estúdios se inspirou andou a ver filmes de Charlie Chaplin durante todos os dias, durante quase um ano, para aprender a contar uma história através de expressões faciais apenas.
WINNIE THE POOH

Personagem: Christopher Robin
Inspirada em: Cristopher Robin Milne, o filho do autor do livro original que inspirou a animação, Alan Alexander Milne.
Já conhecias a ‘história’ de alguma destas personagens Disney? E sabes de mais alguma?
Lê Também:















